• Colunistas

    Saturday, 18-May-2024 11:37:01 -03
    Mônica Bergamo

    Ministério do Trabalho abre arquivos para grupo estudar abusos do Estado

    06/02/2017 02h00

    O Ministério do Trabalho começou a abrir a sua documentação para um grupo criado especialmente para estudar abusos do Estado entre 1946 e 1988. É a primeira vez que a pasta permite o acesso livre a seus arquivos.

    ARQUIVO
    Pesquisadores já começaram a vasculhar a papelada. Nos documentos estão registros de intervenções em organizações sindicais, prisão e torturas de líderes e infiltração de espiões nas entidades de trabalhadores.

    PONTE
    O governo de Michel Temer já tinha decidido tentar se aproximar do ex-presidente Lula. A ideia era estabelecer um diálogo com ele, maior líder da oposição hoje no país.

    PONTE 2
    O diagnóstico era o de que a administração Temer precisa ter interlocução com a oposição. Mas o presidente não sabia como se reaproximar de Lula.

    PONTE 3
    Aécio Neves (PSDB-MG) também telefonou a Lula para prestar condolências. Os dois combinaram de se encontrar em breve.

    VEIAS ABERTAS
    Representante da ONU para direitos humanos na América do Sul, Amerigo Incalcaterra terá encontro nesta segunda (6) em SP antes de falar com porta-vozes do governo em Brasília. Entre os 20 participantes, o ex-ministro José Gregori, o cientista político Paulo Sérgio Pinheiro e o diretor do Instituto Vladimir Herzog, Ivo Herzog. Vão conversar com o italiano sobre massacres nas prisões, demarcação de terras indígenas e o Plano Nacional de Segurança.

    UMA AJUDA E TANTO
    A Cruz Vermelha em SP teve aumento de 94% no número de pessoas atendidas em 2016, na comparação com 2015. Balanço da organização mostra que no Estado foram beneficiadas 173.977 pessoas, o que incluiu ajuda a vítimas de desastres naturais e consultas médicas. Foram 137 toneladas de donativos (35% a mais) e 29.347 horas de trabalho de voluntários (alta de 9%).

    VIAJADA
    Mariana Goldfarb tem 25 anos e já foi a 26 países. A apresentadora, que estreia temporada de seu programa de viagens no canal Off em abril, só para quieta quando pode curtir uma folga com o namorado, o ator Cauã Reymond.

    QUERO SER POP
    A Bienal Internacional de Arte de São Paulo está conseguindo atingir um público cada vez mais amplo. Na 32ª edição, de setembro a dezembro de 2016, que recebeu 917 mil pessoas, 34% dos visitantes foram de baixa renda —recebem até cinco salários mínimos. Foi um aumento de 7 pontos percentuais em relação à bienal anterior e de 18 pontos na comparação com a 29ª edição. A mostra também atraiu cerca de 13 mil estrangeiros que vieram para SP só por causa do evento.

    QUERO SER POP 2
    Desde a crise do evento, em 2008 (que ficou conhecida como Bienal do Vazio), a entidade buscou ampliar o público não só em número, mas atraindo gente não necessariamente ligada à arte. A direção se surpreendeu com a taxa de satisfação de 95%.

    QUERO SER POP 3
    "As pessoas entendem a importância artística da Bienal, mas até então consideravam uma coisa difícil, não prazerosa", afirma a superintendente da instituição, Luciana Guimarães.

    PALCO DE PESO
    O diretor Ulysses Cruz começou a desenvolver com o guitarrista Andreas Kisser, do Sepultura, e o ator Bruno Fagundes o projeto de um espetáculo que mistura heavy metal e terror. "No Coração das Trevas" estreia no segundo semestre de 2017. "É mais um show performático do que um musical", diz Cruz. "Serão os grandes momentos do heavy metal rearranjados pelo Andrea. Vamos rodar o Brasil e fazer uma temporada em SP."

    PALCO 2
    Cruz fará nos próximos meses outras montagens, como "Constelações", com Marília Gabriela e Caco Ciocler, no Sesc Santana e no Tucarena.

    GUITARRAS ELÉTRICAS
    Artistas como Arnaldo Antunes, Chico César e Criolo se juntaram em um show de comemoração dos 50 anos de carreira do guitarrista Lanny Gordin. Também fizeram parte da homenagem, no Sesc Pompeia, na quinta (2), os músicos Edgard Scandurra, Romulo Fróes, Mariana Aydar e Tulipa Ruiz.

    CURTO-CIRCUITO

    Sidney Beraldo toma posse nesta segunda (6) como presidente do Tribunal de Contas do Estado.

    O Programa Ecomudança recebe inscrições até 27/3.

    Maurício Porto (blog O Cão Engarrafado) participa nesta segunda do projeto Smokey Mondays, no Cateto Pinheiros.

    A advogada Cristina Zamarion Carretoni foi credenciada pelo Ministério da Cultura como mediadora de conflitos em direitos autorais.

    com JOELMIR TAVARES, LETÍCIA MORI e BRUNO FÁVERO

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024