• Colunistas

    Saturday, 27-Apr-2024 12:58:41 -03
    Mônica Bergamo

    Advogados dizem que propostas do MPF contra corrupção 'deixam qualquer um de cabelo em pé'

    24/08/2016 02h00

    As propostas de combate à corrupção defendidas pelo Ministério Público Federal e pelo juiz Sergio Moro, duramente atacadas pelo ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal), mobilizam também advogados renomados do país. Reunidos no IDDD (Instituto de Defesa do Direito de Defesa), eles pretendem levar documentos a Brasília para fazer contraponto a teses dos procuradores.

    LIVRO
    O advogado Fabio Tofic Simantob, presidente da entidade, diz que cada uma das dez medidas propostas estão sendo examinadas. A entidade, fundada pelo ex-ministro Marcio Thomaz Bastos, estaria também preparando um estudo com "a opinião de professores, inclusive estrangeiros, para entender como é a experiência internacional" no tema.

    ARTILHARIA
    Uma das ideias já merece a repulsa de advogados: a que defende que provas obtidas de forma ilícita sejam consideradas válidas se "o agente público houver obtido a prova de boa-fé ou por erro escusável". Tofic Simantob diz que "esse salvo-conduto para agente estatal cometer ilegalidades é de deixar qualquer um de cabelo em pé". E segue: "Se o primeiro pacote de propostas diz isso, eu fico imaginando o que mais pode vir por aí".

    ARTILHARIA 2
    A mesma proposta foi definida pelo ministro Gilmar Mendes, do Supremo, como "delírio totalitário" dos procuradores do Ministério Público, que estariam "possuídos de um tipo de teoria absolutista de combate ao crime a qualquer preço".

    NADA A DECLARAR
    A assessoria do Ministério Público Federal do Paraná, que lidera campanha e já coletou 2 milhões de assinaturas no país de apoio às propostas, afirmou que os procuradores não fariam "comentários sobre o assunto".

    TRANQUILÃO
    A calma de Celso Russomanno (PRB-SP) no debate da TV Bandeirantes, na segunda (22), fez surgirem comentários na plateia de que ele poderia ter tomado um calmante para enfrentar as discussões. "Imagina! Eu sou assim mesmo", diz ele. "As pessoas me veem bravo na televisão e não têm ideia de que sou muito tranquilo", afirma.

    BIKE
    O segredo, diz ele, é praticar "muito esporte". Russomanno montou uma academia em casa com mais de 20 equipamentos. Malha até uma hora e meia por dia, pedala e faz karatê. "Eu já fiz testes, eu tenho idade real de 60 anos e idade cronológica de 48 anos", revela.

    QUESTÃO CONJUGAL
    O filme "Um Namorado para Minha Mulher", dirigido por Julia Rezende, teve pré-estreia na segunda (22). Estiveram na sessão, no shopping Iguatemi, os atores Caco Ciocler, Ingrid Guimarães, Domingos Montagner e Miá Mello, que fazem parte do elenco. A apresentadora Marina Person, seu namorado, o cineasta Gustavo Moura, o ator Antônio Petrin e o diretor Bruno Barreto também compareceram.

    TODAS MONTADAS
    O festival Satyrianas de teatro, organizado pelo grupo Os Satyros na praça Roosevelt, vai homenagear neste ano a atriz transformista Phedra de Córdoba, que morreu em abril. O tema do festival será "Phedra de Todas as Cores" e 50 drag queens vão participar das apresentações. Músicos como Karina Buhr e Johnny Hooker também confirmaram presença na festa, que será entre 12 e 15 de novembro.

    MAIS UMA VEZ
    Marisa Monte será a atração principal da festa beneficente do Masp (Museu de Arte de São Paulo) deste ano, em novembro. O museu foi o primeiro local onde ela se apresentou em São Paulo, nos anos 1980.

    ESPÍRITO JOVEM
    A versão brasileira do musical "Forever Young", com direção e atuação de Jarbas Homem de Mello, teve estreia na segunda (22). Também subiram ao palco do Teatro Fecomércio os atores Carmo Dalla Vecchia, Cláudia Ohana, Marcos Tumura, Paula Capovilla, Fafy Siqueira, Naíma e Rodrigo Miallaret, além do pianista Miguel Briamonte. As atrizes Claudia Raia e Arlete Montenegro assistiram ao espetáculo.

    CARA NOVA
    A turma de bonecos da Vila Sésamo vai ser transformada pela primeira vez em desenho para a série "O Desafio do Elmo", que será lançada em setembro. A animação será exibida na TV Cultura e na TV Brasil.

    CURTO-CIRCUITO

    Antonio Lavareda e João Paulo Castro lançam o livro "Neurociência Aplicada à Publicidade", nesta quarta (24), às 19h, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional.

    Eduardo Alves da Costa lança nesta quarta (24) os cinco primeiros títulos da edição de sua obra completa, incluindo obras inéditas e o clássico romance "Chongas", de 1974. Às 19h, na Livraria da Vila da Fradique Coutinho.

    com JOELMIR TAVARES, LETÍCIA MORI e FILLIPE MAURO

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024