• Colunistas

    Wednesday, 01-May-2024 01:48:25 -03
    Mônica Bergamo

    Servidores exonerados por Haddad protestam contra perda de benefício

    05/01/2017 02h00

    Uma rebelião cresce entre petistas exonerados da Prefeitura de SP no último dia da gestão de Fernando Haddad. Eles estão descobrindo que perderam o direito a um salário integral e mais um terço, equivalentes às férias de 2017. Vão receber, portanto, menos do que se tivessem sido exonerados pela equipe do novo prefeito, João Doria (PSDB).

    BOLSO VAZIO
    Os ex- servidores estão procurando vereadores do PT e o próprio partido para reclamar.

    POR UM TRIZ
    Pelas regras da prefeitura, um servidor exonerado a partir do dia 2 de janeiro ganha o direito adquirido de receber as férias do ano, ainda que não tenha trabalhado no período. "É uma regra esdrúxula", diz Chico Macena, ex-secretário do Governo de Haddad que assinou as exonerações para que valessem a partir do dia 1º, impedindo que os funcionários recebessem as férias de 2017.

    A PEDIDOS
    Macena diz ainda que as exonerações foram feitas a pedido da equipe de transição, em carta assinada pelo atual secretário do Governo de Doria, Julio Semeghini. A maioria delas ocorreu na Secretaria do Verde e Meio Ambiente, a pedido do atual secretário, Gilberto Natalini.

    LISTA
    Antes de decidir nomear Nísia Trindade, a primeira colocada na eleição interna para presidente da Fiocruz, o presidente Michel Temer orientou o ministro Ricardo Barros, da Saúde, a buscar apoio para bancar a segunda colocada, Tânia Cremonini.

    LISTA 2
    Barros chegou a ligar para uma lista de deputados do Rio de Janeiro e também para institutos de pesquisa buscando apoio. Em vão. Trindade, por ser a mais votada, tinha apoio forte até do setor industrial do Estado. Acabou sendo a escolhida.

    ANO NOVO BAIANO
    O distrito de Trancoso, em Porto Seguro, no litoral da Bahia, recebeu a Festa do Taípe, que é realizada todos os anos na madrugada do Réveillon. Passaram por lá, sábado (31), a atriz Mariana Rios, os empresários Danilo Faro e Ana Paula Junqueira e a blogueira Thássia Naves. Também comemoraram o Ano Novo na festa o maquiador Fernando Torquatto, a atriz Bruna Hamú com o namorado, o empresário Diego Moregola, e o stylist Yan Acioli.

    DEU CRUSH
    São Paulo foi a cidade no mundo com o maior número de "crushes" no Happn durante o Réveillon. A experiência de dois usuários curtirem um ao outro, demonstrando interesse em se conhecerem, atingiu 56% dos usuários do aplicativo na cidade na noite de 31 de dezembro. O Rio de Janeiro aparece em segundo lugar, seguido de Buenos Aires, Istambul, Londres e Paris.

    CENA FAMILIAR
    Nicette Bruno vai dividir a cena com o filho, o ator Paulo Goulart Filho, na volta da peça "O Que Terá Acontecido a Baby Jane?" ao Teatro Porto Seguro, em SP. Ele entra na nova temporada do espetáculo, que estreia em fevereiro. A atriz Eva Wilma protagoniza ao lado de Nicette a montagem, que teve praticamente todas as sessões cheias em 2016.

    VIRADA NA ILHA
    O apresentador e empresário Roberto Justus e sua mulher, a empresária Ana Paula Siebert, passaram o Réveillon no Cafe de La Musique de Florianópolis. O casal de empresários Claudio Pessutti e Helena Caio também foi à festa, na praia de Jurerê Internacional.

    *

    CURTO CIRCUITO

    Anitta faz show de ensaio do Bloco das Poderosas no dia 11 de fevereiro, na The Week SP. Ingressos à venda.

    Walter Casagrande lança o livro "Casagrande e Seus Demônios", escrito com Gilvan Ribeiro. No próximo dia 17, às 19h, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional.

    Sergio Mamberti inicia temporada de "Visitando o Sr. Green", no próximo dia 13, no Teatro Jaraguá. Em cartaz até 19 de março.

    com JOELMIR TAVARES, LETÍCIA MORI e BRUNO FÁVERO

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024