• Colunistas

    Monday, 20-May-2024 18:10:48 -03
    Mônica Bergamo - Mônica Bergamo, Bruno Fávero

    Estudo que embasou aumento nas marginais foi validado na CET pelo próprio autor

    11/02/2017 02h00

    O estudo apresentado pela gestão João Doria ao Ministério Público para justificar o aumento de velocidade das marginais foi feito no ano passado por um consultor particular, e não pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego). O órgão apenas avalizou o documento em janeiro, quando já era subordinado à atual gestão.

    FAZ-TUDO
    O consultor contratado foi o engenheiro Sebastião Ricardo, posteriormente nomeado diretor de planejamento da CET por Doria. Essa é justamente a área que valida estudos. Ou seja, funcionários chefiados por Ricardo estiveram entre os responsáveis por aprovar o projeto que ele mesmo havia elaborado quando estava fora do órgão.

    TEORIAS MARGINAIS
    O documento recebeu críticas de especialistas como o engenheiro Sergio Ejzenberg, que inclusive foi contra a decisão de Fernando Haddad de reduzir as velocidades.

    NA LINHA
    Em nota, a CET diz que a atuação de Sebastião Ricardo foi regular e que é natural que especialistas que ajudaram na transição ocupem cargos no governo. Afirma que a validação do estudo contou com a participação de 37 técnicos e foi assinada por outros dirigentes da CET. E defende a metodologia do estudo, que "consta nos mais variados relatórios de órgãos internacionais".

    Danilo Verpa/Folhapress
    Placas já alteradas informam novos limites de velocidade na Marginal Tietê
    Placas já alteradas informam novos limites de velocidade na Marginal Tietê
    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024