• Colunistas

    Sunday, 28-Apr-2024 03:04:54 -03
    Mônica Bergamo

    Estrela de Doria na web reforça time de comunicação de Temer

    17/02/2017 02h00

    Ueslei Marcelino - 27.nov.2016/Reuters
    O secretário-geral da Presidência, Moreira Franco
    O secretário-geral da Presidência, Moreira Franco

    O ministro Moreira Franco (Secretaria-Geral da Presidência) assumiu de vez e está turbinando o chamado núcleo de comunicação estratégica do governo. Dele fazem parte integrantes de órgãos como a Secom (Secretaria de Comunicação), agências de publicidade e até profissionais que trabalharam na campanha de João Doria a prefeito de São Paulo no ano passado.

    TÔ DENTRO
    A TV Brasil também dá a sua contribuição, embora seja, em tese, uma emissora pública, independente do governo federal.

    PEDREIRA
    O tema central do núcleo de Moreira hoje é a reforma da Previdência. Uma das pesquisas analisadas pelo grupo mostra, por exemplo, que algo como uma dezena de parlamentares se animou, em dezembro, a defender para valer a proposta do governo, contra mais de 50 que a atacaram.

    MAIS EMBAIXO
    A ideia agora é convencer mais parlamentares a se engajarem na defesa da reforma, fornecendo a eles conteúdo além do argumento de sempre, de que há um rombo na Previdência.

    MUNIÇÃO
    Já para trabalhar nas redes sociais foi escalado Daniel Braga, que foi o responsável por essa área na campanha de Doria em São Paulo. Ele está mapeando todos os ataques à reforma para fornecer conteúdo a "influenciadores" que se disponham a defender o governo. Entre eles estão líderes de movimentos sociais e celebridades que defenderam o impeachment.

    DOBRADINHA
    Doria deu inclusive apoio à participação de Braga no núcleo de Moreira. Braga tem um contrato com a Fundação Ulysses Guimarães, ligada ao PMDB e presidida pelo ministro.

    Globo/ Sérgio Zalis
    Laura Cardoso, que atualmente encanta o público como a vilã Sinhá de Sol Nascente, da Globo, ganha pela primeira vez uma exposição em sua homenagem. Ocupação Laura Cardoso, no Itaú Cultural, será aberta ao público no próximo dia 22, na sede do instituto. A atriz de 89 anos cedeu fotos raras da juventude e da carreira para a exposição que retrata o seu processo criativo e registra a trajetória e a memória de seus papéis ao longo de 74 anos de carreira. Laura está animadíssima e emocionada com homenagem
    A atriz Laura Cardoso

    PERSISTÊNCIA DA MEMÓRIA
    No ar em 'Sol Nascente' (Globo), a atriz Laura Cardoso, 89, cedeu fotos da juventude para a 'Ocupação Laura Cardoso', mostra em sua homenagem que será inaugurada no Itaú Cultural, em SP, no dia 22.

    ROSA-CHOQUE
    O material do cursinho para alunos de medicina Medgrupo, que prepara estudantes para ingressarem na residência em 123 cidades, está sendo alvo de polêmica entre estudantes. Helena Cohim, da UFBA (Universidade Federal da Bahia), fez uma postagem na internet, depois replicada, denunciando conteúdo machista das apostilas adotadas.

    PODRE
    Em um dos textos, por exemplo, uma menina portadora de vaginose bacteriana é retratada em um desenho de uma mulher seminua com vários peixes em cima do corpo e um homem com nariz tapado. Um médico teria ficado "tão enjoado" que o diagnóstico seria evidente. Em outra narrativa, o cheiro de "peixe podre" faria com que a mulher não conseguisse "segurar namorado".

    NOVOS TEMPOS
    O Medgrupo confirma a autoria do material, mas não comenta a polêmica. Em e-mail enviado à estudante, disse ser "contra a agenda do politicamente correto".

    BOLA PRETA
    Criado na sequência da indicação de Alexandre de Moraes para o STF (Supremo Tribunal Federal) e com mais de 266 mil adesões, o abaixo-assinado contra a nomeação dele como ministro será protocolado na segunda (20) na Comissão de Constituição e Justiça do Senado. A CCJ sabatina Moraes no dia seguinte.

    BOLA PRETA 2
    A mobilização, organizada por entidades como o centro acadêmico 11 de Agosto, da Faculdade de Direito da USP, fará ainda um ato no largo São Francisco na segunda. O grupo critica "declarações e posturas histriônicas e fortemente partidarizadas" de Moraes e a conduta dele em meio à crise penitenciária.

    CONFETE E SERPENTINA
    Chico Buarque, Maria Bethania e Alcione foram alguns dos artistas que cantaram na quarta (15) no Show de Verão da Mangueira. Estiveram na plateia do Tom Brasil o apresentador Rafael Cortez e sua namorada, a relações-públicas Adriana Fernandes, o ex-deputado Gabriel Chalita e o estilista Sergio K. O ex-prefeito Fernando Haddad e sua mulher, Ana Estela, e o diretor do Instituto Itaú Cultural, Eduardo Saron, com a mulher, Thais Saron, também passaram por lá.

    CURTO-CIRCUITO
    O presidente da Turma do Bem, Fábio Bibancos, recebe nesta sexta-feira (17) o Colar de Honra ao Mérito Legislativo, na Assembleia de SP, às 20h.

    A presidente da Biblioteca Nacional, Helena Severo, organiza a entrega do Prêmio Camões a Raduan Nassar, nesta sexta, no Museu Lasar Segall.

    A La Maison Renault será inaugurada nesta sexta, com festa e show da cantora Iza, às 20h30.

    com JOELMIR TAVARES, LETÍCIA MORI e BRUNO FÁVERO

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024