• Colunistas

    Saturday, 20-Apr-2024 12:05:11 -03
    Mônica Bergamo

    Reclamações contra serviço público crescem 65% de janeiro a outubro

    25/11/2016 02h00

    Pedro Ladeira/Folhapress
    Muro de metal durante protestos contra impeachment na Esplanada dos Ministérios, em Brasília
    Muro de metal durante protestos contra impeachment na Esplanada dos Ministérios, em Brasília

    As reclamações contra órgãos e funcionários públicos explodiram entre janeiro e outubro deste ano. A Ouvidoria-Geral da União, ligada ao Ministério da Transparência, registrou aumento de 65% nas manifestações, que passaram de 4.500 no período.

    RANKING
    No primeiro lugar das reclamações e denúncias está a falta de transparência em órgãos públicos. Depois aparecem: atendimento prestado por funcionários públicos, burocracia e corrupção.

    NA VITRINE
    Já a Ouvidoria-Geral, que credita parte do aumento à intensificação de campanhas para divulgá-la, teve boa avaliação. Do total de pessoas que a procuraram, 66% se disseram satisfeitas com o atendimento.

    ABISMO
    São fortes os rumores de que Wilson Carlos, ex-braço direito de Sérgio Cabral e preso na mesma operação que deteve o ex-governador do Rio de Janeiro, pode fazer delação premiada. Os dois são amigos de infância.

    FILME QUEIMADO
    O procurador regional eleitoral em São Paulo, Luiz Carlos dos Santos Gonçalves, vai processar o site O Antagonista por ter usado equivocadamente a foto dele numa notícia sobre a prisão de um homônimo suspeito de ligação com o PCC. O texto se referia ao vice-presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, Luiz Carlos dos Santos, mas a foto publicada na terça (22) era a do procurador.

    FILME 2
    Gonçalves diz que a imagem ficou no ar por algumas horas e foi apagada após alertas de leitores. "Mas o estrago já estava feito. A foto foi compartilhada em sites e redes sociais. Foi uma enxurrada de comentários de ódio. Uma pessoa escreveu: 'Vamos marcar bem o rosto desse cara'. O prejuízo é incalculável." Ele diz que vai pedir na Justiça retratação e indenização por danos morais. O site, que tem entre seus editores o jornalista Mario Sabino, não comenta.

    OLHO NA FRAUDE
    Celso Russomanno (PRB) volta ao ar na Record nesta sexta (25) falando de Black Friday. As promoções fraudulentas serão o tema do quadro do deputado federal no programa "Hoje em Dia", o "Patrulha do Consumidor". O candidato derrotado a prefeito de SP também está fazendo gravações para retomar a participação no "Cidade Alerta", na mesma emissora.

    EM CAMPO
    Monica Serra participou de reunião realizada por Bia Doria, futura primeira-dama da capital, com associações de mulheres e de bairros, na semana passada. O encontro, para discutir creches, foi no escritório da psicanalista Maria Cecília Parasmo, nos Jardins. A ex-primeira dama do Estado, que coordenou o Fundo Social de Solidariedade de 2007 a 2010, no governo José Serra (PSDB), disse que quer dividir sua experiência com a mulher de Doria e "facilitar o caminho" para ela.

    OUTRO LADO
    José Serra não apoiou Doria para prefeito, embora os dois sejam do mesmo partido.

    ALINHADA
    Bia reiterou na reunião os planos do marido para a área. Ele quer ampliar os convênios com organizações sociais e fazer parcerias com empresas para administrar as creches. Construir novas unidades não será prioridade. A assessoria do tucano diz que a primeira-dama "será sempre solidária aos projetos sociais da cidade, mas não terá cargo executivo em nenhum deles. Continuará dedicada aos filhos e à carreira de artista plástica".

    VEM COMIGO
    Wagner Moura convidou o ator Fábio Assunção para participar neste sábado (26) da leitura do texto teatral "Tchau, Querida", de Ana Maria Gonçalves, na Balada Literária. Além de estar no elenco, Wagner também fará a direção da leitura da peça. O texto fala de questões políticas e sociais. O título é uma referência à frase de Lula a Dilma num telefonema, em março.

    O QUE SE VÊ POR AÍ
    A O2 Play, distribuidora da O2 Filmes, vai divulgar na Comic Con Experience, em SP, prévias dos filmes que serão lançados em 2017. Entre eles, estão um documentário sobre a banda de rock Sepultura e "A Repartição do Tempo", uma comédia inspirada em histórias em quadrinhos que relata uma viagem no tempo de funcionários públicos.

    -

    FESTA DO AFETO
    Com homenagem ao escritor Caio Fernando Abreu (1948-1996), a 11ª Balada Literária foi aberta na quarta (23) com o show "Em Tercina", com as irmãs Alzira E e Tetê Espíndola e a participação de Ney Matogrosso. O ator Wagner Moura e o escritor Marcelino Freire foram ao evento, no Auditório Ibirapuera.

    -

    BALANÇO DO DIREITO
    O Movimento de Defesa da Advocacia (MDA) realizou na terça (22) seu jantar de fim de ano no restaurante A Figueira Rubaiyat. O presidente da Associação de Advogados de São Paulo, Leonardo Sica, e os advogados Augusto de Arruda Botelho, Aldo de Cresci e Marcelo Knopfelmacher participaram do evento. O presidente do Instituto de Defesa do Direito de Defesa, Fábio Tofic Simantob, também esteve por lá.

    -

    CURTO-CIRCUITO

    A 3ª edição do InLoco Lar Galeria é neste fim de semana (26 e 27), numa casa na Vila Madalena, com exposições, shows e venda de obras de arte.

    É nesta sexta (25) a 2ª edição do Prêmio Ecoera, idealizado por Chiara Gadaleta, na Casa Vogue Experience.

    O cientista político Heni Ozi Cukier fala sobre a vitória de Donald Trump, nesta sexta (25), na Casa do Saber, às 20h.

    Com JOELMIR TAVARES, LETÍCIA MORI e DIEGO ZERBATO.

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024