• Colunistas

    Tuesday, 30-Apr-2024 04:36:54 -03
    Mônica Bergamo

    Lava Jato gera clima de desconfiança interno na Odebrecht

    05/07/2016 02h00

    A Operação Lava Jato azedou o clima em alguns setores da Odebrecht. Valores de propina descobertos pelos investigadores não batem com o que a empresa imaginava estar desembolsando em alguns casos. Há desconfiança de que parte dos recursos foi desviada pelos que administravam ou tinham ingerência sobre o setor responsável pelos pagamentos.

    NADA A DECLARAR
    A assessoria da empreiteira diz que a empresa não tem se manifestado sobre qualquer assunto que diga respeito à Operação Lava-Jato.

    GÊMEOS
    O desencontro de contas não é privilégio da Odebrecht. Casos semelhantes foram relatados em outras empreiteiras envolvidas no escândalo.

    TEMPERATURA
    O humor de Lula tem preocupado amigos próximos. Segundo relatos, há vezes em que o ex-presidente passa longos períodos sem nem ao menos sorrir.

    AGENDA
    A rotina do petista também já não é a mesma. Além de ainda não ter dado palestras remuneradas neste ano (em 2011 foram 31 conferências), a procura de políticos e empresários por seus conselhos caiu consideravelmente.

    NA MARÉ DAS LETRAS
    Os escritores Karl Ove Knausgård e Benjamin Moser circularam por Paraty após suas mesas de debate na Flip. Visitaram a festa literária os atores Paulo Betti, Matheus Nachtergaele, Leona Cavalli e Paulo Cohen. O escritor J.P. Cuenca, a autora Thelma Guedes, o roteirista Newton Cannito, a educadora Neca Setubal e o documentarista e editor da revista "piauí" João Moreira Salles também estiveram em Paraty.

    FUTURO DO BRASIL
    Leona Cavalli é a primeira atriz convocada pelo roteirista Newton Cannito para o "Concurso Intergaláctico de Profetas Tropicais", que vai juntar performances de atores e pessoas reais fazendo profecias. A ideia é montar um documentário que misture humor e arte. "É inspirado nas profecias de Oswald de Andrade. O único critério é que as previsões sejam positivas", diz ele.

    HOMENAGEM
    Rodrigo Pitta vai gravar uma música inédita de Cazuza para o disco "PQP - Porque Pop ou Pátria que o Pariu". Ele compôs mais um trecho e a melodia para "Confessional", que deve ser lançada em agosto.

    CANA
    O Museu da Cana-de-Açúcar, em Piracicaba, virou alvo das investigações sobre o Theatro Municipal de São Paulo. A suspeita é de que obras de restauro da instituição estariam sendo usadas para desviar recursos do teatro.

    CANA 2
    William Nacked, diretor do IBGC, instituto que administrava os contratos do teatro, também comanda o IBL (Instituto Brasil Leitor), que gere o Museu da Cana. O IBL recebia, do IBGC, recursos originalmente disponibilizados pelo teatro para suas atividades. Destes, R$ 1,9 milhão foi pago à Aparato, da arquiteta Isabela Galvez, responsável pelo restauro. Ela é sócia de Nacked em outras empresas e diretora técnica do próprio IBGC.

    CANA 3
    Nacked, através de seu advogado, afirma que tudo não passa de "uma confusão societária que será esclarecida".

    DESVARIO NA TELA
    Autora de novelas da Globo como "Cordel Encantado" (2011) e "Joia Rara" (2013), Thelma Guedes diz que os saraus e as conversas sobre a loucura desenvolvidas na "Nau do Insensatos", espaço que montou na Flip, foram um estudo para um folhetim que ela quer escrever. "Quero trazer novos olhares sobre o tema, fugir da ideia de que é sempre uma doença. Existem as boas loucuras", diz ela.

    ENCONTRO MARCADO
    Fã de Martinho da Vila, que era um dos ídolos de seu pai, o rapper Criolo foi apresentado a ele pelo filho do sambista, Preto Ferreira. Os dois músicos se encontraram em abril, quando o rapper foi convidado para participar do novo CD de Martinho, que será lançado em agosto pela Sony Music.

    CURTO-CIRCUITO

    O Teatro Porto Seguro abre hoje as vendas para programação de teatro e dos shows de agosto.

    A Mary Kay lança linha de produtos hoje no Superloft, em Pinheiros, às 20h.

    O grupo Scalene lança DVD hoje no Hilo Coworking, na Vila Madalena.

    A loja virtual Shop2gether lança hoje Vintage Shop com as peças do closet da blogueira Lele Saddi.

    com JOELMIR TAVARES, LETÍCIA MORI, THAIS ARBEX e FILLIPE MAURO

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024