• Colunistas

    Saturday, 04-May-2024 12:46:38 -03
    Mônica Bergamo

    Eduardo Paes pressiona Senado para alterar regra de endividamento

    29/07/2016 02h00

    O prefeito Eduardo Paes, do Rio de Janeiro, está pressionando o Senado para que seja alterada regra que impediria os governantes de vender as dívidas dos contribuintes 120 dias antes do término de seus mandatos.

    SUSPIRO
    O projeto de securitização permite a venda dos débitos e o recebimento antecipado dos valores, aliviando o caixa dos governos.

    LÁ VEM O PATO
    O presidente da Fiesp, Paulo Skaf, tem encontro marcado com o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, na tarde desta sexta (29). Vão discutir a possibilidade de aumento de impostos -em declarações recentes, Meirelles já avisou que o gato subiu no telhado, ou seja, que há grande probabilidade de que o governo aumente a carga tributária.

    LÁ VEM O PATO 2
    Skaf, por sua vez, tem dito que "o pato vai voar" caso haja aumento de impostos, referindo-se ao símbolo da campanha da Fiesp contra a medida. O pato amarelo virou também mascote da campanha pelo impeachment de Dilma Rousseff.

    REALIDADE VIRTUAL
    O governo federal vai comprar oito tablets para a equipe de segurança da Presidência da República. A previsão é gastar R$ 16 mil com os aparelhos, que vão ajudar na "visualização de imagens dos eventos oficiais" e na "escolha de rotas seguras e caminhos alternativos para deslocamentos em prol da segurança das autoridades", segundo o edital da licitação.

    NO FORNO
    Rogério Chequer, líder do Vem pra Rua, vai lançar em setembro, pela Matrix Editora, um livro sobre a história do movimento pró-impeachment da presidente Dilma Rousseff. A obra vai narrar o lobby do movimento junto aos deputados e senadores para aprovarem o afastamento da petista e os bastidores das manifestações.

    A NANQUIM
    O artista plástico Fabricio Lopez inaugurou na quarta (27) a exposição "Yamatãma - O Antitrauma". Marilia Razuk abriu sua galeria para receber a mostra, que fica em cartaz até 20 de agosto. Os artistas Marina Weffort e Sérgio Romagnolo, o escritor Rodrigo Lacerda e o arquiteto Roberto Loeb passaram por lá.

    'ESSE É O LÍRIO PELADO', DIZ BRUNET EM VÍDEO ÍNTIMO DEPOIS DE BRIGA

    Luiza Brunet gravou um vídeo no celular que mostra seu ex, Lírio Parisotto, seminu na cama do apartamento dele no Plaza Residence, em Nova York. As imagens foram feitas no dia em que os dois brigaram, em maio. Segundo ela, o empresário a agrediu. Segundo ele, a violência partiu da ex-modelo, que precisou ser contida.

    *

    O vídeo foi apresentado ao Ministério Público de SP por ela, com a intenção de produzir provas contra o ex.

    *

    Nas imagens, que duram 39 segundos e às quais a coluna teve acesso com exclusividade, Lírio aparece deitado. Ela se aproxima para filmá-lo. O empresário se cobre rapidamente com um roupão de banho e busca impedi-la, tentando chutar o celular.

    *

    Ela segue filmando, e ele se limita então a observá-la, fumando um charuto.

    *

    "Esse é o Lírio Parisotto pelado. Acabou de me encher de porrada. Por quê? Porque é um idiota! Esse moço aqui, ó. Tá vendo? Esse aqui é o Lírio Parisotto", narra a atriz enquanto filma o ex-namorado de cima a baixo no quarto do apartamento em Manhattan.

    *

    "Me bateu hoje, me bateu outras vezes e me bateu hoje de novo por causa da ex-mulher dele, né? A dona Tânia. Hoje, uma hora da manhã. São uma hora da manhã. Esse senhor me bateu."

    *

    "Não me bateu? Me bateu, Lírio?", pergunta ela. Parisotto segue fumando e olhando para Luiza Brunet, sem nada dizer. "Tá vendo, ó!", narra ela. "Ó o nível."

    *

    O Ministério Público Federal analisou as imagens e as considerou pouco relevantes para a denúncia de agressão, já que em nenhum momento Lírio Parisotto parte para cima da ex-modelo.

    *

    Os registros mostrariam, para os investigadores, apenas o ambiente de tensão que cercava o casal. E seriam reveladoras da personalidade de ambos -o que em nada influi na denúncia, feita com base em laudos médicos e nos depoimentos de ambos.

    *

    Parisotto foi denunciado nesta segunda (25) pela promotoria. Ele pode ser condenado por lesão corporal leve por causa do episódio em Nova York. E também por lesão grave: em dezembro do ano passado, em outra briga, ela teria quebrado um dedo, ficando impedida de trabalhar.

    *

    Em sua defesa, Parisotto afirma que a ex sempre foi agressiva e que ele se limitava a contê-la, sem no entanto bater nela. Numa ocasião, ela chegou a jogar nele um copo de vidro, provocando um corte em sua perna.

    CURTO-CIRCUITO

    Viviane Senna participa nesta sexta (29) do lançamento da campanha Mulher Coração, da Sociedade Brasileira de Clínica Médica.

    Zibia Gasparetto festeja seu aniversário de 90 anos no Bar do Nelson, da empresária Lilian Gonçalves, nesta sexta (29), a partir das 22h.

    O escritório Nelson Wilians e Advogados Associados fez na quinta (28), em Belo Horizonte, debate sobre negócios entre Brasil e Chile.

    com JOELMIR TAVARES, LETÍCIA MORI,THAIS ARBEX e FILLIPE MAURO

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024