• Colunistas

    Sunday, 19-May-2024 10:44:44 -03
    Mônica Bergamo

    Executivos da OAS e Odebrecht ameaçam rebelião

    26/07/2016 02h00

    A tensão interna na OAS e na Odebrecht aumenta na proporção em que se aproxima a possibilidade de acordo de delação premiada com a Operação Lava Jato. Executivos que precisam assumir práticas irregulares têm mostrado desconforto com a orientação das empresas. Alguns fazem ameaça de rebelião.

    FIO DESENCAPADO
    A situação é mais tensa na OAS. Há divergências inclusive sobre o peso que se dará à participação dos acionistas, da família Mata Pires, nas irregularidades. Quanto menor ele for, maior a responsabilidade que recairá sobre os executivos da construtora baiana.

    PENSÃO VITALÍCIA
    A Odebrecht estaria contornando as divergências com maior tranquilidade graças a um generoso programa informal de indenizações milionárias a seus diretores. De acordo com relatos que circulam entre as empreiteiras, ela e a Andrade Gutierrez têm garantido vários anos de remuneração aos diretores que, confessando crimes, vão se inviabilizar no mercado de trabalho.

    CASO A CASO
    Os valores variam de acordo com os anos que cada diretor ainda poderia trabalhar nas empresas.

    *

    Em boa parte dos casos eles passariam dos R$ 15 milhões, podendo chegar a números bem maiores.

    IRMÃO MENOR
    A OAS, que tinha menos de um décimo da receita da Odebrecht, também tenta resolver a situação financeira dos delatores. Mas não teria a mesma bala na agulha para assegurar total tranquilidade a eles.

    SILÊNCIO
    A Andrade Gutierrez e a Odebrecht não quiseram comentar as informações.

    *

    A OAS não tem se manifestado sobre as negociações com a Operação Lava Jato.

    FLUXO DE CONSCIÊNCIA
    O espetáculo "Fluxograma", protagonizado por Caco Ciocler e Marjorie Estiano, teve estreia na sexta (22), no Sesc Ipiranga. Assistiram à peça as atrizes Ilana Kaplan, Vivianne Pasmanter e Luisa Micheletti, namorada de Caco. Também passaram por lá os atores Carmo Dalla Vecchia, Bruno Fagundes e sua mãe, a atriz Mara Carvalho.

    BOLA NA REDE
    De cerca de 1 milhão de ingressos até agora disponíveis para a Olimpíada, 600 mil são para jogos de futebol.

    *

    O tamanho dos estádios explicaria a quantidade grande de cadeiras ainda vazias.

    CASOS DE FAMÍLIA
    O perfil da sogra de Michel Temer no Facebook está sendo usado por pessoas contrárias ao presidente interino para protestos. As postagens de Norma Tedeschi, mãe de Marcela Temer, com selfies e fotos de paisagens, têm recebido nos comentários figuras de bonecos vomitando, frases como "Temer não é meu presidente" e xingamentos.

    CASOS DE FAMÍLIA 2
    Norma também recebe apoios. Ela evita polemizar, mas respondeu a um usuário que colocou o link do tabloide britânico "Daily Mail" em que Marcela é retratada como uma mulher de gastos exagerados. "Tu sabe que és mentira!!!!", escreveu a sogra de Michel Temer. "O que escrevem por conta deles... Temos vida simples... Sou do bem... Porque isso agora, ninguém sabia que eu existia porque minha vida é simples demais...".

    BRINDE OLÍMPICO
    Flavio Camelier, vice-presidente da Coca-Cola, reuniu convidados no restaurante Cortés, no sábado (23), para celebrar o revezamento da tocha olímpica. Estiveram lá o empresário Rodrigo Testa e o ex-jogador de vôlei Nalbert. Também passaram pelo evento o presidente da Associação Paulista de Supermercados, Pedro Gonçalves, e sua mulher, Esther Gonçalves.

    ELE AVISOU
    Sempre que era questionado sobre a possibilidade de ser vice na chapa de Marta Suplicy (PMDB-SP), Andrea Matarazzo (PSD-SP) dizia: "Seria absolutamente incoerente. Fui um grande crítico da gestão dela." E seguia: "Imagine a imprensa rememorando as frases que eu já disse sobre a Marta". Em 2011, por exemplo, ele afirmou que a gestão da atual aliada na prefeitura, de 2001 a 2004, foi "nefasta".

    CURTO-CIRCUITO

    Os vencedores do prêmio Vivo Música Que Transforma serão anunciados hoje em cerimônia no Teatro Vivo.

    A Osteria del Pettirosso recebe hoje o produtor de vinho italiano Principe Pallavicini. A partir das 20h.

    O site de venda de roupas, acessórios e cosméticos Stylonomy acaba de ser lançado no Brasil.

    Marcus Buaiz inaugura hoje a sua agência ACT10N. Às 16h30, nos Jardins.

    com JOELMIR TAVARES, LETÍCIA MORI,THAIS ARBEX e FILLIPE MAURO

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024