• Colunistas

    Sunday, 19-May-2024 19:28:51 -03
    Mônica Bergamo

    'Crime e Castigo' está entre obras mais lidas em presídios de segurança máxima

    15/02/2017 02h00

    O livro "Crime e Castigo", de Dostoiévski, é um dos mais lidos por presos das penitenciárias de segurança máxima que querem obter abatimento de pena. Segundo levantamento do Ministério da Justiça, a obra aparece no topo do ranking da categoria filosofia, ao lado de títulos como "Ensaio sobre a Cegueira", de José Saramago, e "Através do Espelho", de Jostein Gaarder.

    NO CÁRCERE 2
    "A Menina Que Roubava Livros", de Markus Zusak, também está entre as obras preferidas. Os presos têm redução de quatro dias da pena pela leitura de cada livro. Para receber o benefício, eles devem escrever uma resenha, que é avaliada. Cada detento pode participar do Projeto Remição pela Leitura até 12 vezes no ano, o que representaria 48 dias a menos na cadeia.

    NO CÁRCERE 3
    Desde 2010 foram produzidas 6.004 resenhas nas penitenciárias de Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Norte e Rondônia.

    NOVA FRENTE
    O deputado federal Wadih Damous (PT-RJ), que entrou com representação contra Alexandre de Moraes no Conselho de Ética da USP na segunda (13), pediu também que a PGR (Procuradoria-Geral da República) investigue o ex-ministro da Justiça, indicado por Temer ao STF (Supremo Tribunal Federal), pelo crime de violação de direitos autorais.

    REPETECO
    Moraes foi acusado de plágio após a Folha revelar que uma das suas obras tem trechos copiados de um livro em espanhol. Ele afirmou que "todas as citações do livro [de sua autoria] constam da bibliografia anexa à publicação".

    DÁ UMA MÃO
    A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) vai encabeçar a ação judicial do Fórum Nacional pelos Direitos Culturais contra o governo. A entidade quer que a Caixa Econômica repasse ao Fundo Nacional de Cultura os 3% da loteria garantidos por lei para a área.

    FILHOS DA ARTE
    Nicette Bruno contracena com o filho, Paulo Goulart Filho, em "O Que Terá Acontecido a Baby Jane?"; o ator entra na nova temporada da peça, que começa nesta quarta (15) no Teatro Porto Seguro e vai até março.

    LICENÇA
    O secretário municipal de Cultura de São Paulo, André Sturm, resolveu se afastar da direção do Caixa Belas Artes, do qual é sócio. Quando assumiu a secretaria, ele planejava permanecer no cargo de diretor de programação do cinema por não ver conflito de interesses. Mudou de ideia, contudo, para "evitar ilações e picuinhas". Sturm já comunicou os sócios da decisão e deve completar seu afastamento até abril.

    ANTES TARDE
    Após comentar a Olimpíada e ter um reality show com sua família na Fox Sports, o ex-jogador Oscar Schmidt começou a produzir quadros e entrevistas do seu "talk show" no canal. A atração, que tinha sido programada para estrear em outubro de 2016, finalmente vai sair do papel em março de 2017. Deve se chamar "Na Cesta com o Oscar".

    DOIS COELHOS
    Os diretores Rubens Rewald e Sergio Roizenblit aproveitaram a ida para o Festival de Berlim para pesquisar locações na Alemanha. Eles vão filmar no país o longa "Segundo Tempo", sobre um alemão radicado no Brasil que volta para a terra natal para resgatar sua história.

    FORA DE LUGAR
    Dois professores de escola pública de Sumaré, no interior do Estado, estão sofrendo processo administrativo por fazerem sexo na sala na aula, no horário do intervalo. A cena toda foi gravada por um dos alunos. Em sua defesa, a professora disse que estava no local contra sua vontade, pois o parceiro seria pai de santo e a teria obrigado a se relacionar com ele no local.

    RITUAL DE FESTA
    A chef Janaina Rueda recebeu convidados na festa Águas de Janaina, ao lado do marido, o também chef Jefferson Rueda, no Bar da Dona Onça. O cantor Thobias da Vai-Vai, o médico Sergio Timerman, o estilista Walério Araújo e as chefs Ana Luiza Trajano e Danielle Dahoui participaram do evento, na segunda (13).

    CURTO-CIRCUITO

    A filósofa Marcia Tiburi e a cantora Pitty batem papo sobre política e feminismo, nesta quarta-feira (15), às 19h30, no Senac Lapa.

    O defensor público Antonio Maffezoli assume nesta quarta o comando da Anadep (Associação Nacional dos Defensores Públicos), em Brasília.

    O Bar Brahma lança nesta quarta novo cardápio, a cargo dos chefs Marcelo Correa Bastos e Claudio Aliperti.

    O e-commerce Shop2gether recebeu o lançamento da nova coleção Army Pre Fall 17 da grife Carol Bassi.

    com JOELMIR TAVARES, LETÍCIA MORI e BRUNO FÁVERO

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024