• Colunistas

    Sunday, 28-Apr-2024 17:26:24 -03
    Mônica Bergamo

    Ministros do STF ficam 'perplexos' com reincidência de Duda Mendonça

    04/11/2016 02h00 - Atualizado às 15h38
    Erramos: esse conteúdo foi alterado

    Victor Moriyama/Folhapress
    SAO PAULO, SP, BRASIL. 12/06/2013. O Publicitario Duda Mendonca e o entrevistado nos estudios do UOL em Sao Paulo. (Fotos: Victor Moriyama/Folhapress, PODER) © Folhapress 2013 - Todos os direitos reservados.
    O publicitário Duda Mendonça, em junho de 2013

    O envolvimento de Duda Mendonça em mais um episódio irregular de campanha surpreendeu ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) que participaram do julgamento do publicitário no caso do mensalão. Alguns se disseram perplexos pelo fato de ele repetir a dose.

    POR POUCO
    Um dos magistrados afirmou à coluna que Duda passou "pela fresta" ao ser absolvido no mensalão, já que havia elementos para condená-lo por lavagem de dinheiro. Na época, foi dado a ele o benefício da dúvida de que poderia de fato não saber de onde viriam os recursos que o PT usou para pagar sua campanha.

    SERÁ POSSÍVEL?
    Outro magistrado diz não ser possível "prejulgar alguém com base em reportagens de jornais". Mas afirmou que, se confirmado, como revelou a Folha, que Duda recebeu recursos da Odebrecht, via caixa dois, pelo marketing da campanha de Paulo Skaf, presidente da Fiesp, ao governo de SP em 2014, será um caso de "burrice".

    NADA SEI
    Skaf diz que não conhece o assunto e que considera absurdas informações de que despesas de sua campanha foram pagas com caixa dois. Duda, que já procurou o Ministério Público Federal para negociar delação premiada, não se manifesta.

    LITERATURA
    Mozart Neves Ramos, diretor do Instituto Ayrton Senna, relutava em aceitar o convite de João Doria para o cargo de secretário municipal da Educação. Na avaliação da equipe do prefeito eleito, no entanto, ele aceitará o desafio. Só não teria sido anunciado ainda porque o tucano está no exterior.

    DESCANSO
    Doria está ainda viajando com a família, num roteiro que inclui EUA e República Dominicana. Convidado para o Teleton, ele não poderá, por isso, comparecer ao evento da AACD e do SBT, que começa nesta sexta (4). O tucano prometeu doar para a entidade de assistência a pessoas com deficiência seu primeiro salário no cargo.

    DE VOLTA
    E Doria grava no próximo dia 14 entrevista a Fábio Porchat na Record. A equipe do humorista pediu que ele leve a mulher, a artista plástica Bia Doria. As brincadeiras que serão feitas com o casal ainda não foram definidas. "Mas com certeza vamos zoar", diz Porchat.

    O BOM PALHAÇO
    A coordenadora do Centro de Memória do Circo, a atriz Verônica Tamaoki, foi homenageada na quarta (2) no Espaço Parlapatões. A festa teve apresentações circenses dos atores Raul Barretto, Viviane Figueiredo e e Daniela Rocha-Rosa, que levou sua filha, Maia Rocha. Os atores e palhaços Helena Barreto e Hugo Possolo, além de Roger Avanzi, o Picolino, também participaram.

    ELES PASSARÃO
    Depois de ir ao Rio apoiar a campanha de Marcelo Freixo (PSOL) à prefeitura, o vereador eleito Eduardo Suplicy (PT-SP) volta à capital fluminense na semana que vem para participar da Flupp (Festa Literária das Periferias), na Cidade de Deus. Suplicy e Freixo estarão na mesa "Nós, Passarinhos" —referência ao poema de Mario Quintana.

    ORÇAMENTO
    O Museu do Futebol, em São Paulo, quer autorização para captar R$ 4,7 milhões pela Lei Rouanet para seu funcionamento em 2017. O pedido está em análise.

    NA ESTANTE
    A editora Sextante vai reeditar "O Que É Isso, Companheiro?", de Fernando Gabeira. A obra foi lançada pela primeira vez há 40 anos.

    CONEXÃO
    O documentário sobre a relação do cantor Nasi com a religião iorubá e o retiro espiritual que fez na Nigéria no ano passado terá gravações adicionais no Brasil. O vocalista do Ira! e o sacerdote Babá King, seu guru, vão dar depoimentos para a produção, que será dirigida por João Wainer. Nasi também renovou seu contrato com o Canal Brasil para fazer a quinta temporada do programa "Noite Adentro".

    CHEFS PELAS CRIANÇAS
    A Tucca (Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer), dirigida pelos médicos Sidnei e Claudia Epelman, realizou na terça (1º) a segunda edição do Projeto Chefs pela Cura. Os empresários Josef Kurc e Karen Oliveira foram alguns dos convidados que degustaram o menu dos chefs Salvatore Loi e Rodolfo de Santis.

    CURTO-CIRCUITO

    Fabiana Delfim e Giuliana Romanno fazem almoço de lançamento da coleção fitness de inverno 2017. Nesta sexta (4), no restaurante Nonno Ruggero, no Jardim Paulista.

    Anna Tréa faz show nesta sexta (4), às 20h, no Itaú Cultural. Grátis.

    O evento de música eletrônica Metanol e Convidados tem edição nesta sexta (4) na Trackers, a partir das 23h.

    David Guetta toca nesta sexta (4) no Espaço das Américas.

    com JOELMIR TAVARES, LETÍCIA MORI e DIEGO ZERBATO

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024