• Colunistas

    Tuesday, 30-Apr-2024 04:18:11 -03
    Mônica Bergamo

    Defesas de Dilma e Temer adotam estratégias distintas em processo do TSE

    16/03/2017 02h00

    Daniel Marenco - 24.set.2014/Folhapress
    A ex-presidente Dilma Roussef e o atual presidente, Michel Temer, durante a campanha presidencial de 2014
    A ex-presidente Dilma Roussef e o atual presidente, Michel Temer, durante a campanha de 2014

    As defesas de Dilma Rousseff e de Michel Temer voltaram a adotar estratégias distintas na ação do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) em que a chapa deles, que disputou a eleição de 2014, é acusada de abuso de poder. Na reta final, os advogados da petista pediram que mais de uma dezena de novas testemunhas fossem ouvidas. Os defensores de Temer dispensaram qualquer oitiva adicional.

    SOZINHA
    Os advogados de Temer disseram que a participação dele na gestão da campanha de 2014 foi residual e que o presidente abria mão, neste momento, de elencar novas testemunhas para defendê-lo. A leitura é que Temer está confiante de que não será punido pelo TSE.

    SOZINHA 2
    Já o relator do processo, Herman Benjamin, negou todos os pedidos de Dilma.

    O NOVO
    Uma nova obra deve surgir nas delações da Operação Lava Jato, no capítulo em que Aécio Neves (PSDB-MG) é citado como possível beneficiário de vantagens de empreiteiras: a usina hidrelétrica de Santo Antônio, da qual a Odebrecht Energia é acionista, junto com a Cemig, empresa controlada pelo governo de Minas Gerais.

    CONFIANÇA
    O PSDB de Minas Gerais diz, em nota, que desconhece o teor das delações. E que reafirma a correção de todas as obras e ações realizadas enquanto o partido comandou o governo do Estado.

    CONTAS EM DIA
    O endividamento dos paulistanos caiu 2,6% em fevereiro, na comparação com 2016, e chegou a 48,5% –o menor nível desde março de 2015, segundo a Fecomercio. De acordo com a entidade, o recuo pode ser explicado principalmente pelo "conservadorismo dos consumidores com receio do desemprego e da crise econômica".

    LINHA DE PRODUÇÃO
    O segundo dia da São Paulo Fashion Week teve desfiles com criações dos estilistas Lino Villaventura e Patricia Bonaldi. A apresentadora Ana Hickmann e o rapper Rico Dalasam participaram do evento, na terça (14). Também passaram por lá as blogueiras Magá Moura e Helena Bordon.

    AVISO PRÉVIO
    Entidades brasileiras e internacionais vão questionar na ONU o programa para a cracolândia que será lançado pelo prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB). As críticas serão apresentadas nesta sexta (17), na Áustria, em reunião da Comissão de Narcóticos do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime.

    AVISO PRÉVIO 2
    O programa Redenção ainda não começou. Mas a gestão já apresentou diretrizes dele ao Ministério Público, que abriu um procedimento para acompanhar sua implementação após detectar "inconsistências" e "falta de referencial teórico". As mesmas preocupações serão manifestadas na ONU pela Plataforma Brasileira de Política de Drogas e outras organizações, com apoio de grupos como a Drug Policy Alliance.

    AVISO PRÉVIO 3
    A prefeitura diz que o Redenção "ainda está em construção, com a participação de diversas entidades governamentais e da sociedade civil, inclusive o Ministério Público. Críticas públicas, a esta altura, podem ser consideradas como fruto mais da disputa político-ideológica do que do desejo de colaborar".

    POR UMA FRESTA
    A iniciativa do grupo de Geraldo Alckmin (PSDB-SP) de pedir a antecipação da escolha do candidato do partido à Presidência foi interpretada como um aviso: se perder a prévia, ele pode sair, sim, da legenda. Ou não pediria que a definição ocorresse antes de março de 2018, prazo para se desfiliar e concorrer por outro partido.

    FRESTA 2
    Já Alckmin entende que Aécio Neves não quer convocar as prévias antes de março justamente para amarrar o governador no PSDB.

    SABER JURÍDICO
    O ex-ministro do Planejamento Valdir Simão e o auditor da CGU (Controladoria-Geral da União) Marcelo Pontes Vianna lançaram o livro "O Acordo de Leniência na Lei Anticorrupção". Os presidentes da Fiesp, Paulo Skaf, do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, e dos Correios, Guilherme Campos, foram ao evento, na segunda (13). A obra sai pela Trevisan Editora, do empresário Antoninho Trevisan.

    CURTO-CIRCUITO

    Ignácio Coqueiro lança nesta quinta-feira (16) o documentário "Enigma das Letras", às 18h, na Academia Paulista de Letras.

    Lilian Estela faz show tributo a Maria Bethania, nesta quinta, às 20h, no Sesc Santo André.

    A 3ª edição do Goût de/Good France será lançada nesta quinta, às 10h30, nos Jardins.

    A empresária Anne Carolline Wilians faz nesta quinta em sua casa jantar para discutir empoderamento feminino.

    com JOELMIR TAVARES, LETÍCIA MORI e BRUNO FÁVERO

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024