• Colunistas

    Wednesday, 15-Jan-2025 05:01:06 -03
    Mônica Bergamo

    Após julgar caso do Carandiru, Ivan Sartori será denunciado no CNJ

    17/10/2016 02h00

    Fabio Braga/Folhapress
    SAO PAULO, SP, BRASIL, 06-06-2013: Sartori posa para retrato em set gabinete no Tribunal de Justica. O desembargador Ivan Sartori, 56, atual presidente do Trubunal de Justica do Estado de Sao Paulo, esta mudando os modos dos antigos presidentes. (Foto: Fabio Braga/Folhapress, PODER)***EXCLUSIVO***.
    Desembargador Ivan Sartori, do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo

    O desembargador Ivan Sartori, ex-presidente do Tribunal de Justiça de SP, será denunciado nesta terça (18) ao CNJ (Conselho Nacional de Justiça) por abuso e falta de isonomia e impessoalidade no julgamento dos policiais que participaram do massacre do Carandiru. A reclamação disciplinar, assinada por dezenas de entidades ligadas aos direitos humanos, será encaminhada à presidente do órgão, Cármen Lúcia.

    DEFESA
    Sartori votou pela absolvição de 74 policiais e alegou que não houve massacre, e sim legítima defesa. Depois, afirmou em redes sociais que a cobertura da imprensa era tendenciosa e que ele se perguntava se não há dinheiro do crime organizado financiando parte da mídia e também as organizações de direitos humanos.

    LISTA
    Entre as entidades que vão assinar o documento estão o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, a Conectas Direitos Humanos, a Justiça Global, o Conic (Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil), a Comissão de Justiça e Paz de São Paulo e os institutos Sou da Paz e Vladimir Herzog.

    LISTA 2
    A reclamação será ratificada também por acadêmicos como Luiz Carlos Bresser-Pereira, José Gregori, Paulo Sérgio Pinheiro (os três foram ministros do governo FHC), Fábio Konder Comparato, Marilena Chaui e Dalmo Dallari, entre outros.

    OLHA NÓS AQUI
    Os organizadores do ato pró-Donald Trump marcado para o próximo dia 29 na avenida Paulista procuraram a campanha do candidato republicano à presidência dos Estados Unidos. O grupo brasileiro quer conseguir uma manifestação de apoio oficial. "Isso fortaleceria ainda mais o nosso evento", diz Dennis Heiderich, do Juntos pelo Brasil, movimento que convoca o encontro.

    AJUSTE FISCAL
    O deputado Rocha (PSDB-AC) apresentou um projeto na Câmara para revogar a lei que obriga o Estado a pagar a segurança dos ex-presidentes. Hoje, José Sarney, Fernando Collor, FHC, Lula e Dilma Rousseff têm direito a quatro servidores e dois carros oficiais pagos pela Presidência da República.

    DOS CONTOS DELA
    O médico e colunista da Folha Drauzio Varella com sua mulher, a atriz Regina Braga, estiveram no lançamento do livro "Então É Isso?!", da atriz e cantora Letícia Coura, do Teatro Oficina. Lua Lucas, também artista do grupo, o diretor Ivam Cabral, a figurinista Sônia Ushiyama e o dramaturgo Alex Giostri foram outros convidados do evento, na quinta (13), na Casa das Rosas.

    #PETSNOMETRÔ
    Donos de animais estão em campanha para que o transporte de bichos de estimação seja liberado no Metrô de SP, como já ocorre nos ônibus da capital. Um abaixo-assinado com a solicitação conseguiu 265 adesões no site Change.org. Atualmente só cães-guia podem entrar nos vagões.

    #PETSNOMETRÔ 2
    No ano passado, o deputado estadual Feliciano Filho (PSC-SP) fez pedido semelhante, que foi negado. O metrô diz, em nota, que "as características do sistema metroviário –suas instalações e equipamentos com alto grau de automação– são inadequadas para animais, pois podem oferecer riscos de ferimento e transtornos aos demais usuários".

    TELA CHEIA
    Marco Luque vai incluir um novo personagem em suas participações no programa "Altas Horas", da Globo. O Betoneira, que é gordo, já é apresentado pelo humorista no teatro, mas para estrear na TV ele precisa de uma caracterização melhor. "No palco tenho uma máscara que ponho e tiro rapidamente", diz Luque. "Para a TV tem que ser algo mais trabalhado. Em full HD aparece tudo!"

    NOVO CAMINHO
    O documentarista Sergio Roizenblit vai estrear na ficção com um longa baseado na peça "Agreste", de Newton Moreno, vencedora dos prêmios Shell e APCA em 2004. O filme será rodado em Curaçá, na Bahia.

    EXPEDIÇÃO AFETIVA
    O livro "Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo", sobre o filme homônimo de Marcelo Gomes e Karim Aïnouz, teve lançamento na quinta (13), na Galeria Vermelho. A atriz Guta Ruiz, o escritor e jornalista Bernardo Carvalho e os cineastas Vera Egito e Lírio Ferreira passaram por lá.

    CURTO-CIRCUITO

    A Odebrecht Agroindustrial assina nesta segunda (17) acordo com a Aston Martin Racing para a neutralização das emissões de carbono da escuderia.

    A violinista sul-coreana Ji Young Lim participa de concerto nesta segunda (17) no Theatro São Pedro, às 20h.

    A Love Together e a Shop2gether promovem jantar beneficente nesta segunda (17), no Rodeio.

    com JOELMIR TAVARES, LETÍCIA MORI e DIEGO ZERBATO

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2025