• Colunistas

    Saturday, 18-May-2024 15:50:32 -03
    Mônica Bergamo

    PT terá que combater aproximação da esquerda com governo Temer, diz defensor de Dilma

    01/09/2016 02h00 - Atualizado às 07h42

    Um dos principais defensores de Dilma Rousseff no Senado, o petista Lindbergh Farias diz que o PT estará diante de uma segunda batalha a partir de agora: "combater" o que ele chama de "colaboracionismo" de setores da esquerda com o governo de Michel Temer.

    PRESSÃO MÁXIMA
    "Há pessoas que, em nome do 'diálogo', podem querer, na verdade, se aproximar do novo poder", afirma ele. "Isso precisará ser combatido com todas as forças."

    OUTRO LADO DO MUNDO
    A inclusão do deputado Vicente Cândido (PT-SP) na comitiva de Temer à China, por exemplo, gerou ruídos no partido. O parlamentar esclareceu que desistiu da viagem por problema de agenda. Nesta quarta (31), divulgou nova nota para esclarecer que não faria parte da delegação: "Minha agenda contém, única e tão somente, visita aos EUA com a CBF, onde estou à frente da diretoria de relações internacionais".

    NA ESTRADA
    Apesar da pressão, a sessão de cassação de Eduardo Cunha (PMDB-RJ), marcada para o dia 12, dificilmente terá quorum. A aposta é de parlamentares próximos a ele, como Jovair Arantes (PTB-GO). Segundo ele, os deputados estarão "construindo a democracia" ao participar das eleições municipais e dificilmente 257 deles, número necessário para a cassação, estarão em Brasília.

    NA ESTRADA 2
    "Só eu tenho 64 municípios para visitar [em Goiás]", diz Arantes. "Os deputados estão sendo muito solicitados por candidatos a prefeito e a vereador. Antes podíamos ajudá-los indicando uma empresa, um amigo para doar recursos [para as campanhas]. Agora [que o financiamento privado foi proibido], só nos resta apoiá-los com a nossa presença", diz.

    É MENINA
    Lula será bisavô de uma menina, Analua, filha de sua neta Beatriz, que está grávida de quatro meses.

    TEMPO DE ADEUS
    Prestes a se despedir de "Narcos", Wagner Moura diz que voltou a tomar "um vinhozinho", mas nunca mais vai comer carne. "Foram dois meses sem beber, fumar, comer carne e derivados de leite", afirma ele à revista "GQ" sobre a dieta que fez para perder os 20 kg ganhos por causa do papel de Pablo Escobar na série da Netflix.

    *

    Contrário ao impeachment de Dilma Rousseff, o ator falou que não é "petralha nem coxinha". "Nunca votei nela e já batia no governo desde 2013. Reconheço o progresso que o PT fez para diminuir a desigualdade social, mas o ciclo do PT acabou, caiu de maduro, de corrupto e incompetente."

    FORA DE FOCO
    A rede de computadores do Senado foi usada para editar a página do senador Magno Malta (PR-ES) na Wikipédia durante a sabatina de Dilma Rousseff na Casa, na segunda (29). Detectada pelo Brasil WikiEdits, perfil que monitora atualizações na enciclopédia virtual feitas a partir das redes do governo, a alteração apagou todas as menções ao envolvimento de Malta em escândalos. A assessoria dele diz: "Fomos surpreendidos pela informação, desconhecemos e vamos apurar".

    FORA DE FOCO 2
    A página do apresentador e ator Rolando Boldrin também foi modificada de um computador do Senado durante a sessão. Nesse caso, para incluir um dado da carreira dele.

    DE NOVO
    O cineasta João Batista de Andrade, presidente da Fundação Memorial da América Latina, ficará no cargo por mais quatro anos.

    PERMITIDO
    Primeira produção nacional a filmar no museu Guggeinhem em Nova York, "Talvez uma História de Amor", com Mateus Solano, só conseguiu a autorização depois que o diretor, Rodrigo Bernardo, mostrou cenas que já tinham sido feitas no Masp, em São Paulo. "A diretora ficou admirada em ver as imagens ao lado dos quadros de Van Gogh", diz ele.

    SESSÃO CURTA
    O curta-metragem "Para Salvar Beth", dirigido por Theodoro Cochrane e Alan Medina, teve pré-estreia na terça (30). A atriz e apresentadora Marília Gabriela, mãe de Theodoro, e a atriz Clarissa Kiste, que fazem parte do elenco, estiveram no MIS. Também compareceram o autor de novelas Aguinaldo Silva e o escritor Raphael Montes, além dos músicos Rodrigo Pitta, Xis e Grandmaster Ney.

    NO TRIBUNAL
    O secretário de Saúde do Estado, David Uip, vai criticar a judicialização da saúde no Congresso Abramge, reunião sobre saúde que ocorre nesta quinta (1º). O ministro da Saúde, Ricardo Barros, encerra o evento.

    CURTO-CIRCUITO

    Camila Coutinho entrevista a atriz Marina Ruy Barbosa em vídeo que vai ao ar nesta quinta (1º) no Garotas Estúpidas e no canal da blogueira no YouTube.

    As artistas plásticas São Queiroz e Sylvia Soares abrem a mostra "Syl.São São.Syl", nesta quinta (1º), às 19h30, na Biblioteca Mário de Andrade.

    Carol Teixeira promove sarau poético com artistas lendo textos de "Bitch", livro dela. Nesta quinta (1º), às 20h, no Cemitério de Automóveis.

    com JOELMIR TAVARES, LETÍCIA MORI e FILLIPE MAURO

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024