• Colunistas

    Thursday, 27-Jun-2024 23:52:48 -03
    Mônica Bergamo

    Dornelles avalia lançar medidas contra crise no Rio depois do 2º turno

    25/10/2016 02h00 - Atualizado às 11h57
    Erramos: esse conteúdo foi alterado

    Ruy Baron - 4.dez.2014/Valor
    Francisco Dornelles, hoje governador interino do Rio de Janeiro, em foto de 2014
    Francisco Dornelles, hoje governador interino do Rio de Janeiro, em foto de 2014

    O governador em exercício do Rio, Francisco Dornelles (PP), estuda adiar para depois do segundo turno as medidas que baixaria amanhã para enfrentar a crise financeira no Estado. Elas são consideradas drásticas demais para serem publicadas em período eleitoral.

    FACA
    Entre outras medidas, Dornelles estuda aumentar a contribuição previdenciária de funcionários públicos de 11% para 14%, além de criar uma outra, extraordinária, que poderia chegar a 16%. Na prática, os descontos nos salários chegarão a 30% caso a proposta seja aprovada.

    TUDO E TODOS
    As medidas alcançariam também parlamentares, juízes, desembargadores e promotores, ativos e inativos. O desafio será aprová-las na Assembleia Legislativa.

    TALHER
    Michel Temer recebe hoje em almoço o prefeito eleito de SP, João Doria. O presidente municipal do PMDB e assessor do presidente, José Yunes, também estará no encontro. Em pauta, além das dificuldades econômicas que afetam também a cidade, estará a possibilidade de se reproduzir, no plano municipal, a aliança que já existe entre PMDB e PSDB no governo federal.

    NA FALTA DE OUTRO
    Alvo de bombardeio do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e de ministros e auxiliares do próprio Temer, Alexandre de Moraes tem se segurado no cargo graças à dificuldade que seus críticos têm de encontrar um nome para substituí-lo no espinhoso cargo.

    ESTANTE
    O total de empréstimos no acervo circulante da Biblioteca Mário de Andrade aumentou de 2.300 livros retirados ao mês para cerca de 8.700 depois da implantação do sistema de autoatendimento, em março, e da abertura 24 horas. "A medida pode ser mantida na próxima gestão, pois fizemos isso com o orçamento congelado", diz Luiz Armando Bagolin, diretor do espaço.

    CAPITAL DAS CAPITAIS
    O deputado federal Diego Garcia (PHS-PR) enviou um projeto de lei à Câmara para tornar a cidade de Curitiba a Capital Nacional Anticorrupção, em homenagem à força-tarefa da Operação Lava Jato.

    NO PASSADO
    O parlamentar foi denunciado pelo Ministério Público por corrupção ativa sob acusação de subornar uma agente do Detran, em 2005. O caso prescreveu no ano passado.

    NO PRESENTE
    Garcia estava nesta segunda (24) na audiência pública promovida pela Câmara dos Deputados para discutir o projeto de dez medidas contra a corrupção proposto pelo Ministério Público. Ela ocorreu no Paraná e entre os debatedores estavam o juiz Sérgio Moro e o promotor Deltan Dallagnol.

    NO LAÇO
    Após se mobilizarem contra as vaquejadas, integrantes do partido Animais vão se empenhar para conseguir as assinaturas necessárias para oficializar a legenda. Ela foi registrada em cartório em agosto e tem que buscar o apoio de 500 mil eleitores. Na batalha contra competições com cavalos e bois, o movimento enviou milhares de e-mails ao STF (Supremo Tribunal Federal), que acabou proibindo a prática.

    AMIGO TOM
    O comediante Tom Cavalcante vai apresentar seu show de humor no 14º Natal do Bem. O evento beneficente é organizado pelo Grupo Lide, de João Doria (PSDB).

    Neste ano, será no dia 13 de dezembro, no hotel Grand Hyatt. Tom esteve há alguns dias no jantar em homenagem a Doria feito pela empresária Lucilia Diniz.

    -

    VIDA LONGA
    O empresário Jacintho Onório celebrou seus 100 anos na sexta (21) com festa na casa da família nos Jardins, junto com a mulher, Vanda Jacintho, e as netas, Stella e Vanda. O ex-ministro Nelson Jobim, a apresentadora Isabella Fiorentino e Chiquinho Scarpa estiveram presentes, assim como Flora Gil, mulher de Gilberto Gil.

    -

    PRIMEIRO DESFILE
    A Animale abriu no domingo (23) os desfiles da São Paulo Fashion Week no Tower Bridge Corporate. Lorena Maraschi foi uma das modelos que apareceu na passarela. A apresentadora Ticiana Villas Boas, a modelo Gianne Albertoni e o empresário Paulo Borges, idealizador da semana de moda, estiveram por lá.

    -

    CURTO-CIRCUITO

    O Espaço das Américas recebe nesta terça (25) jantar da ONG Amigos do Bem, criada pela empresária Alcione de Albanesi.

    Christiano Jorge Santos abre nesta terça (25) na PUC-SP a Jornada de Temas de Direito Penal, em conjunto com a USP.

    Paulo de Morais organiza nesta terça (25) jantar de João Doria com a comunidade jurídica.

    Alonso Alvarez faz nesta terça (25) bate-papo literário, às 14h, na Biblioteca Raul Bopp.

    Com JOELMIR TAVARES, LETÍCIA MORI e DIEGO ZERBATO.

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024