• Colunistas

    Friday, 03-May-2024 23:25:04 -03
    Mônica Bergamo

    Cidades que atualizaram dados para excluir eleitores mortos têm abstenção menor

    01/11/2016 02h00

    Alan Marques-3.out.14/Folhapress
    BRASÍLIA, DF, BRASIL, 03.10.2014. às 10H20. Fac-simile da urna eletrônica que será usada no próximo domingo é exposta na entrada do auditorio do TSE. O Tribunal Superior Eleitoral promove encontro para apresentar o processo eleitoral brasileiro para os observadores internacionais das eleições de 2014. (FOTO Alan Marques/ Folhapress) PODER
    Urna eletrônica; abstenção foi menor em cidades que tiveram recadastramento

    A abstenção de eleitores em cidades que completaram o recadastramento eleitoral antes das eleições foi bem menor do que naquelas em que ele não foi realizado. O índice de ausentes nas primeiras foi de 16%, em média, no segundo turno. Nas demais, ele chegou a 24,58%.

    MORTO-VIVO
    Os dados, compilados pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), confirmam a suspeita de que o alto índice de abstenção em boa parte das cidades pode ter sido inflado por eleitores que já morreram ou que se mudaram de cidade, mas ainda constam como aptos a votar naquele lugar. Quando há recadastramento, eles são eliminados da lista e o índice de abstenção cai.

    NO COMEÇO
    As capitais que bateram recordes de abstenção têm em comum o fato de não terem completado o recadastramento. No Rio de Janeiro, onde ele alcançou só 3,44% dos eleitores, os "ausentes" chegaram a 26,8%. Em Porto Alegre, com 5,81% de recadastrados, a abstenção bateu nos 25,26%. Em Belo Horizonte, com 14,63% de recadastrados, chegou a 22,7%.

    REGRA
    Há poucas exceções ao que parece ser uma regra: Goiânia e Porto Velho recadastraram 99% dos eleitores e tiveram alto índice de ausentes, de 24% e 23,3%, respectivamente.

    MAIS É MENOS
    As capitais que, no segundo turno, registraram os menores índices de abstenção já completaram o recadastramento e puderam realizar a eleição por meio de identificação biométrica. É o caso de Recife e Vitória, em que a abstenção foi de 13%, e São Luís e Florianópolis, com 16%.

    Divulgação
    O prefeito eleito João Doria e Romero Britto
    O prefeito eleito João Doria recebe quadro de Romero Britto nos EUA

    URNA FECHADA
    Eleito no primeiro turno em São Paulo, João Doria (PSDB) jantava tranquilamente no domingo, durante a apuração de votos no Brasil, no restaurante Cipriani, em Miami. Estava com a mulher, os filhos e o pintor Romero Britto.

    MEIO TERMO
    Parlamentares ligados a Aécio Neves lançaram a ideia de ele prorrogar seu mandato na presidência do PSDB, com apoio de Geraldo Alckmin. Em troca, o senador, que sofreu uma derrota eleitoral em Minas Gerais, declararia apoio à candidatura do paulista à Presidência.

    PULGA
    O problema é a desconfiança que o grupo de Alckmin nutre em relação ao mineiro.

    MÃOS DADAS
    Movimentos sociais divulgam nos próximos dias um manifesto "em defesa da democracia e contra as perseguições a Lula". O texto afirma que "são preocupantes os caminhos pelos quais enveredam acusações e processos" contra o ex-presidente e outros cidadãos. E critica "medidas de exceção que viraram rotina" na Operação Lava Jato.

    MÃOS DADAS 2
    Entre os que têm recolhido adesões ao documento estão Rogério Sottili, secretário nacional de Direitos Humanos nos governos Lula e Dilma Rousseff, e João Pedro Stédile, do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra).

    DOSE DUPLA
    A atriz Dira Paes participou de debate após a projeção do filme "Redemoinho", no qual ela atua, na sexta (28), na Mostra Internacional de Cinema de SP. O filme "Divinas Divas" teve exibição e debate no mesmo dia, também no shopping Frei Caneca. Passaram por lá os atores Taumaturgo Ferreira, Cassia Kis e Leandra Leal. Os diretores Cao Hamburger e Bruno Barreto também compareceram.

    BOM COMPANHEIRO
    O gato da atriz Phedra D. Córdoba será lembrado no espetáculo que vai encerrar o festival Satyrianas, no próximo dia 15, na praça Roosevelt. "Entrevista com Phedra", estreia de Miguel Arcanjo Prado como autor de teatro, vai fazer referências a Primo Bianco com miados tocados no sistema de som. O bichano, que sempre estava com a artista nos encontros que inspiraram o jornalista a escrever o texto, foi adotado por um fã após a morte da cubana, em abril.

    SANTÍSSIMA TRINDADE
    Em cartaz no Teatro Vivo com o musical "Jim", sobre o roqueiro americano Jim Morrison, o ator Eriberto Leão tem planos de fazer mais duas peças sobre nomes da contracultura. "A ideia é ter uma trilogia sobre o assunto. Ainda não decidi quais serão as pessoas", diz.

    EM FAMÍLIA
    A apresentadora Xuxa esteve na sexta (28) nos bastidores do desfile da Coca Cola Jeans, na São Paulo Fashion Week, acompanhando a filha, Sasha Meneghel Szafir, que subiu à passarela. O pai da modelo, o ator Luciano Szafir, passou por lá.

    CURTO-CIRCUITO

    O fotógrafo Sebastião Salgado participa nesta terça (1º) da abertura da 18ª Assembleia da RedLAC, em Brasília.

    O Instituto Brasileiro de Administração Judicial realiza nesta terça (1º) evento com a participação do professor William Gilles, da Sorbonne.

    O CCBB-SP abre nesta quarta (2) mostra individual de Héctor Zamora, às 11h. Grátis.

    A associação Tucca faz jantar beneficente nesta terça (1º), às 20h30, na Casa Jereissati.

    Paula Fernandes canta em evento em prol da Laramara, no dia 28 de novembro.


    com JOELMIR TAVARES, LETÍCIA MORI e DIEGO ZERBATO

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024