• Colunistas

    Monday, 29-Apr-2024 11:24:31 -03
    Mônica Bergamo

    Proximidade com Janot pode ser empecilho para José Bonifácio assumir a Justiça

    21/02/2017 02h00

    O veto da Polícia Federal a José Bonifácio de Andrada, cotado para o Ministério da Justiça, não é a única dificuldade a ser contornada para que ele assuma o cargo. O vice-procurador-geral da República é também um dos possíveis sucessores de Rodrigo Janot na chefia do Ministério Público Federal.

    VETO 2
    Andrada goza da confiança de Janot e é ainda um nome palatável para o governo de Michel Temer.

    VETO 3
    Já a PF resiste à ideia de ser comandada por um integrante do MPF. Os dois órgãos têm disputas históricas por poder e competência para investigar.

    NOVO TEMPO
    O Expresso 2222, camarote de Gilberto Gil e de sua mulher, Flora Gil, passará a cobrar entrada a partir de 2018.

    NOVO TEMPO 2
    O Expresso era um dos poucos camarotes que subsistiam apenas com patrocínios, recebendo somente convidados. No próximo ano, passará a adotar novo modelo de negócios. O mesmo ocorreu no Rio de Janeiro, com o camarote de José Victor Oliva. Antes patrocinado exclusivamente pela cervejaria Brahma, ele agora só terá apoio da Ambev e cobrará até R$ 4.000 por ingresso já a partir deste ano.

    PAIS E FILHOS
    E Flora, que passa o comando do Expresso 2222 para Preta Gil em 2018, lançará novo espaço: o Expressinho 2222, de matinê para crianças.

    FOCO NELES
    A campanha do Ministério da Saúde de prevenção à Aids no Carnaval, que será lançada nesta terça (21) em Salvador, prioriza os jovens. Pesquisa de 2016 com estudantes de 13 a 17 anos indicou que eles estão iniciando a vida sexual sem proteção: 43% dos meninos e 31,3% das meninas não usaram camisinha na primeira relação sexual. A pasta distribuirá 74 milhões de preservativos masculinos e 3,1 milhões de femininos.

    ENTRE AUGUSTA E ANGÉLICA
    A atriz Alessandra Negrini foi a musa do bloco Acadêmicos do Baixo Augusta, que saiu no domingo (19), na rua da Consolação, e tem o cantor Simoninha como puxador. Os atores Alexandre Nero, Maria Casadevall, Leandra Leal e Bruno Mazzeo participaram da festa. Também passaram por lá a cantora Fafá de Belém, o músico Otto e o escritor Marcelo Rubens Paiva.

    NEGATIVA
    A Gaviões da Fiel teve o pedido de autorização para captar R$ 1,5 milhão pela Lei Rouanet reprovado pelo Ministério da Cultura. O dinheiro iria cobrir gastos da preparação para o desfile de Carnaval deste ano em São Paulo. O projeto foi indeferido porque a escola não esclareceu questionamentos feitos pelo MinC.

    EM CASA
    E a escola de samba Vai-Vai, que neste ano homenageia Mãe Menininha de Gantois, recebeu no fim de semana a mãe Carmem, que herdou seu terreiro na Bahia. Ela vai desfilar na escola e assistirá ao desfile das concorrentes no sambódromo, no camarote do advogado José Luis Oliveira Lima, que representa a agremiação.

    VERSÃO BRASILEIRA
    O filme "Dogville", do diretor dinamarquês Lars von Trier, que tem formato inspirado em uma peça de teatro, vai ganhar uma adaptação para ser apresentada em palcos paulistanos. O espetáculo deve estrear ainda neste ano.

    VIDA IMITA A ARTE
    A atriz Leandra Leal gravou o filme "O Rastro" no mesmo hospital onde nasceu, no Rio Janeiro. O Beneficência Portuguesa estava sendo gradualmente desativado durante a filmagem do longa, que justamente conta a história de um hospital fechando. "Demos muita sorte com a locação", diz o diretor J.C. Feyer. A produção teve que limpar e também desinfetar o prédio para evitar risco de contaminação.

    TU VENS, TU VENS
    O cantor pernambucano Alceu Valença comandou ao lado do parque do Ibirapuera no sábado (18) o bloco Bicho Maluco Beleza, que desfilou pelo terceiro ano em São Paulo. Uma das foliãs foi a atriz Marisa Orth.

    CURTO-CIRCUITO

    FHC faz nesta terça (21) palestra no CEO Conference, evento do mercado financeiro promovido pelo BTG Pactual.

    Bruna Caram canta nesta terça (21) no Teatro Porto Seguro.

    Sergio Poroger faz turnê de lançamento do livro "Cold Hot" em oito cidades dos EUA, a partir desta terça (21).

    O cantor Juca Novaes apresenta nesta terça (21) no Bourbon Street o show do CD "Canções de Primeira, Volume 2".

    com JOELMIR TAVARES, LETÍCIA MORI e BRUNO FÁVERO

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024