• Colunistas

    Sunday, 19-May-2024 10:12:36 -03
    Mônica Bergamo

    Argentinos e brasileiros preparam ato contra Macri e Temer em Buenos Aires

    28/09/2016 15h27

    Eitan Abramovich/AFP
    Funcionários públicos protestam contra reformas de Macri em frente ao Congresso em Buenos Aires
    Funcionários públicos protestam contra reformas de Macri em frente ao Congresso em Buenos Aires

    Centrais sindicais e movimentos sociais argentinos farão um ato contra o presidente Mauricio Macri nesta segunda (3), dia da visita de Michel Temer ao país, e chamaram militantes brasileiros para se unirem à marcha.

    O Coletivo Passarinho, de brasileiros contrários ao impeachment de Dilma Rousseff, foi um dos convidados para o protesto, que deve acontecer às 17h em frente à Casa Rosada, onde Temer deve ser recebido por Macri.

    Dentre os confirmados, estão as principais centrais —a Central Geral dos Trabalhadores (CGT) e a Central dos Trabalhadores da Argentina (CTA)— e movimentos kirchneristas, como a Juventude Peronista e o Tupac Amaru.

    Segundo membros do Coletivo Passarinho, o grupo espera a divulgação da agenda de Temer em Buenos Aires para preparar outras manifestações de repúdio ao presidente brasileiro.

    Este será o primeiro grande ato contrário a Temer com participação maciça de argentinos. Desde o início do processo de impeachment, os brasileiros fazem atos, mas sem grande adesão dos militantes locais.

    As movimentações dos brasileiros incluíram a ocupação do saguão do consulado em Buenos Aires antes da votação do afastamento de Dilma no Senado e o acampamento em frente à embaixada no último 7 de setembro.

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024