• Colunistas

    Sunday, 05-May-2024 12:03:29 -03
    Mônica Bergamo

    Investigação sobre Dilma e Temer por abuso na campanha pode ir para o STF

    03/03/2017 02h00

    O processo que tramita no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e que investiga Dilma Rousseff e Michel Temer por abuso na campanha de 2014 deve terminar no STF (Supremo Tribunal Federal) caso a corte eleitoral decida pela cassação do mandato do atual presidente ou pela inelegibilidade da ex-mandatária.

    EU VOU
    As equipes de advogados dos dois investigados já tomaram a decisão de recorrer ao STF em caso de um veredicto desfavorável do TSE.

    GIRA GIROU
    A aposta de parte do universo político e jurídico de Brasília é a de que o processo ficará girando pelos tribunais. E que só na possibilidade de um impasse no país ele seria finalizado, com Temer condenado e afastado do cargo.

    PRETEXTO
    Um magistrado comparou o processo contra Temer às acusações de pedaladas fiscais feitas a Dilma Rousseff, que serviram de pretexto para o impeachment.

    PAI E FILHO
    Magistrados e advogados que interrogaram Marcelo Odebrecht notaram o que um deles chama de "grande mágoa" do empresário em relação a Emilio Odebrecht. Por mais de uma vez ele imputou ao pai decisões erradas tomadas pela empreiteira às quais tentou, inutilmente, se opor.

    BOLA FORA
    Entre as decisões de Emilio Odebrecht apontadas por Marcelo como equivocadas está a de construir o estádio do Corinthians. O pai teria cedido a pressões do governo federal e de Lula, que tentavam viabilizar uma arena em São Paulo para receber o jogo de abertura da Copa do Mundo de 2014.

    DA FÁBRICA
    O festival holandês de música e arte DGTL (pronuncia-se "digital") desembarca no Brasil no dia 6 de maio. Uma das principais atrações do evento, que ocorrerá numa fábrica desativada em Barueri, será o DJ americano Carl Craig.

    CORAÇÃO DE GIL AOS PEDAÇOS

    Enquanto Gilberto Gil caminha pelas ladeiras do pelourinho no bloco Filhos de Gandhy, no domingo (26), um cozido é servido em sua homenagem na casa do joalheiro Carlos Rodeiro. A porta do elevador se abre e chega Flora Gil acompanhada de convidados e parceiros comerciais do Camarote Expresso 2222.

    *

    "Fale com ela, fale com ela", diz Flora, apontando para a cardiologista Roberta Saretta, do hospital paulistano Sírio-Libanês, uma das responsáveis pelo tratamento de Gilberto Gil, que cuidou de uma insuficiência renal ao longo do último ano.

    *

    Saretta diz que, no ano passado, acordou no meio da madrugada com uma ligação de Flora. E ouviu do outro lado da linha: "Você não vai acreditar. Gil fez uma música para você". A canção, que começa com os versos "ela mandou arrancar quatro pedacinhos do meu coração", foi feita após o cantor baiano ter se submetido a uma biópsia.

    *

    "Foi uma honra. Imagine, ser inspiração de uma música do Gil", diz a médica. A canção será gravada pelo cantor baiano no seu próximo disco de inéditas, que deve ser lançado ainda este ano.

    *

    Quanto à saúde do cantor baiano, a médica diz que o quadro é o melhor possível: "É só ver o ritmo dele. Gil está em todas neste Carnaval. Está melhor do que eu".

    GIRO PELA FOLIA
    Em Pernambuco, a empresária Carla Bensoussan recebeu convidados como o cantor Johnny Hooker e a apresentadora Bela Gil no camarote Skol Carnaval Recife Antigo. A cantora Maria Gadú, que estava com sua mulher, Lua Leça, circulou de cadeira de rodas por causa de dores no joelho. No Rio, o humorista Antonio Tabet esteve no camarote CarnaUOL. Em São Paulo, o camarote Bar Brahma, comandado por Alvaro Aoas, teve apresentação de nomes como Ivo Meirelles.

    CURTO CIRCUITO

    Margareth Menezes, Sandra de Sá e Sandamí são algumas das atrações do Camarote Bar Brahma, nesta sexta (3), no desfile das campeãs de SP.

    A Banda Uó se apresenta nesta sexta (3) e no sábado (4) no Sesc Belezinho, às 21h30.

    Supla faz show de seu novo disco, "Diga o Que Você Pensa", nesta sexta (3), às 21h, no Sesc Santo Amaro.

    com JOELMIR TAVARES, LETÍCIA MORI e BRUNO FÁVERO; colaborou JOÃO PEDRO PITOMBO, de Salvador

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024