• Colunistas

    Friday, 03-May-2024 12:56:58 -03
    Mônica Bergamo

    Segredos de Eduardo Cunha sobre empresários podem favorecer delação

    01/07/2016 02h00

    A equipe de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) acredita que a resistência do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, a uma eventual delação premiada do deputado pode ser contornada pelo acervo que o parlamentar tem sobre as relações entre o setor privado e o Congresso Nacional do país.

    VELHO CONHECIDO
    O próprio Cunha acredita que o Ministério Público Federal faria "jogo duro" caso ele, se algum dia for preso, apresentar proposta de delação, hipótese ainda remota mas não descartada pelo deputado. O vasto e profundo conhecimento de como parte do empresariado atua, no entanto, poderia forçar o MP a mudar de postura.

    VELHO CONHECIDO 2
    Em um debate em São Paulo, há alguns meses, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, por exemplo, disse que a ascensão de Cunha no cenário nacional tinha raízes no entusiasmado apoio que ele recebia de parte do empresariado paulista.

    ETERNO AMIGO
    A dramaturga Consuelo de Castro, que morreu ontem em SP vítima de um câncer, se transformou, na época do mensalão, em uma das maiores defensoras do ex-ministro José Dirceu, de quem era amiga desde os tempos de movimento estudantil. A defesa intransigente e desinteressada que fazia do petista impressionava e comovia a família dele.

    CARTAS
    A segunda prisão de Dirceu, em 2015, abalou Consuelo, mas ela seguiu fiel à amizade. Mesmo sem sequer se comunicarem por telefone. Chegou a lhe enviar o livro "Dom Quixote". Há alguns dias, Dirceu mandou à dramaturga, já internada, uma longa e emocionada carta, descrevendo a rotina do cárcere.

    TEXTO INÉDITO
    Um dos desejos de Consuelo era publicar o livro infantil que escreveu inspirada no único neto, Antonio, de 5 anos. A família quer levar o projeto adiante.

    QUATRO DÉCADAS
    A jornalista Patrícia Palumbo e o DJ Zé Pedro celebraram, na quarta (29), os 40 anos de carreira do poeta Antônio Cícero. A empresária Maria Helena Guimarães e os músicos Arnaldo Antunes, Péricles Cavalcanti e Arthur Nogueira estiveram na comemoração.

    PURO SANGUE
    A deputada Luiza Erundina (PSOL) diz que "alianças são bem-vindas" mas a chapa do PSOL à Prefeitura de São Paulo será puro sangue, com ela na cabeça e Ivan Valente como vice.

    SOMA
    Um grupo da legenda defendia acordo com a Rede para que Erundina pudesse participar de debates na TV. A lei determina que sejam convidados concorrentes de partidos que têm pelo menos nove deputados. O PSOL tem seis.

    NO GRITO
    Erundina diz que a legenda recorrerá ao STF (Supremo Tribunal Federal) para ser admitida nos debates. E que, se a corte não garantir esse direito, estacionará "um caminhão na porta de cada uma das TVs" e fará um debate na rua, do lado de fora dos estúdios.

    DE CASA
    O PP já indicou os dois nomes do partido para as pastas que pleiteia no governo Geraldo Alckmin como condição para apoiar a candidatura do tucano João Doria à Prefeitura de São Paulo. Frederico D'Ávila é o indicado para a Agricultura e Ricardo Salles, para o Meio Ambiente ou Transportes.

    VÍCIO AMOROSO
    O livro da jornalista colombiana Virginia Vallejo sobre ser amante do narcotraficante Pablo Escobar será lançado no Brasil neste ano pela Globo Livros, quase dez anos depois da publicação original. A obra "Amando a Pablo, Odiando a Escobar" voltou aos holofotes em 2015, depois que foi anunciado que Penélope Cruz e Javier Bardem encenarão história em um filme.

    SOBRE LIVROS
    O ator Lúcio Mauro Filho, o empresário e apresentador Pedro Herz e a estudante Alice Andrade foram à primeira noite da Flip (Festa Literária Internacional de Paraty), na quarta (29). O fundadores da festa, Liz Calder e Louis Baum, também estiveram na abertura do evento.

    CURTO-CIRCUITO

    O músico Caê lança seu segundo disco, "A Nave de Odé". Hoje, na Serralheria, às 22h. 18 anos.

    O centenário do violonista Antonio Rago tem retrospectiva de sua obra no Teatro Sérgio Cardoso. No sábado (2), das 14h às 21h. Livre. Grátis.

    Os blocos Domingo Ela Não Vai, Me Lembra que Eu Vou e Quizomba fazem arraial de blocos de carnaval. Hoje, a partir das 22h, no Estúdio, em Pinheiros.

    com JOELMIR TAVARES, MARCELA PAES, LETÍCIA MORI,THAIS ARBEX e FILLIPE MAURO

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024