• Colunistas

    Friday, 19-Apr-2024 20:31:19 -03
    Mônica Bergamo

    Ministros do TSE sinalizam que não há elementos para tornar Dilma inelegível

    08/03/2017 02h00

    Eitan Abramovich/AFP Photo
    Former Brazilian President Dilma Rousseff acknowledges the audience during a meeting at the UMET (Universidad Metropolitana para la Educacion y el Trabajo) in Buenos Aires, on December 22, 2016 where she gave a lecture on democracy and social justice. / AFP PHOTO / EITAN ABRAMOVICH ORG XMIT: EAS831
    A ex-presidente Dilma Rousseff, em Buenos Aires

    Ministros do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) têm dado sinais de que os dados disponíveis até agora no processo que investiga abuso de poder pela chapa de Dilma Rousseff e Michel Temer, em 2014, não obrigam a corte a declarar a inelegibilidade da ex-presidente. Já a situação de Temer seria mais delicada.

    BEM LONGE
    Por esse raciocínio, basta a comprovação da existência de caixa dois em uma campanha para o eleito ser cassado do mandato que ocupa. Como Dilma já foi afastada, só Temer poderia sofrer a pena. Daí a defesa que os apoiadores do presidente fazem de que as contas da campanha eram separadas e assim devem ser julgadas.

    DIRETO
    Já a condenação à inelegibilidade, que pode afetar Dilma, só poderia ocorrer caso se comprovasse que ela tinha conhecimento do caixa dois na época da campanha. Nenhum delator afirmou até agora que Dilma participou de tratativas de contribuições ilegais à campanha.

    DATA VENIA
    Essa tese, à qual o ministro Herman Benjamin, relator do processo, dá sinais de que pode se associar, não é unânime no tribunal.

    LEITURA
    Dias antes de o Comas (Conselho Municipal de Assistência Social) barrar o Criança Feliz na cidade de São Paulo, o Coletivo de Servidores Públicos Municipais em Defesa do Suas (Sistema Único de Assistência Social) circulou um manifesto pedindo ao órgão que rejeitasse a adesão ao programa. Segundo a carta, o projeto do governo federal "carrega o preconceito de que famílias pobres não sabem cuidar de suas crianças".

    LEITURA 2
    O grupo de servidores criticou ainda o "retorno do primeiro-damismo", já que Marcela Temer é embaixadora do programa, "num sinal de gigantesco retrocesso" nas políticas sociais. E apontou problemas orçamentários na proposta.

    VALOR HUMANO
    O presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, recebeu na segunda (6) o Prêmio Scopus 2017, da Universidade Hebraica de Jerusalém. Passaram por lá o presidente da sociedade de amigos da universidade, Jayme Blay, o médico Sidney Klajner e o presidente da Confederação Israelita do Brasil, Fernando Lottenberg. O ex-ministro Celso Lafer, o cônsul de Israel em São Paulo, Dori Goren, e o presidente da Amil, Claudio Lottenberg, também estiveram na cerimônia, em Higienópolis.

    ÁREA RESTRITA
    A Prefeitura Regional da Sé deve restringir o acesso de pedestres ao Minhocão, no centro, reduzindo os horários e locais que poderiam ser usados por frequentadores da via.

    TEMPO CONTADO
    A proposta é uma resposta a pedido do Ministério Público de São Paulo, que abriu inquérito sobre o uso do espaço. O local só ficaria aberto ao lazer aos sábados (das 15h30 às 19h) e aos domingos (das 10h às 16h), tempo menor do que o atual. O espaço utilizado também ficaria mais curto -só 1,5 km dos 3,5 km da via. O Minhocão ganharia gradis nas laterais e portões nos acessos.

    RASCUNHO
    Segundo o promotor César Martins, que cuida do caso, as medidas buscam proteger os frequentadores e diminuir o incômodo de moradores do entorno.Já o prefeito regional da Sé, Eduardo Odloak, afirma que as regras enviadas ao Ministério Público são apenas um esboço e que quaisquer mudanças ainda serão discutidas com moradores e frequentadores da via.

    DA ZL A SALVADOR
    A MC Linn da Quebrada diz que vai levar sua "mensagem de bicha travesti da zona leste" para a Mostra CUS, iniciativa do grupo de pesquisa de cultura e sexualidade (de onde vem a sigla "CUS"), ligado à Universidade Federal da Bahia.

    ESTRELA
    A artista da cena LGBT de São Paulo será uma das atrações do evento, em maio, em Salvador. "Quero compartilhar minha história com as bichas, as transviadas e as pessoas pretas de lá", diz ela.

    CLÁSSICO REVISITADO
    A peça "Subterrâneo", protagonizada por Tadeu Ibarra e Katia Calsavara, reestreou no sábado (4) na SP Escola de Teatro, no centro. O casal de atores Lori e Diney Vargas esteve na plateia do espetáculo, que é dirigido por Vanessa Guillen e baseado em "Memórias do Subsolo", de Dostoiévski.

    CURTO-CIRCUITO

    A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania lança nesta quarta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, o evento Virada Feminina. Às 11h30, na Praça das Artes.

    As atrizes Anette Naiman e Luciana Caruso fazem nesta quarta sessão especial só para mulheres da peça "O Bote da Loba", no Teatro Garagem.

    A MadHouse, formada por Lio Junior e Thiago Casarejos, se apresenta nesta quarta no Burlesque Paris 6 by Night.

    com JOELMIR TAVARES, LETÍCIA MORI e BRUNO FÁVERO

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024