• Colunistas

    Tuesday, 07-May-2024 22:54:49 -03
    Mônica Bergamo

    Governo vai blindar van da equipe de segurança da Presidência da República

    12/09/2016 02h00

    O governo decidiu incluir uma "unidade móvel blindada de vigilância" na segurança da Presidência. A licitação para contratar o serviço prevê um gasto de R$ 211 mil para equipar uma van de 16 lugares.

    CASCA GROSSA
    Uma das justificativas para a medida é que "ao longo dos últimos anos, em razão da crescente instabilidade política no Brasil, houve um aumento considerável na demanda pela atividade de segurança de dignitários".

    CASCA GROSSA 2
    Primeiro do tipo na frota presidencial, o veículo ganhará bancadas, computadores e armários, além de câmeras, geladeira e ar-condicionado.

    AVISO
    O governo Temer terá dificuldade ainda maior de aprovar a reforma da Previdência no próximo ano. "Os deputados todos já estarão pensando exclusivamente em suas próprias campanhas à reeleição, em 2018. Poucos teriam ânimo para apoiar algo tão impopular", diagnostica o dirigente de um dos partidos que apoiam o presidente.

    DIAGNÓSTICO
    E o secretário de Comunicação de Michel Temer, Márcio Freitas, afirma não ser verdade que, com base em pesquisas, o governo tenha concluído que perdeu o "timing" para rebater o xingamento de "golpista". "A questão do golpe só pegou nos segmentos já convertidos. Funciona como discurso de aglutinação de setores da esquerda", diz.

    DIAGNÓSTICO 2
    Freitas afirma ainda que "o PT conseguiu expandir [o termo 'golpista'] entre os que têm tendências de esquerda. É um segmento importante, mas isso não se expandiu para toda a sociedade".

    NO ATAQUE
    O PT e a campanha de Fernando Haddad (PT-SP) devem colocar no ar nesta semana peças publicitárias para tentar "colar" Marta Suplicy em personagens do PMDB como Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que estava na festa partidária de filiação dela à legenda.

    NO ATAQUE 2
    Vão tentar vinculá-la também ao governo Michel Temer. O presidente é rejeitado por parte dos eleitores que votam em Marta e ainda não sabem que os dois hoje são aliados.

    PLANTÃO POLICIAL
    Todd Tomorrow, candidato a vereador pelo PSOL, virou alvo de inquérito criminal após pedido de Celso Russomanno (PRB). O candidato a prefeito de São Paulo foi à Polícia Civil se dizendo "gravemente humilhado e emocionalmente abalado" por uma postagem no Facebook de Todd, que é gay e ativista de direitos humanos. Os dois terão que ir à delegacia.

    PLANTÃO 2
    Russomanno afirma no processo que foi "atacado" com a publicação, na página de Todd, de uma montagem com a capa da revista "Forbes" em que é descrito como "deputado, paranormal e quase advogado" e "o 'senhor' dos cofres da Universal". No post, Todd ainda fez uma lista de "30 boas razões para não votar" no deputado, a partir de denúncias da imprensa.

    PLANTÃO 3
    Todd, que já tinha apagado a imagem satírica após ser acionado pelo deputado na Justiça Eleitoral, não quis comentar o caso, que corre em sigilo, mas afirmou que "é a terceira tentativa de intimidação de Russomanno". A campanha do candidato a prefeito não se manifesta.

    HISTÓRIA SEM FIM
    O espetáculo "Esperando Godot", com Elias Andreato e Cláudio Fontana, teve pré-estreia para convidados na quinta (8). As atrizes Mel Lisboa, Luciana Vendramini e Walderez de Barros assistiram à peça, no Tucarena. Também passaram por lá os atores Antônio Petrin e Daniel Dantas, que foi com a mulher, a atriz Melissa Vettore.

    DEPOIS DO GOLPE
    O ator Taumaturgo Ferreira tem assistido a dezenas de vídeos de programas de auditório dos anos 1970. "Dá para ver a relação meio conivente que alguns tinham com a ditadura após o golpe." Ele fará um apresentador de TV popular na segunda temporada da série "Magnífica 70", da HBO.

    OLHANDO LONGE
    Após estrear como atriz na novela "Velho Chico" (Globo), a baiana Marina Nery voltou para Nova York, onde já mora há três anos. Com carreira internacional, ela quer fazer mais trabalhos como modelo pelo mundo.

    CURTO-CIRCUITO

    O ministro Eliseu Padilha abre nesta segunda (12) a 1ª edição do Brasil Futuro, em que executivos e acionistas de grandes empresas debatem o futuro e os desafios do Brasil. Às 8h30, no hotel Hyatt.

    O Sesc-SP comemora seus 70 anos com evento nesta segunda (12) à noite no Theatro Municipal.

    O Via Roosevelt será aberto nesta segunda (12), na praça homônima, com dois espaços de comida e lazer: o Café Antiquário e o Natural Roosevelt.

    com JOELMIR TAVARES e LETÍCIA MORI

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024