• Colunistas

    Friday, 26-Apr-2024 03:21:19 -03
    Mônica Bergamo

    Grupo marca ato na Paulista em apoio a Trump e contra 'Dilma americana'

    13/10/2016 18h46 - Atualizado às 21h58

    O movimento Juntos pelo Brasil marcou um ato de apoio a Donald Trump para o próximo dia 29 na avenida Paulista.

    A manifestação é para mostrar "que o Brasil apoia os irmãos conservadores americanos, e que nós não queremos ver a Dilma Americana na Presidência!", segundo a descrição do evento no Facebook.

    Trump disputa a presidência dos Estados Unidos pelo Partido Republicano, concorrendo com a democrata Hillary Clinton.

    A página já teve a confirmação de presença de 580 pessoas até a noite desta quinta (13).

    "Estamos fazendo o ato porque a cobertura da mídia brasileira tem sido vergonhosa. Nunca mostra os dois lados", diz Leandro Mohallem, um dos fundadores do Juntos pelo Brasil.

    "Nos Estados Unidos, a Fox News mostra os dois lados. Você vê algum equilíbrio. A grande mídia brasileira só tem falado mal do Trump e escondido todos os crimes da Hillary."

    Tradicionalmente conservadora, a Fox é citada entre os veículos de comunicação que apoiam o republicano, embora não tenha dado declaração formal de preferência por ele.

    Mohallem diz que acompanha a eleição americana porque "o que acontece nos Estados Unidos repercute aqui. É uma ingenuidade acreditar que o Brasil está em uma bolha".

    DOUTRINAS VERMELHAS

    A organização do evento, que conta ainda com os movimentos Direita São Paulo e Crítica Nacional, sugere que os manifestantes usem roupas azuis, brancas e vermelhas —as cores da bandeira dos EUA.

    O vermelho, cor tradicionalmente usada pelos republicanos, não foi adotado para o ato porque "tem uma conotação negativa aqui no Brasil", explica Mohallem, rindo.

    Para o organizador, tanto Hillary Clinton quanto Dilma Rousseff "cometeram crimes, têm passado comunista, são absolutamente inaptas para comandar um país".

    Trump, por outro lado, "não tem medo de ser xingado pela mídia, tem experiência na área de negócios, sabe negociar, é quem pode restaurar as relações com a Rússia para evitar uma tragédia mundial".

    O movimento Juntos pelo Brasil se define em sua página no Facebook como um grupo que "luta no combate a corrupção, e doutrinas vermelhas anti democráticas, inimigas da família e dos princípios de Ordem e Progresso que estão escritos em nossa amada bandeira [sic]".

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024