• Colunistas

    Friday, 03-May-2024 04:01:26 -03
    Mônica Bergamo

    Governo quer evitar que micro empresas paguem tributos da Previdência

    16/02/2017 02h00

    O governo estuda fórmulas de evitar que as empresas enquadradas no Simples Nacional tenham que pagar tributos previdenciários depois da reforma da Previdência. A comissão parlamentar que analisa as mudanças quer proibir toda e qualquer isenção de tributos previdenciários no país.

    MULTIDÃO
    O veto às isenções pode atingir em cheio cerca de 11 milhões de microempreendedores individuais (MEI) e microempresas que faturam até R$ 3,6 milhões por ano e aderiram ao Simples.

    NA PRAIA
    A primeira solução imaginada pelo deputado relator da reforma, Arthur Maia (PPS-BA), não vingou. Ela previa que o governo abrisse mão dos impostos desde que reembolsasse a Previdência. Isso foi feito no governo de Dilma Rousseff, que desonerou a folha de pagamento de alguns setores e devolveu R$ 17 bilhões ao INSS.

    BATEU NO TETO
    A ideia naufragou por causa do teto de gastos aprovado recentemente pelo Congresso. Com a regra, a devolução do dinheiro à Previdência seria contabilizada como despesa, ameaçando estourar o limite de gastos federal.

    NOVA VIA
    Já o veto às isenções a entidades filantrópicas deve prever um prazo de transição. Elas continuariam gozando do benefício por cerca de três anos, até que o governo encontrasse outra fórmula de beneficiá-las.

    MAR DE GENTE
    A avenida Paulista será liberada mais cedo para os carros nos próximos três domingos, por causa do Carnaval. A prefeitura vinha abrindo as pistas para o tráfego às 19h. Mas vai antecipar para as 16h para que a região não fique completamente travada, já que a rua da Consolação terá desfiles de blocos e também será bloqueada para veículos. Só o Acadêmicos do Baixo Augusta, que sai na Consolação neste domingo (19), deve reunir 300 mil pessoas.

    Bruno Poletti/Folhapress
    SAO PAULO, SP, 10.02.2017: Rico Dalasam e Ze Pedro - Retrato do DJ Ze Pedro e do rapper Rico Dalasam. O DJ organiza, com a participacao do rapper e de outros artistas LGBTs, o Baile Trans Avec, que vai acontecer no dia 17 de fevereiro no Clube Jerome. (Foto: Bruno Poletti/Folhapress FSP-MONICA BERGAMO) ***EXCLUSIVO FOLHA***
    O DJ Zé Pedro (à frente) quer celebrar a diversidade nesta sexta (17) com a TransAvec

    DESBUNDE
    O DJ Zé Pedro (à frente) quer celebrar a diversidade nesta sexta (17) com a TransAvec, edição carnavalesca de sua festa Avec Elegance; a balada, no Club Jerome, terá a participação de artistas LGBT como o rappper Rico Dalasam.

    GRANDE ESTILO
    O produtor e guitarrista Nile Rodgers e a banda Chic vêm ao Brasil em setembro. Eles serão a atração principal do palco Sunset do Rock In Rio no domingo (17).

    SONHO ANTIGO
    Nile Rodgers, que já produziu astros como Madonna, David Bowie e Mick Jagger, era o sonho de consumo de Zé Ricardo, diretor artístico do Sunset. Desde 2011 ele tentava trazer Nile para o evento.

    LINHA RETA
    Cyro Laurenza, engenheiro civil e mestre em urbanismo pelo Mackenzie, será o novo presidente do Conpresp.

    GRANDE DEMAIS
    Claudia Raia alugou uma van para ir nesta quinta (16) ao baile de Carnaval da "Vogue". Por causa de sua fantasia, a atriz vivia um dilema: como terá na cabeça um adereço em forma de chifres, ela não caberia em qualquer carro com a peça e o penteado pronto. O ornamento faz referência a capricórnio, o signo dela. A artista cogitava se hospedar no hotel Unique, onde será a festa, mas optou pelo veículo com espaço interno.

    RUA DE GALA
    Responsável pela fantasia de várias famosas no baile de Carnaval da revista "Vogue", Walério Araújo vive dias de entra e sai no seu ateliê, no Copan. "A Carol Celico eu arrastei para a 25 [de Março] para escolher tecido. Ela quis levar até segurança. É melhor ver cor e textura ao vivo do que pelo celular", diz o estilista. Ele vai à festa fantasiado de Elke Maravilha, com roupas e peruca que eram da própria artista, morta no ano passado.

    ENCONTROS TEATRAIS
    A peça "Mulheres Ácidas", com Marianna Armellini e Cris Wersom, teve pré-estreia na terça (14). Estiveram na plateia do Teatro Eva Herz os atores Marcelo Médici, Samara Felippo e Leopoldo Pacheco. Os palhaços Hugo Possolo e Marcio Ballas também compareceram.

    CURTO-CIRCUITO

    A mostra "You Will Never Walk Alone", da fotógrafa Camila Svenson, abre nesta quinta (16) ao público, no MIS.

    O diretor do Sesc, Danilo Miranda, recebe nesta quinta (16) o Prêmio Cidadão São Paulo.

    Oscild de Lima Junior toma posse nesta quinta (16) à noite na presidência da Apamagis.

    A Kiko Milano, marca italiana de cosméticos, abre sua primeira loja no Brasil, na sexta (17), no Pátio Paulista.

    com JOELMIR TAVARES, LETÍCIA MORI e BRUNO FÁVERO

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024