• Colunistas

    Thursday, 02-May-2024 13:44:25 -03

    Lava Jato

    Mônica Bergamo

    Possibilidade de Temer ignorar lista tríplice para sucessão de Janot irrita procuradores

    14/04/2017 02h00

    Pedro Ladeira/Folhapress
    BRASILIA, DF, BRASIL, 15-03-2017, 14h00: Sessão plenária do STF (Supremo Tribunal Federal). A ministra Carmen Lucia preside sessão. O Procurador Geral da República (PGR) Rodrigo Janot entregou ontem os pedidos de inquéritos no âmbito da operação Lava jato, cujo relator é o ministro Edson Fachin. (Foto: Pedro Ladeira/Folhapress, PODER)
    O procurador-geral da República, Rodrigo Janot

    A possibilidade de Michel Temer escolher um nome que não esteja na lista tríplice eleita pelo Ministério Público Federal para suceder Rodrigo Janot, e ainda sem a resistência dele, causou reação imediata de representantes de procuradores, que dizem não acreditar na hipótese.

    NO PALÁCIO
    A ANPR (Associação Nacional dos Procuradores da República), em nota, afirma que Janot "não encerraria sua indelével trajetória no Ministério Público Federal construindo um sucessor em conchavos palacianos. Estes criariam uma crise institucional e uma desconexão entre o procurador-geral da República e os procuradores".

    SIGA O MESTRE
    O texto, assinado pelo presidente em exercício da entidade, Humberto Jacques de Medeiros, diz que "Janot sabe o quanto o processo de formação da lista forja a liderança de um procurador-geral e endossa à sociedade a fidelidade de um escolhido aos valores constitucionais, republicanos e democráticos".

    SIGA A CARTA
    Ainda segundo a ANPR, "a defesa do regime democrático que a Constituição confia a todos os membros do Ministério Público [...] não consente a colocação de pessoas acima de instituições, nem de nomes à margem de eleições".

    EM ABERTO
    Janot já falou com Temer sobre a própria sucessão, mas não se posicionou publicamente, até a conclusão da coluna, sobre a possibilidade de o presidente nomear alguém de fora da lista —hipótese tida hoje como improvável.

    A VIDA AOS 70
    O diretor de teatro José Possi Neto comemorou seu aniversário de 70 anos na quarta (12) com a presença dos atores Miguel Falabella, Christiane Torloni, Arlete Salles e Marisa Orth. A cantora Zizi Possi, irmã do aniversariante, o diretor Fernando Meirelles e a atriz Clarisse Abujamra também foram à festa, no Espaço 555, no centro. O estilista Lenny Mattos e o maestro Júlio Medaglia passaram por lá.

    FICA FRIO
    A doação de sorvetes e de uma geladeira feita pela Unilever para a Prefeitura de São Paulo foi oficializada. Até há alguns dias, constava nos registros da administração que o trâmite não seria formalizado a pedido da empresa, dona da marca Kibon. Segundo o "Diário Oficial", foram 526 unidades, incluindo picolés Fruttare, Chicabon e Magnum, além de sorvetes Ben & Jerry's.

    ATROPELO
    Causou mal-estar na Secretaria Municipal de Direitos Humanos a informação de que a Prefeitura de SP não deve vetar a lei que acrescenta o nome de Romeu Tuma, morto em 2010, à ponte das Bandeiras. A pasta recomendou o veto porque a proposta feriria decreto que proíbe homenagem a nomes ligados à ditadura —Tuma dirigiu o Dops.

    ATROPELO 2
    Por outro lado, a avaliação interna é que a lei seria facilmente derrubada na Justiça. Além da regra do decreto, técnicos lembram que o projeto foi do vereador Eduardo Tuma, sobrinho do senador. O ato pode ser entendido como legislação em causa própria, o que é proibido. O vereador diz que a Câmara já atestou a legalidade da proposta.

    A MÚSICA NOS 60
    O espetáculo "60! Década de Arromba - Doc. Musical", que tem no elenco a cantora Wanderléa e sua filha Jade Salim, teve na plateia os cantores Claudette Soares e Agnaldo Timóteo. A montagem, que estreou na segunda (10), está em cartaz no Theatro NET, no shopping Vila Olímpia.

    Bruno Poletti/Folhapress
    SAO PAULO, SP, 28.03.2017: Retrato da cantora Wanderlea. (Foto: Bruno Poletti/Folhapress, FSP-MONICA BERGAMO) ***EXCLUSIVO FOLHA***
    A cantora Wanderléa dias antes da estreia do espetáculo em SP

    SAMBA DO AVIÃO
    Silvio Santos mandou avisar à Acadêmicos do Tatuapé que não poderá participar de desfile em homenagem a ele no Carnaval paulistano. O apresentador havia sido procurado pela escola com o convite para ele ser a estrela do enredo do ano que vem. Silvio pediu a um interlocutor para agradecer e dizer que ele já tinha viagem para fora do Brasil agendada. A agremiação anuncia seu enredo no dia 23 de abril.

    CURTO-CIRCUITO

    O JK Iguatemi faz nesta sexta (14) e sábado (15) o evento Caça aos Ovos, das 10h às 17h.

    A Secretaria de Estado da Educação de SP lançou concurso entre estudantes da rede para homenagear a escritora Lygia Fagundes Telles.

    O DJ Vintage Culture toca nesta sexta (14) no clube Sirena, em Maresias, a partir das 22h.

    A etapa do UFC em 3 de junho no Rio, com patrocínio da Refinaria de Manguinhos, abriu venda de ingressos.

    com JOELMIR TAVARES, LETÍCIA MORI E BRUNO FÁVERO

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024