• Colunistas

    Friday, 17-May-2024 00:14:12 -03
    Mônica Bergamo

    Plano de Temer para segurança é criticado por ser 'genérico' e sem foco

    19/12/2016 02h00

    Pedro Ladeira - 20.jul.2016/Folhapress
    BRASILIA, DF, BRASIL, 20-07-2016, 16h00: O presidente interino Michel Temer e o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, durante solenidade de posse de Carlos Eduardo Barbosa Paes, para o cargo de defensor público-geral federal. A solenidade acontece no Ministério da Justiça. (Foto: Pedro Ladeira/Folhapress, PODER)
    O ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, e o presidente Michel Temer

    Alvo de críticas, o Plano Nacional de Segurança Pública que o governo vai lançar prevê ações em quatro eixos, o que contribui para torná-lo "genérico", segundo entidades que tiveram acesso ao texto. O projeto que era discutido no governo Dilma Rousseff (PT) tinha um foco principal, o combate aos homicídios.

    SOB ATAQUE
    A prevenção de assassinatos, que antes se concentraria nos 81 municípios mais violentos do país, agora terá ações em todo o território. Haverá ainda propostas de combate à violência contra a mulher e a crimes transnacionais, como tráfico de armas e drogas. O capítulo da "modernização e racionalização do sistema penitenciário" prevê a construção de 27 presídios.

    SOB ATAQUE 2
    Em reuniões para mostrar o plano, que quer também o endurecimento da progressão de pena, o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, deu sinais de que acredita no apoio do Congresso para aumentar o tempo de prisão em regime fechado. Em nota, a pasta diz que o pacto "continua sendo elaborado", com a participação de Estados, sindicatos e organizações. E informa que o ministro se reunirá com todos os governadores em janeiro para finalizá-lo e divulgá-lo.

    Leia a coluna completa aqui.

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024