• Colunistas

    Friday, 03-May-2024 06:38:41 -03
    Mônica Bergamo

    Governo endurece regras do comércio de obras de arte para combater lavagem de dinheiro

    15/09/2016 02h00

    Brunno Covello/Gazeta do Povo/Folhapress
    Obra apreendida pela Policia Federal na Lava Jato é entregue ao Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba
    Obra apreendida pela Policia Federal na Lava Jato é entregue ao Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba

    O governo vai endurecer a partir desta quinta (15) o monitoramento do comércio de obras de arte e antiguidades no Brasil para combater lavagem de dinheiro. A presidente do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Kátia Bogéa, assina portaria que obriga comerciantes e leiloeiros a comunicarem ao Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras) todas as operações em espécie acima de R$ 10 mil.

    PISO
    Os comerciantes também terão que manter cadastro próprio com informações de compradores envolvidos em negociações acima do mesmo valor. E deverão ainda reportar ao governo casos de clientes que se recusem a fornecer dados, além de outros indícios de crimes, como propostas de super ou subfaturamento e de pagamento usando contas em paraísos fiscais.

    PISO 2
    A Operação Lava Jato já apreendeu quase 300 peças de arte com envolvidos em corrupção.

    PRIMEIRO TEMPO
    Eduardo Cunha tem se reunido diariamente com advogados. Ainda não falou com eles, de forma concreta e detalhada, sobre a ideia de fazer delação premiada.

    BATALHÃO
    O ex-deputado é representado por três escritórios em mais de seis processos e inquéritos. Fernanda Tórtima, que deve atuar nas investigações em que seria possível encaminhar delação, passou dez dias fora do Brasil.

    CORRA, CUNHA
    Caso Cunha bata o martelo sobre uma delação, os advogados tentarão encaminhar a negociação antes que uma eventual prisão dele seja efetivada.

    Tórtima negociou a delação de Sérgio Machado, que decidiu falar antes de qualquer ameaça de detenção.

    ZÍPER
    E, apesar do suspense que está tentando criar com o livro que diz pretender publicar até o fim do ano, Eduardo Cunha terá que guardar as informações mais bombásticas, sobre eventuais crimes, para uma possível delação na Justiça. Ou elas perderão valor como moeda de troca para uma punição mais branda, advertem os advogados.

    MAUS-TRATOS
    Foi sancionada nesta terça (13) pelo governador Geraldo Alckmin a lei que proíbe agressores de animais domésticos no Estado de terem outros pets pelo prazo de cinco anos depois do crime.

    FESTA PAGÃ
    E Alckmin incluiu no calendário oficial do Estado o Dia dos Wiccanianos, Cultuadores do Sagrado Feminino, Pagãos e Praticantes de Artes Mágicas. A data será comemorada em 31 de outubro, o Dia das Bruxas.

    ABRAM ALAS
    A recepção do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, realizado pela Academia Brasileira de Cinema, em outubro, será feita exclusivamente por travestis e transexuais. Trabalharão no evento, no Theatro Municipal do Rio, cerca de 20 alunas e ex-alunas do projeto Damas, da Coordenadoria da Diversidade Sexual da prefeitura.

    ÚLTIMO REBELDE
    Conhecido por suas produções cult independentes e por sua parceria com Jack Nicholson em filmes de faroeste, o diretor Monte Hellman vai ganhar um mostra no Brasil com 14 longas produzidos entre 1959 e 2010, quando ganhou Leão de Ouro especial no Festival de Berlim com "Road to Nowhere" (ainda não lançado no Brasil), seu último filme. A mostra deve passar por Rio, SP e Brasília no ano que vem.

    *

    Marlene Bergamo/Folhapress

    BUONA GENTE
    Mafalda Minnozzi ensaia com Carlos Careqa (à esq.) e Dani Black para o show de 20 anos de sua carreira no Brasil; os dois músicos estão entre os convidados da cantora italiana para a apresentação, no dia 23, no Auditório Ibirapuera.

    *

    DOIS EM UM
    O filme "Um Homem Só", de Claudia Jouvin, teve pré-estreia na terça (13), com participação de Vladimir Brichta, Otávio Müller e Mariana Ximenes, que fazem parte do elenco. Também foram ao evento, no Espaço Itaú da rua Augusta, a atriz Alice Braga, o stylist Luis Fiod, a cineasta Marina Person e o escritor Marçal Aquino.

    *

    CURTO-CIRCUITO

    Walderez de Barros participa nesta quinta (15) de bate-papo no Teatro J. Safra, às 20h. Grátis.

    A rede de salões Jacques Janine inaugura nesta quinta (15) sua nova matriz, nos Jardins.

    A Uniesp (Faculdade de São Paulo) realiza nesta quinta (15) mesa-redonda aberta ao público sobre o legado da Olimpíada, às 19h, no centro.

    A Sephora Beauty Run será no dia 12/10, no parque do Povo, com 2.200 inscritas.

    Com JOELMIR TAVARES, LETÍCIA MORI e DIEGO ZERBATO

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024