• Colunistas

    Thursday, 02-May-2024 02:08:10 -03
    Mônica Bergamo

    Ministério Público reagirá a mudança na lei de repatriação de recursos

    28/07/2016 02h00

    O Ministério Público Federal reagirá com a faca nos dentes caso a discussão sobre alteração na lei de repatriação de recursos avance no Congresso.

    AMPLO APOIO
    Os estudos para mudanças já tiveram o aval de Michel Temer. E, apesar do recuo na quarta (27) do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, sobre o tema (ele sinalizou que apoiava alterações e depois disse defender que nada seja mudado), contam com o apoio de pessoas da confiança do presidente interino e têm respaldo no Congresso.

    UM POUCO DEMAIS
    Um integrante da equipe do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, afirma que o MP "já não está feliz" com a lei de repatriação hoje em vigor. As regras premiariam quem cometeu irregularidades, escondendo dinheiro no exterior, ao permitir que, pagando impostos devidos e multa, regularizem a situação. Os termos foram aceitos, porém, por causa do "momento da economia".

    QUASE TUDO
    A possibilidade de alteração para uma flexibilização ainda maior na repatriação, no entanto, é vista como abusiva. "Aí já está virando oba-oba", diz o integrante do MP. A ideia de investidores, advogados e parlamentares é que a multa e o IR incidam apenas sobre o saldo das contas secretas existente em 31 de dezembro de 2014, e não sobre o valor total já possuído, e gasto, pelos donos do dinheiro.

    QUE MEDO!
    A possibilidade de que, depois de confessar ter recursos fora do país, o cidadão ainda possa sofrer um processo patrocinado pelo MP é um dos elementos que assustam os que pretendem repatriar recursos.

    PENDURADOS
    O percentual dos consumidores que estão com dívidas em atraso aumentou na comparação entre julho de 2016 e o mesmo mês de 2015: foi de 21,5% para 22,9%. A taxa dos que não terão como pagar as dívidas também teve salto: de 8,1% para 8,7%, segundo pesquisa da CNC.

    IMAGEM E AÇÃO
    O empresário Marcus Buaiz inaugurou nesta terça (26) sua agência ACT10N. Passaram pelo escritório no bairro de Pinheiros a apresentadora Ana Furtado, a atriz Paolla Oliveira e a cantora Claudia Leitte.

    BIBLIOTECA
    Antônio Campos, irmão do ex-governador Eduardo Campos, de Pernambuco, deve se inscrever nesta quinta-feira (28) para disputar a vaga do jurista Evaristo de Moraes Filho, morto no dia 22, na ABL (Academia Brasileira de Letras). Ele já enviou caixotes aos 38 acadêmicos com os livros que publicou. E uma carta pedindo apoio de cada um dos imortais à sua candidatura.

    INCLUSÃO MUSICAL
    O executivo Amos Genish e sua mulher, Heloisa, receberam convidados na terça (26) para a primeira edição do prêmio Vivo Música Que Transforma. Participou da cerimônia, no Teatro Vivo, o músico Carlinhos Brown, embaixador do projeto. Também assistiram à premiação o ator Lázaro Ramos e os músicos Dani Black, Blubell e Filipe Catto.

    PELÉ CANTOR
    Imagens de Pelé no estúdio e cenas do Rio e de jogos de futebol fazem parte do clipe de "Esperança", música composta pelo ex-jogador para a Olimpíada. O vídeo será divulgado nos próximos dias. "O clima no país não é favorável. Ele tinha que falar de Olimpíada sem fazer muita festa", diz o maestro Ruriá Duprat, produtor da faixa e amigo do Rei. "Ele [Pelé] fez um paralelo entre a vontade de vencer e a situação que o povo tá passando."

    PELÉ POETA
    A letra fala em "uma nova esperança que desponta", "um novo tempo que a gente avista" e em "acreditar no Brasil". E pede a "essa brava gente" que "nunca desista".

    JUNTO E MISTURADO
    Mais comuns na periferia de São Paulo, os "pancadões" têm sido registrados também na região central. "O baile funk chegou ao centro", diz Marta Porta, presidente do Conselho Comunitário de Segurança da Consolação, Higienópolis e Pacaembu. Recentemente houve festas na rua Frei Caneca e na Bela Vista.

    *

    Outro baile estava marcado para a praça Roosevelt na semana passada. Mas foi impedido pela Polícia Militar e pela Guarda Civil.

    CURTO-CIRCUITO

    Ellen Oléria faz shows gratuitos nesta quinta (28) e sexta (29), às 20h, no Itaú Cultural.

    A americana Deborah Peterson Small, da ONG Break The Chains, fala sobre drogas e racismo, nesta quinta (28), às 19h, no Centro Cultural SP.

    O mestre de meditação Yongey Mingyur Rinpoche lança nesta quinta (28) o livro "Alegre Sabedoria: Abraçando Mudanças e Encontrando Liberdade", na Livraria da Vila do JK Iguatemi, às 18h30.

    com JOELMIR TAVARES, LETÍCIA MORI,THAIS ARBEX e FILLIPE MAURO

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024