• Colunistas

    Saturday, 04-May-2024 17:02:03 -03
    Mônica Bergamo

    Temer sonda base sobre possibilidade de ignorar lista tríplice para sucessor de Janot

    13/04/2017 02h00

    Pedro Ladeira/Folhapress
    Michel Temer participa de assinatura de atos em prol das mulheres
    O presidente Michel Temer

    Michel Temer sondou parlamentares da base do governo sobre a possibilidade de ignorar a lista tríplice que o Ministério Público Federal elegerá no segundo semestre para a escolha do sucessor de Rodrigo Janot. O próprio procurador-geral da República não se oporia à decisão caso o escolhido saísse das fileiras do grupo que o apoia.

    ÚNICO E EXCLUSIVO
    A assessoria do procurador-geral afirma que os dois já conversaram sobre o tema mas que a prerrogativa de indicação do sucessor de Janot é de Temer, sem comentar, até o fechamento da coluna, se ele explicitou o posicionamento político que adotará caso a lista não seja considerada.

    MAIS DO MESMO
    Os parlamentares ouvidos por Temer relatam que seria uma decisão complicada, mesmo que o grupo de Janot apoiasse a solução: a escolha do procurador-geral da República em uma lista tríplice da categoria é praxe desde o primeiro governo Lula, embora não esteja prevista na Constituição. A tendência hoje é que Temer mantenha a decisão, explicitada quando assumiu o cargo, de seguir a tradição.

    SOBE
    Os relatos contra Lula na delação da Odebrecht dividem o PT. Há dirigentes que acreditam que as acusações contra o ex-presidente saíram do patamar "das mesquinharias, como os pedalinhos", para uma outra dimensão, mais grave.

    O ÚNICO
    Um outro grupo acredita que o Judiciário agirá com cautela redobrada em relação a Lula. Não haveria como condená-lo enquanto processos contra os próceres do PSDB devem correr lentamente nos tribunais superiores em Brasília.

    DE VOLTA
    Em festa por não integrar a lista de delatados da Odebrecht, o ex-prefeito e deputado Paulo Maluf (PP-SP) será julgado pelo STF (Supremo Tribunal Federal) no dia 9 de junho, sob acusação de lavagem de dinheiro no caso Águas Espraiadas.

    VIZINHOS E RIVAIS
    A peça "Refluxo", com os atores Carlos Morelli, Lavínia Pannunzio e Maurício de Barros, estreou na terça (11). Os atores Guilherme Leme, Clara Carvalho e Renata Becker assistiram ao espetáculo, no Centro Cultural Fiesp, na avenida Paulista. O produtor da montagem, Luque Daltrozo, também esteve lá.

    MULTIDÃO
    Confusão no PT de São Paulo, que realizou congresso em cerca de 300 municípios do Estado: o movimento Optei vai pedir auditoria no processo eleitoral depois de verificar que, em algumas cidades, o comparecimento de filiados chegou a praticamente 100%, o que seria um indício de graves fraudes.

    VOTO NULO
    Os petistas vão pedir auditoria nas cidades em que votaram entre 50% e 60% dos filiados. Já nos que tiveram mais de 70% de quórum será solicitada a impugnação pura e simples dos votos.

    LUPA
    A prática da Polícia Militar de São Paulo de captar imagens em manifestações de rua foi questionada na Justiça pela Artigo 19. A ONG, que já havia pedido detalhes sobre o sistema Olho de Águia via Lei de Acesso à Informação, diz que há "denúncias da criação de bancos de dados de manifestantes e de intimidações contra pessoas filmadas". No processo, a entidade pede que a PM seja obrigada a explicar como funciona o protocolo.

    LUPA 2
    O pedido de liminar, para que a corporação liberasse imediatamente as informações, foi negado nesta semana, mas a Artigo 19 vai recorrer e ainda aguardar o julgamento do mérito da questão. Em nota, a PM diz que a diretriz "contém informações técnicas operacionais para atuação em eventos de grande porte, como shows, eventos esportivos e manifestações".

    LUPA 3
    Segue a nota: "Se divulgadas, essas informações podem comprometer o trabalho dos policiais, que atuam para garantir a segurança de todos: PMs, público participante e até das pessoas que não participam dos eventos". A PM afirma ainda que "qualquer denúncia sobre a atuação policial pode ser registrada na corregedoria da instituição".

    CURTO-CIRCUITO

    Preta Gil faz nesta quinta-feira (13) apresentação especial do "Baile do Bloco da Preta", na Audio.

    A Livraria Leitura inaugurou loja no shopping Light.

    A banda Garotas Suecas se apresenta nesta quinta no CCSP, às 21h. Entrada gratuita.

    Fernanda Takai lança neste mês o DVD "Na Medida do Impossível - Ao Vivo no Inhotim", com direção de Cristiano Trad e Nathália Marçal (Árvore Filmes).

    com JOELMIR TAVARES, LETÍCIA MORI e BRUNO FÁVERO

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024