• Colunistas

    Saturday, 27-Apr-2024 19:35:14 -03
    Mônica Bergamo

    Temer liga pra parabenizar Doria por postura contra greve

    29/04/2017 02h00

    Eduardo Knapp/Folhapress
    João Doria em seu gabinete na Prefeitura de São Paulo
    João Doria em seu gabinete na Prefeitura de São Paulo

    O presidente Michel Temer telefonou a João Doria para parabenizar o prefeito pela postura adotada em relação à greve geral. O tucano gravou vídeos em que defendia protestos fora de dias de trabalho e chegou a oferecer transporte de graça para que os funcionários não faltassem no serviço.

    CORAGEM
    Interlocutores tanto de Temer quanto de Doria dizem que o governo festejou o fato de o prefeito defender claramente as reformas, tanto a trabalhista quanto a da Previdência –o que muitos de seus próprios integrantes não teriam coragem de fazer de forma tão enfática.

    MEXEU COMIGO
    E o anúncio de João Doria de que tentaria fazer um acordo com o Uber para oferecer transporte de graça aos servidores revoltou representantes dos taxistas. O vereador Adilson Amadeu (PTB-SP), que representa a categoria, chegou a anunciar que romperia com o governo.

    VITRINE
    Depois de uma intensa negociação, ficou combinado que eles adotariam a bandeira um durante toda a sexta (28). E que Doria gravaria um video para anunciar a iniciativa no Facebook.

    NA BALANÇA
    E o gabinete de Doria ordenou que, a cada duas horas, as secretarias informassem a quantidade de servidores que estavam aparecendo para trabalhar. A Secretaria Municipal da Habitação, uma das que adotaram a medida, diz que não foram pedidos nomes dos funcionários, apenas o número dos faltantes, para que a prefeitura pudesse fazer um balanço da adesão à greve.

    APOSTA
    A Harper Collins vai lançar a primeira edição do próximo livro da atriz Larissa Manoela, 16, com tiragem de 100 mil exemplares -algo raro no mercado editorial brasileiro. A primeira publicação da atriz foi o título infantojuvenil mais vendido em 2016 no Brasil.

    JOVENS TALENTOS
    O cantor Jean William foi um dos agraciados com o prêmio Thomaz Rodrigues Alckmin em cerimônia na quinta (27). O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin e sua mulher, Lu Alckmin, participaram do evento, em homenagem a seu filho que morreu em 2015. Também compareceram o presidente do TJM (Tribunal de Justiça Militar), Silvio Hiroshi Oyama, o deputado estadual Campos Machado e sua mulher Marlene Campos Machado.

    -

    "Greve? não Tô sabendo"

    Daria para contar nos dedos os estrangeiros da festa, mas os discursos do jantar beneficente da amfAR (Fundação para Pesquisa da Aids), na quinta (27), eram quase todos em inglês. Cortesia com a atriz Katie Holmes, a modelo Kate Moss e o artista Julian Lennon, convidados. "É minha segunda vez na cidade, mas conheço pouco. Da outra vez, acompanhei o show do U2. Agora, fiquei entre o hotel e a galeria [onde faz uma exposição]", dizia o filho de John Lennon.

    A greve de sexta (28) era assunto das conversas, numa mansão nos Jardins. Mas as celebridades preferiam desconversar. "Vai ter greve? Não tô sabendo. Passei o dia gravando", dizia o humorista Paulo Gustavo. "Isso é assunto para conversar com calma", afirmava Regina Casé. Só cantora Preta Gil saiu em defesa: "Se o coletivo se sente lesado, tem que parar".

    Começaram os leilões e quase todos se sentaram. Alguns tiravam fotos com a lhama de estimação da casa, presa a cerca de 20 m das mesas. Sabrina Sato arremata a chance de tirar uma foto com Kim Kardashian, US$ 70 mil. Mas o maior lance é do ex-jogador Ronaldo, por uma obra de Vik Muniz, US$ 135 mil. Não sem alguma pressão: antes, os presentes gritavam seu nome em coro para estimular o lance mais alto.

    "Só tem milionário aqui e ainda tem que insistir pra doarem. Brasileiro não é generoso mesmo", cochichava o empresário Felipe Nunes, 28.

    CURTO-CIRCUITO

    O MuBE apresenta neste domingo (29) um recital de piano com três pianistas no mesmo instrumento. Às 16h.

    Angela Pappiani e indígenas do povo Paiter Suruí lançam neste sábado (29) o livro "Histórias do Começo e do Fim do Mundo", no Sesc Vila Mariana, 16h.

    O programa Bayer Grants4Apps abriu inscrições para startups com projetos de auxílio a profissionais de saúde e pacientes.

    com JOELMIR TAVARES, LETÍCIA MORI e BRUNO FÁVERO

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024