• Colunistas

    Thursday, 02-May-2024 20:38:48 -03
    Mônica Bergamo

    Festa contra adversários de Haddad na Roosevelt é cancelada

    30/09/2016 18h36

    Os organizadores do festival #ResisteSP decidiram cancelar o evento, marcado para este sábado (1º), véspera da eleição, na praça Roosevelt.

    Eles resolveram suspender o encontro depois da proibição determinada pela Justiça Eleitoral, que considerou existir "cunho eleitoral".

    O festival de música seria crítico aos candidatos João Doria (PSDB), Celso Russomanno (PRB) e Marta Suplicy (PMDB). Nas pesquisas, os três estão à frente do prefeito Fernando Haddad (PT), que tenta a reeleição.

    "Reafirmamos que o evento não tinha caráter político-partidário ou eleitoral", diz em nota a organização, que sempre negou se tratar de ato de campanha ou ligado a partido.

    O comunicado afirma que, se o encontro fosse mantido, as penalidades impostas pela Justiça seriam "muito severas, como multa e detenção dos organizadores".

    "O evento era uma manifestação artística em defesa das liberdades e contra o conservadorismo. Entendemos que a liminar foi arbitrária e é uma censura ao livre direito de manifestação e ocupação das ruas e praças da cidade."

    A decisão do juiz auxiliar da 1ª Zona Eleitoral de São Paulo, Sergio da Costa Leite, se baseou no item do Código Eleitoral que proíbe reuniões públicas, com caráter eleitoral, no período de até 48 horas antes da votação.

    A proibição foi determinada após pedido do Ministério Público Eleitoral para cancelar o evento, como antecipou a Folha.

    Os organizadores consideraram a liminar do juiz "tendenciosa e favorável ao avanço do conservadorismo e da intolerância".

    Depois da decisão, o Ministério Público fez um novo pedido: para que o evento fosse liberado, desde que não tivesse o caráter de "showmício". A Justiça não concordou com a ideia.

    Autorizado pela prefeitura, o evento tinha mais de 40 atrações confirmadas. Entre elas, artistas como Tiê, Edgard Scandurra, Otto e Renegado.

    "Agradecemos aos artistas, ativistas e cidadãs/ãos paulistanos que voluntariamente construíram essa corrente de solidariedade, amor e respeito à diversidade", afirma a organização.

    Em 2012, eventos semelhantes ocorreram na praça Roosevelt antes das eleições.

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024