• Colunistas

    Thursday, 16-May-2024 00:29:51 -03
    Mônica Bergamo

    Pedidos do governo de SP a Moro para ter acesso à Lava Jato estão parados

    20/12/2016 02h05

    Bruno Poletti - 17.out.2016/Folhapress
    Para Alckmin, não há motivo para que o Senado não vote segundo turno da PEC do Teto
    O governador Geraldo Alckmin

    Os pedidos do governo de São Paulo para ter acesso a trechos da Operação Lava Jato com denúncias que envolvem o Estado estão parados. A CGA (Corregedoria Geral da Administração), órgão estadual que nos últimos meses solicitou ao juiz Sergio Moro o compartilhamento de informações, diz que nunca recebeu resposta.

    VAIVÉM
    A CGA faz os pedidos para tocar investigações paralelas na esfera administrativa sobre suspeitas de irregularidades com a participação de servidores. Requer acesso, por exemplo, às menções a empresas que possam ter envolvimento com o cartel dos trens, caso que o órgão já apura. Obras do Metrô e da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) foram citadas na Lava Jato, com suspeitas de pagamento de propina.

    VAIVÉM 2
    O governador Geraldo Alckmin (PSDB) está sendo apontado como o "santo" das planilhas da Odebrecht, empreiteira que executou obras do Metrô. O codinome foi citado em e-mail de 2004, ligado a repasse de R$ 500 mil. A assessoria do tucano diz que o apelido "aparece em outros documentos oficiais apreendidos na Lava Jato referentes aos anos de 2002 e 2004, sem qualquer relação com eleições disputadas pelo governador".

    SOB SIGILO
    O presidente da CGA, Ivan Agostinho, já fala até em ir a Curitiba cobrar uma resposta. Os pedidos são encaminhados a Moro porque é o juiz quem decreta sigilo sobre as investigações e poderia liberar o acesso. A assessoria do magistrado não se manifestou sobre o caso.

    SALA DE AULA
    Os nove membros do conselho de administração da Petrobras fizeram há alguns dias um treinamento sobre a lei anticorrupção. O curso abordou prevenção à lavagem de dinheiro e responsabilização de empresas e de dirigentes por atos contra a administração pública. Neste ano, 63 mil profissionais da estatal já passaram pelas aulas.

    EU LÍRICO
    A cantora Ana Carolina lançou seu primeiro livro, 'Ruído Branco', com poesias e memórias, na sexta (16), na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, na Paulista; fãs da artista acamparam do lado de fora desde a madrugada.

    A TODA VELOCIDADE
    Militantes da área de mobilidade urbana saíram do Ministério Público nesta segunda (19) sem esperanças de conseguir ajuda do órgão para ao menos adiar o aumento do limite de velocidade nas marginais Tietê e Pinheiros. Elevar o limite é uma promessa de campanha do prefeito eleito João Doria (PSDB). A mudança deve ser implementada em janeiro.

    VELOCIDADE 2
    O grupo levou para a reunião um calhamaço de estudos e dados que vão contra a ideia de aumentar a velocidade. O promotor César Martins, da área de urbanismo, diz, porém, que o Ministério Público não vai interferir por enquanto na decisão e deve esperar o início das medidas antes de tomar qualquer atitude.

    ARRANCADA
    O ex-jogador Ronaldo vai fechar o ano com cerca de 19 mil alunos na Ronaldo Academy, a rede de academias de futebol que tem com o sócio Carlos Wizard. Com um ano de existência, o grupo tem 74 unidades espalhadas pelo mundo, sendo 31 no Brasil. Para 2017, a meta é abrir mais 80 complexos.

    QUEM FALA
    A palestra do ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal), sobre a Operação Lava Jato, e as que explicaram o impeachment foram as aulas de temas contemporâneos que mais encheram na Casa do Saber em 2016, segundo o diretor-executivo da instituição, Mario Vitor Santos. Professores como André Singer e Luiz Felipe Alencastro discursaram sobre o impedimento.

    QUEM FALA 2
    Ao todo, o local teve 200 palestrantes neste ano, que falaram também sobre temas como filosofia e neurociência.

    PRETO NO BRANCO
    O arquiteto Jorge Elias realizou no sábado (17) sua festa black tie de fim de ano, nos Jardins. Passaram por lá os casais Marlene Nicolau e Chiquinho Scarpa, Claudio Edinger e Betina Samaia, Nadia e Olavo Setubal e Márcia e Edemar Cid Ferreira. A empresária Mariangela Bordon também compareceu.

    CURTO-CIRCUITO

    A Matilha Cultural lança nesta terça (20) campanha de arrecadação para manter suas atividades, com show de MC Sombra e DJ KL Jay, às 19h.

    Os sócios Marcus Buaiz, Raphael Pinho e Rafael Coca fazem festa da Spark, nesta terça (20), no Soul Kitchen.

    O defensor público Rodrigo Nitrini lança nesta terça (20) o livro "Liberdade de Informação e Proteção ao Sigilo de Fonte", às 18h30, na Livraria da Vila do Pátio Higienópolis.

    com JOELMIR TAVARES, LETÍCIA MORI e BRUNO FÁVERO

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024