• Colunistas

    Sunday, 28-Apr-2024 20:18:14 -03
    Mônica Bergamo

    Presidente da Fiocruz vai a Brasília para tentar evitar caos devido a eleição

    03/01/2017 02h00 - Atualizado às 12h03
    Erramos: esse conteúdo foi alterado

    Alexandre Campbell/Folhapress
    Fachada da sede da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em Manguinhos, zona norte do Rio
    Fachada da sede da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em Manguinhos, zona norte do Rio

    SOBRE A PINGUELA
    O presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, tinha encontro agendado hoje com o ministro da Saúde, Ricardo Barros. A ideia era discutir a crise na Fiocruz, desencadeada com a notícia de que o governo de Michel Temer não nomearia Nisia Verônica Trindade Lima, a mais votada em eleição interna, para comandar a instituição, como ocorre há duas décadas.

    PINGUELA 2
    "Criou-se uma comoção de tal ordem que estou tentando evitar o caos, a catástrofe", dizia Gadelha. "Se prevalecer um processo desses, a turbulência, a crise institucional será imensa."

    AMIGOS
    Gadelha disse que a ideia era criar uma saída que ao mesmo tempo correspondesse à expectativa da Fiocruz sem deixar mal o ministro, parecendo que sua autoridade tinha sido contestada. "Disseram que se criava aqui uma oposição a ele, quando isso não é verdade."

    UM DIA DE CÃO
    O juiz Luís Carlos Valois, de Manaus, que disse jamais ter visto "nada igual na minha vida" sobre os mortos na rebelião do presídio local, contestou internauta que afirmou, no Facebook, que ele deveria pensar "positivo": "São 50 a menos pra nos roubar, violentar nossas filhas ou esposas e levar pânico para as pessoas de bem!".

    O juiz respondeu: "Os que morreram eram bucha de canhão, os menores, os frágeis do sistema... O problema são os que mataram, que ficaram mais violentos, psicopatas, e um dia voltam para a rua".

    PONTO FINAL
    O internauta, identificado como Brício Marley, respondeu: "Nada melhor do que a PM entrar e resolver de uma vez, não é?". O juiz então disse: "Resolver para mim é aplicar a lei meu amigo, fora isso é crime inclusive de quem incita!!". Brício Marley não respondeu mais nada e a conversa foi encerrada.

    GENTE GRANDE
    Baseado na novela de mesmo nome do SBT, o musical "Carrossel", que vai estrear em São Paulo no fim de janeiro, não terá nenhuma das crianças do elenco original pois elas cresceram demais para a trama. O ator Jean Paulo Campos, por exemplo, está com 13 anos. Já a atriz Larissa Manoela chegou aos 16.

    DOR NO PEITO
    Após publicar "Filosofia para Corajosos", a editora Planeta vai lançar um novo livro do filósofo Luiz Felipe Pondé. "Amor para Corajosos", que sai no segundo semestre de 2017, vai tratar do "amor como a mais bela de todas as doenças da alma", diz o escritor e colunista da Folha. A editora também assinou contrato com o historiador e professor Leandro Karnal para lançar um livro dele em 2017 e outro em 2018.

    -

    VESTIDO DE DIVA

    O vestido que Hebe Camargo usou em 2010 ao receber uma homenagem no "Domingão do Faustão", da Globo, será o figurino do ator Eduardo Martini no espetáculo "I Love Neide — A Viagem". A comédia estreia no próximo dia 12, no Teatro Itália.

    "A emoção de colocar o vestido dela foi indescritível", diz ele, que era querido pela apresentadora e, na pele de Neide Boa Sorte, sempre participava dos programas dela. Na montagem, a personagem cafona criada por Martini faz uma volta ao mundo após vencer um reality show.

    Claudio Pessutti, sobrinho de Hebe e empresário dela, foi quem cedeu ao ator o vestido, que em 2017 também deve fazer parte de uma exposição com o acervo da artista, morta em 2012.

    -

    NOVO PREFEITO
    A posse de João Doria no Theatro Municipal no domingo (1º) foi prestigiada pelos empresários Marcos Arbaitman e Luiz Fernando Furlan e pelo ator Victor Fasano. Também empossado, o secretário municipal de Governo, Julio Semeghini, foi ao evento acompanhado da dentista Vanessa Bigulin.

    -

    VIRADA NO NORDESTE
    O ator Marcelo Serrado e sua mulher, Roberta Fernandes, foram alguns dos convidados da festa de Réveillon de São Miguel do Gostoso (RN). Já Caio Castro esteve na festa do Café de la Musique, uma das celebrações de Réveillon de Trancoso (BA).

    -

    CURTO-CIRCUITO

    Gregorio Duvivier, João Vicente de Castro, Luis Lobianco e Gustavo Miranda apresentam o espetáculo "Portátil", no próximo dia 22, às 18h, no Tom Brasil.

    Ana Carolina canta no dia 9 de fevereiro, às 21h, no Teatro Santander.

    Maria Rita se apresenta no Teatro Bradesco, no dia 16 de março, às 21h.

    Com JOELMIR TAVARES, LETÍCIA MORI e BRUNO FÁVERO.

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024