• Colunistas

    Sunday, 05-May-2024 19:05:48 -03
    Mônica Bergamo

    Alexandre de Moraes se recusa a fazer treinamento para lidar com repórteres

    27/09/2016 02h00

    O ministro da Justiça, Alexandre de Moraes (PSDB-SP), foi um dos poucos que se recusaram a passar pelo treinamento de mídia sugerido pela equipe de comunicação do governo assim que Michel Temer assumiu interinamente.

    FORA DA TURMA
    Convidado a participar, ele desprezou o convite. Outros ministros se submeteram ao chamado "media training", em que jornalistas simularam entrevistas duras para que os integrantes do governo treinassem respostas rápidas e convincentes.

    FOGO AMIGO
    Integrantes do núcleo próximo de Temer defendem que ele substitua Moraes na pasta da Justiça, aproveitando o pretexto de o ministro ter declarado que a Operação Lava Jato teria novas fases nesta semana em pleno evento de campanha do PSDB em Ribeirão Preto –terra de Antonio Palocci, que acabou sendo preso nesta segunda (26). As operações da Polícia Federal deveriam ser, por lei, sigilosas.

    FOGO AMIGO 2
    Um dos assessores mais próximos de Temer chega a lembrar que o ministro foi nomeado por exclusão, depois que o escolhido, Antonio Cláudio Mariz de Oliveira, deu uma entrevista criticando a Operação Lava Jato. Temer ainda sondou os ex-ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) Carlos Ayres Britto, Carlos Velloso e Ellen Gracie para o cargo, sem sucesso. Só depois convidou Moraes para o posto.

    DOIS SENHORES
    Há ainda um mal-estar pelo fato de Moraes se equilibrar entre Temer e Geraldo Alckmin (PSDB-SP). Ambos podem, em 2018, disputar a Presidência do país, embora o atual presidente negue a intenção de concorrer à reeleição.

    POR ACASO
    Moraes nega que tenha revelado uma operação secreta da PF e diz que nem sequer sabia que ela ocorreria.

    LUZ PRÓPRIA
    Parceira musical de Marcelo Jeneci, Laura Lavieri lançou no sábado (24) sua primeira turnê solo, na Casa da Luz. Participaram do show Diogo Strausz, que incentivou a carreira de Laura, o baterista Pedro Fonte e a cantora Marcelle. O maquiador Leon Gurfein e a videomaker Raíssa Negroponte assistiram à apresentação.

    FOGUEIRA
    O TCU (Tribunal de Contas da União) deve julgar no dia 5, e reprovar, as contas de Dilma Rousseff em 2015.

    FOGUEIRA 2
    Na mesma data, o tribunal julgará a responsabilidade direta de integrantes da equipe econômica sobre as pedaladas de 2014. Havia dúvidas entre os ministros sobre a condenação do ex-ministro da Fazenda Guido Mantega. Agora, ela é praticamente uma certeza.

    FOGUEIRA 3
    Há discussões, ainda, sobre o rigor da pena que seria aplicada a ele. Ela poderia chegar a oito anos de inabilitação para funções públicas, mas é possível que o prazo seja menor, desde que aplicada uma multa.

    VIROU MEMÓRIA
    Fotos de Domingos Montagner e de Umberto Magnani nos bastidores de "Velho Chico" estão em um livreto que o diretor Luiz Fernando Carvalho vai distribuir aos atores e à equipe nesta semana, a última da trama da Globo. Ele deu o título de "Sanfona da Memória" à encadernação, que é dedicada aos dois atores que morreram durante a novela e reúne imagens tiradas em celular e desenhos feitos por Carvalho e pelos colegas.

    AMIGO NA CIDADE
    A cantora Daniela Mercury teve uma surpresa ao ver o ministro Marco Aurélio Mello, do STF (Supremo Tribunal Federal), na plateia do show que fez em Brasília na sexta (23). Cantou abraçada com ele e depois o recebeu no camarim. Defensor do casamento civil entre pessoas do mesmo sexo, Marco Aurélio ficou amigo de Daniela e da mulher dela, Malu Verçosa Mercury, em 2012, quando a cantora se apresentou na posse do então presidente do STF, Carlos Ayres Britto.

    Mercury 1

    Mercury 2

    FUERA, TEMER
    A bancada de deputados da Frente para a Vitória (FPV), coalizão argentina contrária ao presidente Mauricio Macri, publica nesta terça (27) uma nota de repúdio à visita do presidente Michel Temer ao país vizinho.

    APOIO MORAL
    No entanto, o gabinete do líder da FPV, Héctor Recalde, disse que não há previsão da participação de membros da bancada em protestos. Ligado à ex-presidente Cristina Kirchner, o grupo foi contrário ao impeachment de Dilma.

    PARCERIA SINFÔNICA
    A Orquestra Sinfônica Jovem se apresentou no sábado (24) na Sala São Paulo junto com músicos do Juilliard School, dos EUA. O maestro George Stelutto e a violinista Catherine Choantes participaram do espetáculo, que foi visto pelo diretor da Santa Marcelina Cultura, Paulo Zuben, e pelo secretário estadual de Cultura, José Roberto Sadek, que foi com sua mulher, Maristela Baione.

    *

    CURTO-CIRCUITO

    Roseli Tardelli lança o livro "Esquadrão das Drags", nesta terça (27), às 18h30, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional.

    Reinaldo Kherlakian se apresenta nesta terça (27), a partir das 21h, no Jockey Club.

    Sophie Charlotte e Daniel de Oliveira participam nesta terça (27) de lançamento da Magnum, às 19h, no Caixa Belas Artes.

    Felipe Antunes faz show para lançar novo álbum, nesta terça (27), às 21h, no Sesc Pompeia.

    com JOELMIR TAVARES, LETÍCIA MORI e DIEGO ZERBATO

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024