• Colunistas

    Wednesday, 24-Apr-2024 13:14:06 -03
    Mônica Bergamo

    Citações a Aécio são feitas de boa vontade por delatores da Lava Jato

    06/07/2016 02h00

    As citações ao senador Aécio Neves (PSDB-MG) têm sido feitas com prazer pelos delatores da OAS e da Odebrecht.

    EU AVISEI
    De acordo com integrante da equipe que acompanha as delações, tanto executivos da Odebrecht quanto Léo Pinheiro, da OAS, acham que Aécio colocou fogo na Operação Lava Jato porque imaginava que ela só atingiria o PT. Pouco teria se importado com as empreiteiras.

    NEM VI
    Recados enviados inclusive por Marcelo Odebrecht, que dizia ser amigo do tucano, teriam sido desprezados pelo mineiro. Aécio Neves diz que não esteve com o empresário no ano passado.

    QUE PENA
    Já o senador e chanceler José Serra (PSDB-SP), na visão deles, por exemplo, não teria levantado a Operação Lava Jato como bandeira. Por isso, citações a ele têm sido feitas com constrangimento. Na Odebrecht, o tucano mantém um grande amigo, o ex-presidente da empresa Pedro Novis.

    TUDO ERRADO
    O advogado tributarista Eduardo Ferrão, de Brasília, nega que tenha feito delação premiada. O nome dele apareceu em sites que especulavam sobre a identidade do profissional que estaria entregando à Justiça inclusive ministros do STF (Supremo Tribunal Federal).

    A OUTRA VOZ
    "Isso é uma leviandade e uma irresponsabilidade. Só faz delação quem praticou ilícito", afirma, negando ser ele o delator. "Querem transformar advogados em alvos. O momento é delicado. Tudo o que é dito pela acusação é honesto; pela defesa, é chicana. Quem responde a uma acusação parte de onde, se os advogados estão todos sob suspeita?"

    PARA TODOS
    Ferrão diz ainda que uma pessoa acusada "enfrenta todo o aparato repressivo do Estado, uma estrutura forte, pesada e às vezes até violenta. E só conta com o seu advogado. Por isso, quando ele é fragilizado, é a democracia que se fragiliza".

    INFÂNCIA PERDIDA
    O diretor Belisario Franca recebeu convidados para a pré-estreia do documentário "Menino 23 - Infâncias Perdidas no Brasil", na segunda (4). Os cineastas Roberto Gervitz e Fabrizia Pinto, o historiador Sidney Aguilar e o fotógrafo João Quesado estiveram Espaço Itaú de Cinema da rua Augusta. Juliana Camargo, presidente da ONG Ampara Animal, e Juliana Fabri, do Instituto Verdescola também passaram por lá.

    DE VOLTA PRA CASA
    Lírio Parisotto, que está em Nova York, deve alugar um jato particular e voltar no domingo ao Brasil. De acordo com interlocutores diretos, ele está "transtornado" depois de ter sido acusado de agredir Luiza Brunet.

    NO BOLSO
    Os mesmos interlocutores acreditam que uma separação do casal pode envolver valores de até R$ 100 milhões. Parisotto está entre os 30 empresários mais ricos do país, com fortuna estimada em US$ 1,6 bilhão.

    NO NINHO
    A comunicação da campanha de Marta Suplicy (PMDB-SP) à Prefeitura de SP está sendo comandada por dois nomes ligados a José Serra. Xico Graziano, que é do PSDB, cuida das redes sociais. Lu Fernandes chefiará a assessoria de imprensa.

    CARTADA FINAL
    Embora as conversas com o PTB estejam avançadas, integrantes da campanha de Marta não descartam atrair Andrea Matarazzo (PSD) para a vice na chapa da senadora. Ele reafirma que não será "vice de ninguém".

    MENU REFUGIADO
    A chef Bel Coelho cozinhou com refugiados em almoço promovido pela ONG Adus (Instituto de Reintegração do Refugiado). O marido da chef, o compositor Rica Amabis, Marcelo Haydu, diretor da entidade, e o refugiado o refugiado Merveille Kindu Kimia participaram do evento, no domingo (3), nos Jardins.

    TÉRMINO
    Atores do "Musical Mamonas" que também interpretariam a banda Mamonas Assassinas em uma série da Record foram informados por e-mail da suspensão do programa. "Foi só uma mensagem e depois silêncio", diz Tulio Rivadavia, empresário dos atores Ruy Brissac, Adriano Tunes e Patrick Amstaldem. Os atores continuam com os papeis no musical, que entrará em cartaz no Rio de Janeiro.

    AGORA DOUTOR
    Silvio Santos agora é doutor em comunicação. Ele recebeu o diploma honoris causa na gravação de seu programa, que vai ao ar no domingo (10), dos reitores da faculdade Facspar, do grupo Inepe/Facinepe, instalado no RS e no PR. Eles justificaram a concessão do título pela "contribuição inestimável [do apresentador] para o aprimoramento dos estudos da comunicação no Brasil".

    PAUSA
    Os ginastas Diego e Daniele Hypolito encontraram tempo em meio aos treinos para a Olimpíada para participar da campanha #SomosTodosJuízes, da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB). Os irmãos vão falar sobre o combate a pequenas corrupções no dia a dia.

    CURTO-CIRCUITO

    Daniele Toledo lança nesta quarta (6) na Livraria Cultura do Conjunto Nacional o livro "Tristeza em Pó", onde conta sua vida depois de ser acusada de matar a própria filha.

    Deltan Dallagnol fará o encerramento do congresso ABVCAP, que é realizado nesta quarta (6) e amanhã no RJ.

    O hotel Emiliano, em SP, lançou novo menu no Spa e novas sobremesas no restaurante. Os dois espaços são abertos ao público.

    com JOELMIR TAVARES, LETÍCIA MORI, THAIS ARBEX e FILLIPE MAURO

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024