• Colunistas

    Sunday, 28-Apr-2024 12:46:08 -03
    Mônica Bergamo

    Julgamentos de PMs condenados pelo massacre do Carandiru podem ser anulados

    26/09/2016 02h00

    Marlene Bergamo/Folhapress
    Manifestantes fazem ato em memória aos 23 anos do massacre do Carandiru em 2015
    Manifestantes fazem ato em memória aos 23 anos do massacre do Carandiru em 2015

    Os julgamentos dos 74 policiais militares condenados pelo massacre do Carandiru, em que 111 presos foram assassinados, vão ser reanalisados nesta terça (27) pela 4ª Câmara Criminal do Tribunal do Júri de São Paulo. E podem ser anulados.

    ETERNO...
    Os policiais foram julgados em cinco tribunais de júri. Em todos, o resultado foi o mesmo: condenação, a penas que variaram de 48 anos a 624 anos de reclusão. Os advogados dos acusados, no entanto, apelaram, argumentando que as decisões dos jurados foram manifestamente contra as provas.

    ...RECOMEÇO
    Caso os desembargadores concordem com os argumentos, os julgamentos deverão ser todos refeitos, o que pode levar décadas: os processos abertos em 1992, ano do massacre na casa de detenção, tramitaram durante mais de 20 anos. A última condenação foi em 2014.

    Até agora, nenhum policial cumpriu pena. Alguns ocupam cargos públicos.

    MUITO PRAZER
    Citado por Fernando Haddad (PT) no debate da Folha, do UOL e do SBT, na sexta (23), o professor e arquiteto efetivo da prefeitura Alexandre Delijaicov, um dos idealizadores dos CEUs, rebate o comentário de Marta Suplicy (PMDB) sobre ele. Haddad lembrou que foi ele quem apresentou Delijaicov a Marta. Ela respondeu que o professor foi "apenas uma pessoa com uma maquete".

    SOMOS 120
    Delijaicov diz que a ideia de escola parque era trabalhada há muito tempo no Departamento de Edificações da prefeitura e que os idealizadores não deveriam ser desmerecidos. "Não sou eu, Alexandre, é um órgão público com 120 funcionários. E não era só uma maquete. É um projeto elaborado, que não é apenas arquitetônico, mas pedagógico, para criar uma cidade que promova o encontro e seja o lugar de aprender", afirma o professor.

    SHOW
    Mais de cem intelectuais assinaram a nota de protesto contra a prisão do ex-ministro Guido Mantega, na quinta (22). "Quando o espetáculo da acusação sem prova e da condução sem intimação é exibido deliberadamente por agentes da lei, na persecução de objetivos estranhos à ordem jurídica e da publicidade sem limites, a cultura da arbitrariedade expõe suas entranhas", diz o documento.

    DE VOLTA
    Assinam a carta professores como Luiz Gonzaga Belluzzo, Bresser-Pereira e Marilena Chaui. No texto, eles dizem que, depois da condução coercitiva de Lula, "que não resistiu a uma intimação judicial porque sequer foi intimado", a prisão de Mantega "levou o arbítrio a novos limites". Eles afirmam que o ex-ministro não representa "qualquer ameaça à ordem pública" e que "o mesmo não pode ser dito de seus perseguidores".

    ASSINATURA
    A prisão foi pedida pelos procuradores da Operação Lava Jato e a justificativa foi a manutenção da ordem pública, argumento acatado pelo juiz Sergio Moro.

    NO VATICANO
    O papa Francisco convidou líderes judeus para comemorar o Ano-Novo Judaico e falar de diálogo entre religiões, nesta segunda (26). Do Brasil estão indo Chella Safra, viúva do banqueiro Moise Safra e tesoureira do Congresso Judaico Mundial, e Jack Terpins, presidente do Congresso Judaico Latino-Americano.

    MEMÓRIA
    A mãe, o filho e a irmã de Luana Barbosa dos Reis, que morreu após ser espancada em abril em Ribeirão Preto (SP) e virou ícone da luta por respeito às lésbicas, estarão na inauguração do Centro de Cidadania LGBT da zona norte. O espaço, que terá o nome de Luana, será aberto pela Prefeitura de SP nesta segunda (26). Para a família, PMs são os culpados pela morte. A corporação investiga o caso.

    NOVA NO PEDAÇO
    A chef Roberta Sudbrack vai abrir um estabelecimento em SP. Será um bar só de cachorro-quente chamado SudDog, na Vila Madalena. Uma das chefs brasileiras mais reconhecidas no exterior, ela começou vendendo hot dog na rua e hoje tem duas casas no Rio. "Achei legal voltar às origens, só que agora com produtos artesanais, com pesquisa e técnica", diz.

    -

    ARTE NOTURNA
    O ator Klebber Toledo e a blogueira Lala Rudge participaram de festa no ateliê do artista plástico Alê Jordão, no Itaim Bibi, na quinta (22). O evento reuniu ainda o diretor da Piaget nas Américas, Raul Ramos, o ator Daniel Satti e a artista Nina Pandolfo.

    -

    VISITA OPORTUNA
    A cantora Mariana Aydar recebeu convidados para a estreia do projeto "Visita", no Centro Cultural Rio Verde, na Vila Madalena, na quinta (22). A cantora Isabela Moraes e o músico Chico Cesar passaram por lá.

    -

    CURTO-CIRCUITO

    Edison Lanza, relator da OEA, discute liberdade de expressão em debate da Artigo 19 e do FNDC, nesta segunda (26), às 19h.

    Jalusa Barcellos lança o livro "Profetas do Passado", nesta segunda, às 19h, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional.

    Larissa Manoela lança nesta segunda coleção de óculos sua para a Ferrovia Eyewear, no salão Square, nos Jardins.

    A fotógrafa Helô Mello dá curso no Ateliê Fotô, em Pinheiros, no dia 1º de outubro. Inscrições abertas.

    Com JOELMIR TAVARES, LETÍCIA MORI e DIEGO ZERBATO

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024