• Colunistas

    Friday, 03-May-2024 15:44:04 -03
    Mônica Bergamo

    Estilo carinhoso de dono da OAS com políticos faz delação ser a mais temida

    28/06/2016 02h00

    A delação premiada de Léo Pinheiro, da OAS, assusta mais o universo político do que a de Marcelo Odebrecht, da empreiteira de mesmo nome. Pinheiro guarda mais informações pessoais dos personagens com quem negociou. Já o dono da Odebrecht mantinha distância desses assuntos.

    FACE A FACE
    De acordo com pessoas que participam diretamente das negociações e que estão bem informadas sobre as duas delações, o temor se justifica. "O Léo vai mais no pessoal", afirma um dos atuais interlocutores do empreiteiro.

    EM DETALHES
    A reforma do apartamento do Guarujá que estava sendo negociada com o ex-presidente Lula é o exemplo mais evidente do jeito Léo Pinheiro de ser. Ele cuidava diretamente de detalhes da decoração do imóvel.

    SEGUNDO ESCALÃO
    "O Léo fazia o estilo carinhoso", diz um amigo do empreiteiro. Odebrecht era mais frio, embora executivos da empresa dele também tenham desenvolvido relação pessoal com vários políticos.

    REGISTRADO
    O vereador Adolfo Quintas oficializou ao MP -SP denúncia que já tinha sido feita por ele, e publicada na Folha, de que filiados do PSDB receberam "entre três e cinco mil reais para votarem" em João Doria" nas prévias tucanas.

    REGISTRADO 2
    Quintas, que trocou o PSDB pelo PSD, também afirmou que "os pagamentos variavam de acordo com a inserção política do militante". O depoimento será anexado ao processo que investiga suposto abuso de poder econômico de Doria.

    FRACO
    Desde que a denúncia veio à tona, Doria nega as acusações. O advogado do PSDB, Anderson Pomini, diz que o depoimento de Quintas "ostenta natureza política" e que o vereador não apresenta provas da denúncia.

    SOM NA ZONA NORTE
    Os músicos Nando Reis, Herbert Vianna, Paula Toller, Marjorie Estiano e Dado Villa-Lobos se apresentaram no Nivea Viva Rock Brasil, no domingo (26), na praça Heróis da FEB (Força Expedicionária Brasileira). O ator Cauã Reymond e a namorada, a apresentadora Mariana Goldfarb, foram ao show, que também contou com a presença da atriz Bia Seidl.

    BOMBOM SURPRESA
    Uma mãe da cidade de Cariacica, no Espírito Santo, processou por danos morais a fabricante de chocolates Lacta após seu filho consumir bombons com larvas de insetos. O Tribunal de Justiça do Estado negou o argumento da empresa de que a loja que distribuiu o produto era a responsável por sua higiene. E manteve indenização de R$ 3 mil.

    ETERNO
    Tom Jobim será o homenageado do 5º Santos Jazz Festival, que começa no dia 28 de julho. A abertura será da Nova Banda Tom Jobim, que reúne alguns herdeiros do músico: o filho Paulo no violão e o neto Daniel Jobim na voz e no piano. Mônica Salmaso & Banda Mantiqueira encerram o festival.

    PORNÔ DE NICHO
    A procura por pornografia transexual no Brasil cresceu 50% nos últimos dois anos segundo levantamento do portal RedTube. O site fez uma pesquisa para entender o comportamento do brasileiro, já que um estudo anterior havia mostrado que o país é hoje o que mais acessa esse tipo de conteúdo.

    OLHO NA CONTA
    A crise energética impulsionou a busca por itens que economizam energia no site Mercado Livre. De maio de 2015 a maio de 2016 a procura por lâmpadas LED, por exemplo, aumentou 161%, segundo levantamento feito pela loja virtual.

    SOBE SOM
    "Agora neste Momento", uma das músicas do disco solo de Marcelo Yuka, está na trilha sonora do filme "Paratodos". Yuka, que operou o fêmur no fim de semana, pretende lançar "Canções para Depois do Ódio" até o fim deste ano.

    BRINDE AO PREFEITO
    O advogado Ernesto Tzirulnik ofereceu jantar para o prefeito Fernando Haddad em seu apartamento em Higienópolis, na sexta (24). A primeira-dama do município, Ana Estela Haddad, o advogado Pierpaolo Bottini e o deputado Paulo Teixeira (PT-SP) estiveram na reunião.

    CURTO-CIRCUITO

    A cantora Fernanda Abreu faz apresentação do show "Eletroacústico" hoje, às 21h, no Teatro Porto Seguro. Livre.

    A plataforma de gastronomia Le Chef Brasil é lançada hoje em jantar comandado pelo chef Roberto Ravioli. Às 20h, no Open Kitchen.

    A mostra fotográfica "Pink Bananas", de Léo Fagherazzi, tem abertura hoje às 19h, na Galeria Acierno, em Pinheiros.

    com JOELMIR TAVARES, MARCELA PAES, LETÍCIA MORI, THAIS ARBEX e FILLIPE MAURO

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024