• Colunistas

    Saturday, 27-Apr-2024 09:06:11 -03
    Mônica Bergamo

    Eduardo Cunha levava Funaro para encontros com o PIB em São Paulo

    04/07/2016 02h00

    Eduardo Cunha surpreendeu empresários paulistas quando, recém-eleito presidente da Câmara dos Deputados, no ano passado, foi homenageado com um almoço na casa do megainvestidor Naji Nahas. Ele levou ao evento Lúcio Funaro, já então conhecido como seu operador.

    NO CANTO
    No almoço estavam presentes, entre outros, Rubens Ometto, da Cosan, José Neto, da Votorantim, Benjamin Steinbruch, da CSN, e Fábio Barbosa, então na editora Abril. Funaro teve raro comportamento discreto.

    NA PISTA
    A ligação de Funaro com Joesley Batista, da JBS, e a Eldorado Brasil, braço de celulose do grupo, é antiga. O operador, preso sob acusação de beneficiar a companhia, junto com Cunha, para que ela obtivesse aporte de R$ 940 milhões do FGTS, foi um dos convidados de honra da inauguração da primeira fábrica da empresa em Três Lagoas (MS), em 2012. E lá protagonizou um escândalo.

    O DONO DA FESTA
    De carona num jato particular, Funaro não se conformava com o congestionamento de aeronaves privadas na pista. Desceu do avião em que estava e começou a gritar com o piloto da frente. Segundo relatos, dizia: "Eu sei de quem é esse avião, eu conheço o teu patrão, ele é empregado do deputado Valdemar Costa Neto (PR-SP), aquele m., aquele bandido". O constrangimento foi geral.

    DIREITO DE RESPOSTA
    E Funaro responde a processo por desacato por chamar um PM que tentava apartar uma briga de "policial de merda". Ele nega.

    EM CASA
    Michel Temer foi homenageado com um jantar, terça (28), pelo ministro João Otávio de Noronha, do STJ (Superior Tribunal de Justiça). Entre os convidados estavam os ministros do STF Gilmar Mendes e Dias Toffoli, o chanceler José Serra (PSDB-SP) e o senador Aécio Neves (PSDB-MG).

    MOSTRA TUA CARA

    Rodrigo Pitta costuma brincar que, hoje, para animar qualquer festa borocoxô, basta gritar: "Quem é do PT aqui? E do PSDB?" É inspirado nesse clima de efervescência política, cultural e religiosa que ele produz o disco "PQP "" Porque Pop ou Pátria que o Pariu".

    *

    Tendo o samba como fio condutor – "porque não dá para falar do Brasil sem samba" –, o álbum nasce no embalo dos temas que comovem a sociedade brasileira. "Poetisa o que está na boca das pessoas", diz ele.

    *

    Com o single "Passeata" foi assim. "Quem está indo para rua? As pessoas que querem um Brasil melhor são as mesmas que vão ao estádio e xingam a presidente de filha da puta", diz Pitta, que se prepara agora para levar, em agosto, o "Baile da PQP" para o Cine Joia.

    HUMOR POPULAR
    O governo Temer deve abrir no segundo semestre licitação para a contratação de serviços de pesquisa.

    DE VOLTA
    Soninha Francine quer voltar a ocupar uma vaga na Câmara Municipal e decidiu disputar a eleição deste ano. Seu partido, o PPS, está sem representante na Casa desde que Ricardo Young e Ari Friedenbach deixaram a legenda. O PPS, que apoiará a candidatura do tucano João Doria, pretende eleger ao menos três vereadores este ano.

    VIRADA ESPIRITUAL
    Tramita na Câmara Municipal de São Paulo projeto de lei de autoria do vereador Rubens Calvo (PDT-SP) pedindo a criação de uma Virada Espírita na cidade. O parlamentar quer seguir os moldes da Virada Cultural e da Virada Esportiva, com 48 horas de palestras sobre espiritismo. Se aprovado, o evento ocorrerá em torno do dia 18 de abril, aniversário de lançamento do "O Livro dos Espíritos", de Allan Kardec.

    VIZINHO DO CÃO
    Uma moradora de Mairiporã, na região metropolitana de São Paulo, processou a vizinha pelo cheiro e barulho de 23 cães que ela abrigava. A ré alegou que os animais são "idosos e doentes" e dependem de seus cuidados. Mas o Tribunal de Justiça considerou a situação "exagerada" e pediu "razoabilidade". Decretou indenização de mil reais e restringiu o espaço a apenas dois animais.

    PEITO ABERTO
    O estilista Fause Haten fará uma performance na mostra Movimenta, da Galeria Mezanino. Em "Cem Peitos", ele carregará próteses de seios grandes e flácidos, colocando-as em cadeiras e nas paredes. A ideia é questionar padrões de beleza.

    Ô LOCO, MEU
    Fausto Silva foi o homenageado deste ano no Grande Prêmio do festival de humor Risadaria, na quinta (30). Estiveram no evento sua mulher, Luciana Cardoso, o ex-técnico de futebol Joel Santana, o idealizador do festival, Paulo Bonfá, a ex-modelo Milene Domingues e seu filho, Ronald Nazário.

    CURTO-CIRCUITO

    A psicóloga Lygia Pinheiro ministra palestra amanhã na Organização Brasileira de Mulheres Empresárias, em Moema. Às 18h.

    O Teatro Porto Seguro recebe a cerimônia da quarta edição do Prêmio Aplauso Brasil amanhã às 20h. Caco Ciocler e Marisa Orth serão os mestres de cerimônia.

    O restaurante Casa Santo Antônio oferece jantar beneficente em apoio à ONG Teto. Amanhã, às 19h.

    com JOELMIR TAVARES, MARCELA PAES, LETÍCIA MORI, THAIS ARBEX e FILLIPE MAURO

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024