• Colunistas

    Thursday, 02-May-2024 20:32:21 -03
    Mônica Bergamo

    Ministros do TSE podem pedir vista de processo contra Dilma e Temer

    29/03/2017 02h00 - Atualizado às 12h44

    Orlando Brito/Divulgação e Roberto Stuckert Filho/Divulgação
    Retrato oficial do presidente Michel TemerFoto Oficial Presidenta Dilma Rousseff
    Retratos oficiais do presidente Michel Temer e da ex-presidente Dilma Rousseff

    Ministros do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) já sinalizaram internamente que podem pedir vista do processo de cassação da chapa Dilma Rousseff/Michel Temer, ganhando tempo para analisar melhor os depoimentos e documentos.

    ENCICLOPÉDIA
    Um deles diz que passou o fim de semana lendo o relatório final do ministro Herman Benjamin, que tem 1.086 páginas. Conseguiu vencer apenas 300 páginas.

    NOVA TURMA
    Com isso, aumenta a probabilidade de um dos ministros atuais, Henrique Neves, que deixa a cadeira no dia 17, votar apenas nas preliminares, sendo substituído por alguém indicado por Temer.

    CADA VEZ MAIS
    O número de governadores que corre o risco de ser investigado por causa da delação da Odebrecht pode chegar a 13. A informação foi repassada a magistrados do STJ (Superior Tribunal de Justiça), a quem cabe autorizar a abertura de inquérito contra eles.

    TÔ FORA
    O ministro Mendonça Filho, do MEC (Ministério da Educação), afasta qualquer possibilidade de o governo passar a cobrar mensalidades nas universidades ou nos institutos federais. "Essa hipótese não é sequer viável e está totalmente fora de cogitação", afirma ele.

    PENSANDO ALTO
    A ideia voltou a circular depois que a própria secretária-executiva do MEC, Maria Helena Castro, defendeu a cobrança em audiência com representantes de professores de instituições federais. "Foi só uma reflexão geral sobre um debate histórico. Mas isso não foi sequer discutido no MEC, nem 'en passant'", diz Mendonça.

    FEIJÃO COM ARROZ
    E o ministro vai aos EUA discutir com o governo da Flórida a possibilidade de um acordo que permita a filhos de brasileiros que vivem lá (eles são hoje 300 mil) ter aulas de português.

    (NÃO) ME SEGURA
    Giovanna Antonelli, capa da nova edição da 'VIP', diz à revista que passou a tomar menos café, de tanta energia que tem; 'Malho para conseguir manter o pique', afirma a atriz e empresária sobre a rotina agitada

    DIÁRIO DE UM DETENTO
    Um homem que ficou três anos e dois meses preso ilegalmente foi liberado há alguns dias de um centro de detenção provisória em Osasco. A acusação, de tentativa de homicídio, ainda é objeto de inquérito policial e nem sequer existe um processo.

    DIÁRIO 2
    Segundo a Defensoria Pública de SP, que descobriu o caso durante mutirão de atendimento, o preso recebeu em 2014 o direito de responder em liberdade, mas o alvará de soltura nunca chegou a ser cumprido por causa de um erro burocrático.

    DIÁRIO 3
    O alvará de soltura nunca havia chegado à SAP (Secretaria da Administração Penitenciária), segundo a equipe da pasta. O preso foi liberado, diz nota da secretaria, no mesmo dia em que a ordem foi enviada para a unidade penal, em 17 de março.

    PADRINHO
    O filme que Gloria Pires está produzindo terá o diretor Daniel Filho como consultor artístico. Em "Enquanto Anoitece", que deve sair em 2018, a atriz vai interpretar uma policial. A produtora Formata e o sociólogo Luiz Eduardo Soares também estão no projeto. Ele escreve o roteiro do longa, que será dirigido por Pedro Peregrino.

    TODAS POR UMA
    Sete vereadoras do PSOL, PT, PSDB, DEM, PR e PSD assinaram uma carta aberta dizendo que "não tolerarão qualquer expressão de violência de gênero no espaço da Câmara Municipal de São Paulo". O documento foi proposto pela vereadora Isa Penna (PSOL), que acusa o colega Camilo Cristófaro (PSB) de tê-la xingado e ameaçado dentro da Câmara. O vereador nega a acusação.

    LEVANTA A MÃO
    O médico Drauzio Varella arrancou risadas da plateia ao comentar, num debate sobre drogas na Faap, que "metade do auditório estaria vazia" se todos os que algum dia já distribuíram pequenas quantidades de drogas para amigos fossem presos.

    Drogas: As Histórias Que Não Te Contaram
    Isabel Clemente, Ilona Szabó De Carvalho
    l
    Comprar

    GUERRA AO TRÁFICO
    A cientista política Ilona Szabó lançou o livro "Drogas: as histórias que não te contaram" com um debate sobre a descriminalização das drogas que reuniu na segunda (27) o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o médico Drauzio Varella. O vereador Eduardo Suplicy (PT), a atriz Regina Braga e o diretor da Faap (Fundação Armando Alvares Penteado), Rubens Fernandes, estiveram na plateia da instituição, em Higienópolis. O diretor de redação da revista "Época", João Gabriel de Lima, mediou a discussão.

    CURTO-CIRCUITO

    Fabiana de Barros abre exposição e lança livro nesta quarta-feira (29), às 20h, no Sesc Pompeia.

    A Cartier apresenta a nova pulseira Love, nesta quarta, das 15h às 19h na loja do Iguatemi.

    Leo Young (ex-"MasterChef") lança livro de receitas nesta quarta, às 19h, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional.

    Carne Doce e Flora Matos são algumas das atrações do 1º Festival Sai da Rede, nesta quarta, no CCBB de BH.

    com JOELMIR TAVARES, LETÍCIA MORI e BRUNO FÁVERO

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024