• Colunistas

    Saturday, 27-Apr-2024 03:37:05 -03
    Mônica Bergamo

    Governo de SP quer taxar quem declarou recursos na Lei de Repatriação

    01/05/2017 02h00

    O governo de São Paulo quer cobrar 4% de imposto das pessoas que declararam recursos na Lei de Repatriação e que tinham o dinheiro graças a herança ou doação.

    NO PAPEL
    A Secretaria da Fazenda publicou um comunicado avisando às pessoas que deveriam declarar os recursos e recolher o imposto.

    NACO
    A medida já gera polêmica entre especialistas. "A despeito da proibição de compartilhamento de informações sobre as repatriações constante da lei federal, os estados estão se assanhando em busca de seu naco", diz o advogado Luiz Gustavo Bichara.

    Bruno Poletti/Folhapress
    O ator Julio de Machado no centro de São Paulo

    SE JOGA
    O ator Julio Machado pode ser visto no momento em duas versões: nos cinemas ele vive Tiradentes no filme 'Joaquim'; na TV o paulista interpreta o elegante e ameaçador Marcos na série 'Os Dias Eram Assim' (Globo), que se passa no período da ditadura militar no Brasil

    CASA NOVA
    O ex-prefeito Fernando Haddad (PT-SP) pediu licença de dois anos à USP, onde dava aula de teoria política. O petista vai se associar ao quadro de docentes do Insper, onde atuará nas áreas de gestão pública, cidades e Direito.

    VIDA REAL
    "Precisamos de um Plano Real para a política". A afirmação foi feita pelo ministro Luís Roberto Barroso num evento na Universidade de Columbia, em Nova York, em que ele falou a empresários, professores e estudiosos sobre reforma política, entre outros temas como corrupção e Previdência. O magistrado defende o voto distrital misto, no modelo alemão.

    EM FAMÍLIA
    O documentário "No Intenso Agora", de João Moreira Salles, estreou no festival É Tudo Verdade na quinta (27). O ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad, acompanhado de sua mulher Ana Estela, a cineasta Marina Person e o documentarista Carlos Nader estiveram lá.

    FUNDO DO POÇO
    Dez funcionários da secretaria estadual de Desenvolvimento Social levaram um susto no começo do mês quando o elevador em que estavam desceu do 2º andar até o subsolo e parou com um forte tranco. Duas pessoas foram avaliadas no pronto-socorro, mas ninguém ficou ferido. A secretaria diz que a manutenção do elevador do prédio, na região da av. Paulista, está em dia e que acionou a fabricante após o incidente.

    SEM CRISE
    A distribuição de dinheiro pelo Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição), que recolhe direitos autorais de músicas no país, chegou a R$ 842 milhões em 2016, 9% mais do que no ano anterior, segundo o órgão. O dinheiro foi distribuído para mais de 200 mil artistas e associações de música.

    NOVOS SONS
    Preta Gil está trabalhando em um disco novo com "muita influência de ritmos brasileiros" que deve sair em agosto, segundo a cantora. Ainda sem nome, o projeto terá participação de Gal Costa, sua madrinha, em uma das faixas.

    PALAVRA DA LEI
    O advogado criminalista Alberto Zacharias Toron lançou o livro "Habeas Corpus e o Devido Processo Legal" na quinta (27). A ex-presidente Dilma Rousseff e o advogado Antônio Cláusio Mariz de Oliveira foram ao evento, no shopping Higienópolis.

    CURTO-CIRCUITO

    A Fundação Maria Luisa e Oscar Americano celebra nesta segunda (1º) os 100 anos de Maria Luisa Ferraz Americano com missa e recital. Às 18h.

    A Sala São Paulo recebe nesta segunda (1º) e terça (2) os primeiros concertos organizados pela orquestra Mozarteum Brasileiro. Às 21h.

    A Escola Internacional de São Paulo será inaugurada na terça (2) com palestra de Fernando Henrique Cardoso. A partir das 19h, em Higienópolis.

    com JOELMIR TAVARES, LETÍCIA MORI e BRUNO FÁVERO

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024