• Colunistas

    Sunday, 12-May-2024 11:28:03 -03
    Mônica Bergamo

    Haddad congela orçamento e suspende emendas de vereadores até dezembro

    08/10/2016 02h00

    Moacyr Lopes Junior/Folhapress
    O prefeito eleito João Doria, ao se encontrar com o atual, Fernando Haddad, na sede da prefeitura
    O prefeito eleito João Doria, ao se encontrar com o atual, Fernando Haddad, na sede da prefeitura

    O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), congelou o orçamento da administração, até o fim de seu governo.

    COFRE
    De acordo com integrante da equipe do petista, a medida é "preventiva", para reorganizar o orçamento —e evitar surpresas. "Pode passar coisa que a gente nem sabe", explica o assessor.

    COFRE 2
    A decisão incluiu a suspensão do pagamento de emendas parlamentares já aprovadas, o que causou incômodo a vereadores. Alguns deles tinham se comprometido com suas bases a liberar recursos para eventos e shows, mas estão se deparando agora com avisos da prefeitura de que os depósitos não serão feitos por enquanto.

    OS AMIGOS
    Advogado de João Doria (PSDB), Nelson Wilians está organizando um jantar para ajudar o tucano a pagar as dívidas de campanha, que passam dos R$ 6 milhões. "Não estou colocando valor mínimo. Mas espero que cada pessoa dê mais de R$ 20 mil", diz Wilians. "Se for para doar menos, é melhor fazer jantar para 300 pessoas. A ideia nossa é ter poucos, mas bons doadores."

    DO PEITO
    "Será coletado quanto as pessoas convidadas sentirem no coração. A meta total é o que falta para fechar a campanha. Por isso os amigos estão se unindo", afirma Wilians, que pretende convidar cerca de 20 pessoas para o encontro em seu apartamento, nos Jardins, no dia 20.

    DO PEITO 2
    A empresária Lucilia Diniz também organiza um jantar em homenagem a Doria, de quem é amiga. Será no dia 17, na casa dela, nos Jardins.

    TRINCHEIRA
    Reunidas em São Paulo nesta sexta (7), cerca de cem lideranças e ativistas discutiram o que consideram uma escalada da criminalização dos movimentos sociais e de direitos humanos no Brasil. O grupo debateu leis que podem restringir a atuação política e o direito de protestar, além de conversar sobre estratégias para enfrentar a situação.

    CARTA ABERTA
    Especialistas e entidades ligadas à política relacionadas às drogas saíram em defesa do programa Braços Abertos depois que o prefeito eleito, João Doria (PSDB), disse que irá extinguir a iniciativa da gestão de Fernando Haddad (PT). Cerca de 40 ONGs reunidas na Plataforma Brasileira de Política de Drogas assinaram uma carta favorável ao projeto, entre elas a Pastoral Carcerária, o Instituto Sou da Paz, o IDDD (Instituto de Defesa do Direito de Defesa) e o IBCCrim (Instituto Brasileiro de Ciências Criminais).

    É FICÇÃO
    Um dos momentos mais aplaudidos do musical "My Fair Lady", em cartaz no Teatro Santander, em SP, é quando o personagem de Paulo Szot, um professor de fonética, diz para outro: "Se eu lhe der seis meses de aula, esse pobre salafrário vai poder escolher entre uma cadeira no Senado ou um mandato de deputado". Mas a frase não é um improviso do ator: ela está no texto original da peça, escrito há 60 anos.

    -

    MESA SOLIDÁRIA
    O cantor Daniel se apresentou no jantar beneficente da AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente), no restaurante Fogo de Chão. A apresentadora Eliana, madrinha da entidade, e a presidente voluntária da instituição, Regina Velloso, participaram do evento, na quarta (5). Angelo Franzão, superintendente de marketing da AACD, e o empresário Paulo Velloso também compareceram.

    -

    DENÚNCIA COM ARTE
    O artista Francisco Rosa abriu na quinta (6) a exposição "Mariana e Outras Minas", sobre o rompimento da barragem em Mariana (MG), na Luis Maluf Art Gallery da Vila Madalena. Os atores Paulo Vilhena, Pedro Henrique Moutinho e Natallia Rodrigues, o chef Carlos Bertolazzi e o empresário André Diniz foram à estreia da mostra.

    -

    CURTO-CIRCUITO

    Danielle Dahoui lança o livro "A Pequena Ruella", neste sábado, das 15h às 18h, na livraria da Vila da alameda Lorena.

    A Galeria Nicoli abre a exposição "Entrega", de Marina Zumi, neste sábado, nos Jardins.

    O Memorial da Resistência, na Luz, recebe neste sábado o lançamento de livro sobre legados da ditadura na área de segurança pública, de Maria Pia Guerra, às 14h.

    Liniker apresenta seu novo CD no "Metrópolis", da TV Cultura, neste domingo, às 20h.

    O concurso de saltos Longines CSI-W termina neste domingo, na Hípica Paulista.

    Com JOELMIR TAVARES, LETÍCIA MORI e DIEGO ZERBATO.

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024