• Colunistas

    Monday, 06-May-2024 07:21:32 -03
    Mônica Bergamo

    Congresso desistiu de melhorar e agora quer piorar o STF, diz ministro da corte

    04/08/2016 02h00

    A possibilidade de mudar a forma de escolha de ministros do STF (Supremo Tribunal Federal), em discussão no Congresso Nacional, já gera reações na corte. Um dos magistrados chega a dizer que os deputados "desistiram de melhorar o parlamento e resolveram piorar o Supremo".

    CORTE TIRIRICA
    As principais propostas tiram da Presidência da República a exclusividade de fazer a indicação dos ministros. Uma delas determina que também Ministério Público Federal, Conselho Nacional de Justiça, OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e até a própria Câmara dos Deputados façam indicações para uma lista sêxtupla.

    TIRIRICA 2
    Um segundo magistrado admite que um sistema de lista em que vários órgãos, até não governamentais, teriam influência predominante viraria uma disputa eleitoral. E "não necessariamente" as pessoas indicadas teriam as qualificações necessárias para integrar a mais alta corte do país.

    REFORÇO
    O jornalista Otavio Cabral foi convidado pelo marqueteiro Alexandre Oltramari para integrar a equipe de comunicação da campanha de Marta Suplicy (PMDB) à Prefeitura de São Paulo. Além de ajudar a fazer os programas de TV, Cabral -que já trabalhava na comunicação do vice Andrea Matarazzo (PSD)- será uma das peças-chaves no treinamento da candidata para os debates.

    FILTRO
    E o presidente interino Michel Temer deve aprovar nesta quinta (4) os filmes do programa social que vai lançar no próximo dia 16. Eles também são assinados por Alexandre Oltramari.

    FILTRO 2
    Batizado de Criança Feliz, o projeto é focado nos filhos de 0 a 3 anos dos beneficiários do Bolsa Família. "Quando a gente muda o começo do jogo, também muda o resultado do jogo", diz o filme.

    SESSÃO BÍBLICA
    A nova versão do filme "Ben-Hur", protagonizada pelos atores Jack Huston e Rodrigo Santoro, teve pré-estreia na segunda (1º), no shopping JK Iguatemi. Assistiram à sessão o diretor da Paramount, Matt Andree Wiltens, a atriz Leona Cavalli e a apresentadora Renata Kuerten. A apresentadora Millena Machado também esteve lá.

    RECIBO
    Dois processos contra o ex-jogador Ronaldo movidos pela Prefeitura de São Paulo por dívidas de IPTU foram encerrados pela Justiça. Os débitos dos dois imóveis chegavam a R$ 93 mil. A defesa de Ronaldo diz que ele não tinha ciência das ações de execução fiscal porque não havia sido notificado, mas que as contas já tinham sido quitadas. "Bastou apresentarmos os comprovantes de pagamento", diz o advogado Guilherme Zoghbi Ayala.

    IMORTAL
    Entre os quatro candidatos que disputam a cadeira de número 33 da Academia Paulista de Letras, Jô Soares deve ser eleito nesta quinta (4) para a vaga deixada por Francisco Marins.

    MÉDICOS NA ESTRADA
    O escritor Antônio Lino lançou na terça (2) os livros "A Colônia", "Além Mar" e "O Médico e a Rezadeira", na Faculdade de Saúde Pública da USP. Estiveram na sessão de autógrafos o secretário municipal de Saúde, Alexandre Padilha, a coordenadora técnica do programa Mais Médicos, Maria Alice Barbosa Fortunato, e a vice-presidente da Fiocruz Nísia Trindade Lima.

    COPO VAZIO
    Funcionários da Starbucks no Rio e em SP têm dito a clientes que não podem mais pedir que eles escrevam "Fora Temer" nos copos de bebidas. Na cafeteria da marca, os atendentes anotam o nome escolhido pelo comprador nos recipientes de café e chá para facilitar a retirada do produto.

    COPO VAZIO 2
    Diversos clientes vinham dizendo a frase no lugar de seus nomes, o que levava os balconistas a gritarem "Fora Temer" no meio do estabelecimento para chamá-los. Vários depois publicavam fotos dos copos na internet. A Starbucks diz que é uma marca apartidária e que "orienta os colaboradores a manter o mesmo posicionamento".

    BASE D'ÁGUA
    Em protesto contra a construção da hidrelétrica de Tapajós, o artista Paulo Ito vai fazer uma pintura gigante em um prédio do centro de São Paulo a convite do Greenpeace. No Rio, aproveitando a visibilidade da Olimpíada, um painel de 6 m de altura em defesa do rio e dos índios da Amazônia já está sendo pintado perto do Maracanã.

    CURTO-CIRCUITO

    O advogado Alexandre Fidalgo abriu escritório próprio, com 16 profissionais e filiais em Brasília e no Rio.

    O portal Museubr.org, projeto do Instituto Brasiliana, ganha nova versão nesta quinta (4), com dados de 151 museus.

    Marcos Nisti, CEO do Instituto Alana, fala no dia 12 na Pocket Session do Festival ID, no Paraíso.

    com JOELMIR TAVARES, LETÍCIA MORI, THAIS ARBEX e FILLIPE MAURO

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024