• Colunistas

    Saturday, 23-Nov-2024 11:36:14 -03
    Mônica Bergamo

    PT tem esperança de que STF garanta a Lula o direito de disputar a Presidência

    10/01/2017 02h00

    Pedro Gontijo/O Tempo/Folhapress
    Ex-presidente Lula na abertura da Expocatadores 2016, feira que reúne catadores de material reciclável de todo país, em Belo Horizonte (MG)
    Ex-presidente Lula na abertura da Expocatadores 2016, feira em Belo Horizonte (MG)

    O PT tem esperança de que o STF (Supremo Tribunal Federal) garanta a Lula o direito de disputar a eleição presidencial de 2018, ainda que ele vire ficha suja, caso seja condenado em segunda instância. O ex-presidente é réu em cinco ações.

    ANDAR DE CIMA
    Dirigentes do partido trabalham com o seguinte cenário: Lula, condenado, recorreria ao STF apontando vícios do processo que hoje já são repisados por sua defesa. Tirá-lo da disputa seria ferir um direito de forma extrema, e irreversível, por causa de uma condenação que poderia no futuro inclusive ser anulada.

    NA LISTA
    Diante da repercussão nacional e internacional esperada com um eventual impedimento de Lula de disputar a Presidência, o STF poderia conceder uma liminar garantindo o direito do petista de aparecer na urna eletrônica.

    ARCO-ÍRIS
    Esse é o cenário cor-de-rosa considerado por dirigentes do PT. Outra possibilidade, também tida como concreta, é a da inviabilização da candidatura por uma condenação na Justiça que o Supremo acabe respaldando.

    SENHOR JUIZ
    As audiências de custódia, consideradas uma das soluções que ajudariam a combater a superlotação penitenciária, levaram a Defensoria Pública a acionar o TJ-SP (Tribunal de Justiça de SP). Os defensores pediram que fossem feitas com efeito retroativo as audiências suspensas na capital durante o recesso do fim de ano. Foram mais de 1.300 presos em flagrante no período. O procedimento garantiria a eles o direito de serem levados a um juiz em até 24 horas.

    RESPOSTA
    O TJ-SP, no entanto, negou o pedido. "Fazer retroativo é complicado", diz o presidente da corte, Paulo Dimas. "Os flagrantes já foram encaminhados às respectivas varas e vão passar pela avaliação dos juízes, que verão se é caso de conceder soltura ou manter a prisão. Isso, de certa forma, atende ao pleito da Defensoria para que haja revisão." Dimas afirma que as audiências, suspensas porque o projeto ainda está em implementação, vão ocorrer no próximo recesso.

    VEJA BEM
    E o secretário municipal da Juventude do PT em São Paulo, Vitor Marques, reage à fala de Flávia Piovesan, secretária nacional de Direitos Humanos do governo Michel Temer, que defendeu o combate "à cultura do encarceramento" no país. "Embora acertada a declaração", diz ele, "essa cultura não tem vida própria. Em alguns momentos ela é combatida e em outros, reforçada".

    DISCURSO
    "No governo Temer assistimos à potencialização máxima dessa cultura, com o presidente afirmando que a solução é construir mais presídios, diz Marques, que foi aluno de Piovesan na PUC-SP e fez campanha para ela recusar o cargo. "O argumento de que lá ela poderia evitar retrocessos, infelizmente, a cada dia se esfacela. Sua permanência legitima o governo golpista e mancha sua trajetória."

    NOVOS TRAPALHÕES
    O filme "Os Saltimbancos Trapalhões - Rumo a Hollywood" teve sua pré-estreia no Kinoplex Itaim no sábado (7). Participaram da sessão vários atores que participam do longa, como Renato Aragão, Dedé Santana, Letícia Colin, Marcos Frota, Emilio Dantas e Lívian Aragão. A apresentadora Adriana Colin, tia de Letícia, também esteve no evento.

    HOLERITE
    As remunerações de servidores foram o item mais procurado no Portal da Transparência do Estado de São Paulo em 2016. O site, que reúne dados das contas e contratos do governo, teve mais de 1,3 milhão de visitas no ano passado —salto de 12% em relação a 2015. "Como corrupção está no topo da agenda prioritária, é natural que mais pessoas busquem informações e pesquisem", diz o ouvidor-geral do Estado, Gustavo Ungaro, responsável pela página.

    TABULEIRO
    Com a saída de André Sturm para ser secretário municipal de Cultura, a cineasta e produtora Isa Castro assumiu a direção executiva do MIS (Museu da Imagem e do Som). Ela esteve à frente da Apaa (Associação Paulista dos Amigos da Arte) de 2007 a 2013. Na nova gestão, que vai dar continuidade às políticas de Sturm, Jacques Kann, diretor financeiro e administrativo, ganha funções e passa a apoiar a área executiva.

    HACK DO BEM
    Um das atrações da Campus Party neste ano será uma competição para criar tecnologias que colaborem para o desenvolvimento sustentável. Aqueles que vencerem a disputa terão suas criações divulgadas pelo Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), órgão da ONU que fez parceria com a feira brasileira.

    SÓ DEU ELA
    Vera Fischer estreou na sexta (6) a peça "Ela É o Cara!", que ela protagoniza com o ator Edson Fieschi. Passaram pelo Teatro Folha o vereador Eduardo Suplicy e o diretor Jorge Takla. Dirigido por Ary Coslov, o espetáculo fica em cartaz até 26 de fevereiro.

    CURTO-CIRCUITO

    A galeria Saphira & Ventura, com unidades em Nova York e Londres, abre filial nesta terça (10) em SP. No Transamérica Classic Ópera, nos Jardins.

    Thiaguinho e Turma do Pagode cantam nesta terça (10) na Audio.

    A Cia. Pia Fraus apresenta seu repertório a partir desta terça (10) no Festival de Férias do Teatro MorumbiShopping.

    Rafael Infante estreia a comédia "Infantaria" na quinta (12), no Teatro J. Safra.

    com JOELMIR TAVARES (interino), LETÍCIA MORI E BRUNO FÁVERO

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024