• Colunistas

    Wednesday, 01-May-2024 23:17:01 -03
    Mônica Bergamo

    No último dia útil na prefeitura, gestão Haddad exonerou 465 funcionários

    04/01/2017 02h00

    Adriano Vizoni/Folhapress
    O ex-prefeito Fernando Haddad (PT) discursa na transmissão do cargo para João Doria (PSDB)
    O ex-prefeito Fernando Haddad (PT) discursa na transmissão do cargo para João Doria (PSDB)

    A gestão do ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT) exonerou 465 funcionários somente no último dia útil de governo (30 de dezembro), deixando a área livre para que a equipe de João Doria (PSDB) ocupe os cargos com seu pessoal.

    DESPEDIDA
    O próprio Haddad assinou 155 exonerações, entre elas as de todos os seus secretários municipais.

    DESPEDIDA 2
    As outras 310 exonerações foram assinadas por Chico Macena, então secretário de Governo da gestão petista.

    COTA
    Só da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, por exemplo, foram exoneradas 164 pessoas. Na de Cultura, 43 deixaram seus cargos. Na pasta da Pessoa com Deficiência, outras 18.

    AO VIVO
    Palco da maior matança em prisões do país desde o massacre do Carandiru, o Complexo Penitenciário Anísio Jobim, de Manaus (AM), foi usado para a elaboração do Plano Nacional de Política Criminal e Penitenciária do governo de Dilma Rousseff (PT), em 2015.

    Os presos foram ouvidos em audiência pública para falar de seu cotidiano e dos problemas do sistema penitenciário.

    PEDRA DURA
    Os diagnósticos do plano foram os de sempre: superlotação do sistema, ausência praticamente total de políticas de ressocialização, altas taxas de mortes intencionais dentro das detenções, alto custo da vaga construída.

    MATANÇA CONTÍNUA
    Um dos estudos relatados no plano de 2015 mostrava que a taxa de mortes intencionais no sistema prisional, no primeiro semestre de 2014, tinha sido de 8,4 para cada dez mil pessoas presas.

    "Esse valor é mais que seis vezes maior do que a taxa de crimes letais intencionais verificada no Brasil", dizia o documento.

    NOVOS VOOS
    A ex-CEO de Gestão de Ativos do Santander Brasil Luciane Ribeiro foi nomeada membro do Comitê de Investimentos de Fundos de Pensão da ONU. Ela é a única integrante nova do conselho, que tem oito economistas.

    FREIO
    A crise levou à desaceleração da terceirização de condomínios em São Paulo. Segundo pesquisa da Lello, principal administradora da capital, feita em 2.000 prédios, houve alta de 2,35% em 2016, contra 9,3% no ano retrasado.

    LOOK PODEROSO
    O traje típico que a miss Brasil Be Emotion 2016, Raissa Santana, vai usar no Miss Universo, neste mês, tem custo estimado em R$ 20 mil. Assinada pela Ellus, a peça demorou 30 dias para ficar pronta e exalta as riquezas naturais do país. Tem camadas de metal que remetem à madrepérola e penas em tons que imitam a da arara-azul.

    -

    COISAS DE MULHER
    A cantora e compositora Juliana Kehl sempre gostou de falar da condição da mulher, tema que vem com tudo em seu novo álbum, "Lua Full". "Surgiram novas nuances depois do nascimento das minhas filhas gêmeas. Procurei explorar a reflexão sobre o amor e o sexo na contemporaneidade, além da emancipação emocional da mulher."

    Irmã da psicanalista Maria Rita Kehl, com quem divide composições no novo trabalho e em anteriores, a cantora diz que as duas têm uma parceria "muito natural". "As poesias dela são rítmicas. Leio e 'enxergo' a melodia. Me interesso especialmente pelo erotismo na poesia da Rita."

    -

    PRÉ-CORRIDA
    A Fundação Cásper Libero promoveu no sábado (31) um café da manhã antes da Corrida de São Silvestre em sua sede, na avenida Paulista. José João da Silva, campeão da prova em 1980 e 1985, e o secretário estadual de Educação, José Renato Nalini, foram alguns dos convidados.

    -

    TRINTA EM TRANCOSO
    A fotógrafa Bel Niemeyer comemorou seu aniversário de 30 anos na segunda (2) em festa promovida pela mãe, a estilista Lenny Niemeyer, no Café Ao Quadrado, em Trancoso (BA). A cantora Bebel Gilberto, a apresentadora Daniella Cicarelli e a modelo Lais Ribeiro estiveram por lá.

    -

    CURTO-CIRCUITO

    O Theatro Net SP é um dos pontos de venda dos ingressos para o show que o cantor Sting fará no dia 6 de maio, no Allianz Parque.

    Marcos Veras estreia temporada da peça "Acorda pra Cuspir" no próximo dia 20 no Teatro Nair Bello, no shopping Frei Caneca. Em cartaz até 19/3.

    Com JOELMIR TAVARES, LETÍCIA MORI e BRUNO FÁVERO

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024