• Colunistas

    Saturday, 04-May-2024 07:49:04 -03
    Mônica Bergamo

    Ministério Público prepara mutirão de depoimentos da delação da Odebrecht

    09/12/2016 02h00

    Paulo Whitaker/Reuters
    Sede da Odebrecht em São Paulo, em março; MPF prepara mutirão de depoimentos da delação
    Sede da Odebrecht em São Paulo, em março; MPF prepara mutirão de depoimentos da delação

    O Ministério Público Federal deve fazer um mutirão para colher os depoimentos dos delatores da Odebrecht. A previsão é a de que procuradores de diferentes lugares do país se envolvam na tarefa.

    FELIZ NATAL
    A ideia é terminar tudo até o fim do ano.

    A maior parte dos depoimentos deve começar na próxima semana.

    INTACTO
    Até agora nenhuma grande estrela do Judiciário apareceu nos relatos dos principais delatores da Odebrecht, que foram dados na fase de pré-delação da empresa.

    FOCO
    Há relatos, entre profissionais que trabalham inclusive para outras empresas que fizeram delação, de que alguns procuradores da Lava Jato têm bastante interesse em receber informações de eventuais irregularidades da área jurídica, e não apenas empresarial e política.

    FOCO 2
    Existe interesse em destrinchar, por exemplo, como e por que o ex-governador Sérgio Cabral, do Rio, se envolveu na indicação de magistrados para tribunais superiores.

    CRISE DA ALMA
    O líder espiritual Prem Baba diz que a quantidade de "coisas negativas que aconteceram em 2016" o inspirou a escrever o livro "O Propósito", lançado nesta quinta (8) pela Sextante. Ele terminou a obra em outubro. "Aumentou muito o número de pessoas que procuram orientação espiritual, que não sabem qual o sentido disso tudo", diz.

    CRISE DA ALMA
    Prem Baba afirma que continua se encontrando com políticos para tentar promover o autoconhecimento. "Essas crises vêm do fato de as pessoas se deixarem guiar por valores errados, como dar sentido para a vida através do dinheiro", diz. Ele já esteve com os governadores Tião Viana (AC) e Marconi Perillo (GO) e com Aécio Neves e Marina Silva, entre outros.

    LÁGRIMAS EM DOBRO
    Cintia Abravanel, a filha mais velha do apresentador Silvio Santos, chorou nas duas vezes em que visitou a exposição em homenagem ao pai dela, no MIS. "Muita coisa mostrada eu lembro de ter visto e vivido. É parte da minha história também", diz. Na abertura para convidados, ela percorreu a mostra primeiro com as duas filhas e depois com o filho, o cantor e ator Tiago Abravanel. Diante dos cenários e jogos, ele brincou de imitar o avô.

    DESCONSTRUINDO
    O "parklet" colocado em janeiro em frente ao Copan foi retirado há alguns dias. A empresa do ramo farmacêutico que mantinha a minipraça perto do edifício, no centro de SP, diz que já previa a remoção da estrutura em novembro. Na região da Subprefeitura da Sé, existem hoje 24 parklets instalados em parceria com a iniciativa privada.

    AGORA É QUE SÃO ELAS
    Só mulheres serão tema das exposições da série "Ocupação" em 2017, no Itaú Cultural. Laura Cardoso, Conceição Evaristo, Nise da Silveira, Aracy Amaral e Inezita Barroso vão ser homenageadas. Neste ano, artistas como Luiz Sergio Person e Cartola foram revisitados nas mostras. A que relembra Abdias Nascimento ainda está em cartaz no instituto, na avenida Paulista.

    EM ESCALA
    Os municípios paulistas vão receber uma cartilha sobre a lei anticorrupção, enviada pelo Fórum de Combate à Corrupção no Estado. "O objetivo é orientar principalmente as cidades pequenas, que têm menos instâncias de controle e mais dificuldade de aplicar a lei", diz Ivan Agostinho, presidente da Corregedoria-Geral da Administração do Estado, um dos 31 órgãos que integram o fórum.

    -

    DIREITOS GARANTIDOS
    Os advogados Theo Dias e José Luis Oliveira Lima estiveram no 10º jantar anual do Instituto de Defesa do Direito de Defesa (IDDD), na quarta (7). Participaram também o presidente da entidade, o advogado Fábio Tofic Simantob, e a presidente do conselho deliberativo, Dora Cavalcanti. Os advogados Celso Vilardi, Antonio Cláudio Mariz de Oliveira e Rogério Taffarello e o professor da Faculdade de Direito da USP Alamiro Salvador compareceram ao evento, no Lions Nightclub.

    -

    SOM DA CIDADE
    A cantora Elza Soares fez show no coquetel de abertura da SIM (Semana Internacional de Música) de São Paulo, na quarta (8). O músico Liniker e a cantora Mahmundi também se apresentaram na noite, no Auditório Ibirapuera.

    -

    CURTO-CIRCUITO

    Christiane Tricerri encena a peça "A Merda (La Merda)", de Cristian Ceresoli, na sexta (9), às 21h, no MIS.

    Marcelo Gallego, da Comissão da Diversidade Sexual da OAB, fala sobre direitos LGBT, na sexta (9), às 16h30, no Museu da Diversidade Sexual, na estação República.

    Vera Masagão, presidente da ONG Projeto Arrastão, promove no sábado (10) a 15ª Corrida pela Cidadania. No Pacaembu, a partir das 16h.

    Com JOELMIR TAVARES, LETÍCIA MORI e DIEGO ZERBATO.

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024