• Colunistas

    Sunday, 28-Apr-2024 13:25:01 -03
    Mônica Bergamo

    Suposto elo com tucanos, Paulo Preto é destaque da delação da Odebrecht

    29/10/2016 02h00

    Mateus Bruxel - 31.out.2010/Folhapress
    O ex-diretor de engenharia da Dersa Paulo Vieira de Souza concede entrevista nas eleições de 2010
    O ex-diretor de engenharia da Dersa Paulo Vieira de Souza concede entrevista nas eleições de 2010

    O engenheiro Paulo Vieira de Souza, o Paulo Preto, acabou se tornando personagem de grande destaque na delação da empreiteira Odebrecht, que está em fase de finalização.

    ELO
    Souza, que será apontado como elo entre a empreiteira e recursos destinados a ela para políticos do PSDB, foi diretor da Dersa em governos tucanos. O engenheiro não foi encontrado pela coluna para responder.

    ELO 2
    O nome de Souza se tornou conhecido na campanha de 2010, quando Dilma Rousseff o citou em um debate com José Serra. A então candidata fazia referência a reportagens que o apontavam como um dos tesoureiros informais do partido. Na época, ele negou as acusações.

    ELO 3
    E o nome do ex-deputado Márcio Fortes aparece também na negociação da delação da OAS ligado a Serra.

    VOZ ISOLADA
    Em julho, quando a coluna revelou que ele era citado nas tratativas das grandes empreiteiras com o Ministério Público Federal como negociador do atual chanceler, o tucano disse: "Não existem interlocutores autorizados a falar em meu nome".

    TÔ COM ELE
    Após criticar o colega de partido João Doria por dizer durante a campanha que iria extinguir a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, a deputada federal Mara Gabrilli (PSDB-SP) aprovou a escolha do advogado Cid Torquato como titular da pasta. A parlamentar, que depois procurou o prefeito eleito para pedir a manutenção da secretaria e evitar a fusão dela com outras áreas, tem boa relação com Torquato, que, como ela, também é cadeirante.

    VAI, MAS VOLTA
    As atrizes Eva Wilma e Nicette Bruno encerram a temporada de "O Que Terá Acontecido a Baby Jane?" neste domingo (30), mas voltam em 2017. Com lotação máxima em quase todas as sessões, o espetáculo retorna ao Teatro Porto Seguro em fevereiro.

    15 MINUTOS DE FAMA
    A propaganda de fim de ano da TV Globo terá, pela primeira vez, a presença da "não globais". Neste ano, representantes de ONGs e anônimos que apareceram em programas da emissora vão dividir espaço com artistas e apresentadores no vídeo. A gravação terá 1.500 pessoas —a média costuma ser entre 250 e 300— e arranjo da dupla canadense Daveed Goldman e Nobu Adilman, os criadores do coro "Choir! Choir! Choir!".

    CORRIDA MÉDICA
    A equipe médica do GP Brasil de Fórmula-1 simula neste sábado (29) um novo plano para acidentes. A promessa é baixar o tempo de atendimento e reduzir o processo de quatro para três etapas. O procedimento era preparado há dois anos pelo hospital São Luiz, responsável pelo socorro médico, e foi aprovado pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA).

    -

    ESTILO PRÓPRIO
    A estilista Gloria Coelho apresentou na quinta (27) sua coleção de inverno na São Paulo Fashion Week com um desfile no campus da Faap. Na plateia do evento estavam as apresentadoras Ana Hickmann e Ticiane Pinheiro, a consultora de moda Gloria Kalil, a empresária Ana Paola Diniz e a blogueira Anna Fasano.

    -

    IMAGEM NA GARRAFA
    O fotógrafo Sebastião Salgado participou do lançamento da série especial de um champanhe, na quarta (26), na casa do arquiteto Paulus Magnus. A edição limitada da marca Taittinger traz uma foto de autoria de Salgado no rótulo. A modelo Stella Yeshua e a empresária Marina Morena estavam entre os convidados.

    -

    CURTO-CIRCUITO

    O livro "Um Nazista em Copacabana", de Ubiratan Muarrek, será lançado neste sábado (29), na Livraria Ouvidor, em Belo Horizonte. A partir das 10h.

    Paulo Miklos, Marcelo Jeneci e Tulipa Ruiz cantam neste sábado (29) no Park'n Roll, festival no parque Cândido Portinari, das 13h às 18h. Grátis.

    Paralamas do Sucesso e Humberto Gessinger fazem show neste sábado (29) no Citibank Hall, a partir das 22h30.

    A OAB-SP reúne seis comissões em congresso sobre intolerância, neste sábado (29), a partir das 9h, no Teatro Fecomercio.

    A Ampara Animal faz evento de adoção de cães e gatos, neste fim de semana, das 11h às 17h, na unidade Villa-Lobos da loja Cobasi.

    Com JOELMIR TAVARES, LETÍCIA MORI e DIEGO ZERBATO.

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024