• Colunistas

    Friday, 03-May-2024 08:48:23 -03
    Mônica Bergamo

    STF passa por indecisão quanto a soltura de Palocci

    05/05/2017 02h00 - Atualizado às 03h07
    Erramos: esse conteúdo foi alterado

    A possibilidade de o plenário do STF (Supremo Tribunal Federal) julgar o habeas corpus de Antonio Palocci abriu a bolsa de apostas sobre o voto de cada ministro da Corte. Além dos de Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski e Dias Toffoli, que já firmaram posição sobre prisões temporárias e provisórias e decidiram pela libertação de vários réus, há insegurança sobre boa parte dos votos restantes.

    BOLSA 2
    Votariam pela manutenção da prisão de Palocci os ministros Rosa Weber, Cármen Lúcia e Luís Roberto Barroso. São incertas as posições de Luiz Fux, Celso de Mello, Marco Aurélio Mello e Alexandre de Moraes.

    PERIGO
    Celso de Mello, por exemplo, votou pela libertação do pecuarista José Carlos Bumlai, mas não quis seguir a maioria da 2ª Turma do STF no caso de José Dirceu invocando, entre outras coisas, a "periculosidade"do petista e a "probabilidade, real e efetiva", de ele continuar a praticar crimes. O magistrado poderia usar o mesmo raciocínio em relação a Palocci.

    PERIGO 2
    Marco Aurélio Mello já concordou em soltar réu tão célebre e considerado perigoso como o goleiro Bruno, mas sua posição, ainda assim, não seria previsível.

    PRIMEIRO VOTO
    A votação serviria para mostrar também como Alexandre de Moraes se comportará em contextos polêmicos como o atual em relação à Lava Jato. Advogados próximos a Palocci apostam que ele adotará perfil mais punitivo nos primeiros votos que der no STF.

    VAI E VEM
    A votação ainda corria a chance de nem ser realizada caso os advogados tivessem sucesso em eventuais medidas para fazer o caso retornar do plenário para a 2ª Turma.

    BOLO
    Um dos primeiros telefonemas dados por José Dirceu quando saiu da prisão, na quarta (3) foi para José Genoino (PT-SP), que fazia 71 anos.

    CONTRA A CORRUPÇÃO
    O ex-presidente do Cade Vinicius Marques de Carvalho e o advogado Francisco Schertel Mendes lançaram na quarta (3) o livro "Compliance: Concorrência e Combate à Corrupção". O presidente do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco, e o ministro do STF Gilmar Mendes, pai de Francisco, foram ao evento, na Livraria Cultura do shopping Iguatemi. O empresário Antoninho Trevisan e o diretor da Faculdade São Leopoldo Mandic, José Luiz Cintra Junqueira, também passaram por lá.

    DE ALGÚEM
    Nesta sexta (5), dia em que o Brasil tem que que explicar na ONU, em Genebra, a falta de proteção aos povos indígenas -como no episódio em que um integrante da tribo dos índios Gamela teve fraturas expostas e corre o risco de perder as mãos no Maranhão- o Cimi (Conselho Indigenista Missionário) divulga um recorte de sua última pesquisa em que lista ataques à população indígena ligados à demarcação de terras.

    DE ALGUÉM 2
    Em 2015, último ano com dados sistematizados, 137 indígenas foram assassinados no Brasil. Só em MS, entre agosto de 2015 e julho de 2016, foram 30 ataques paramilitares diretos (disparos e violações físicas) e mais 6 ataques químicos contra as comunidades. Segundo a entidade, ligada à CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil), há hoje 348 terras indígenas sem nenhuma ação para iniciar a delimitação.

    POR MAIORIA
    Vinte e nove dos 55 vereadores de SP, de 14 partidos diferentes, assinaram um documento condenando a prisão de três militantes do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto) nos protestos de sexta (28), acusados de tentativa de incêndio e crime de explosão. O texto, do vereador Toninho Vespoli (PSOL), afirma que não há provas e que a decisão de prendê-los "remonta ao período militar".

    PRAÇA
    Moradores contrários à reforma que foi proposta para a praça Vilaboim, em Higienópolis, se manifestaram em redes sociais contra a ideia. Eles negam afirmação da coluna de que são "alguns". E relatam que, em reunião recente de aproximadamente 20 moradores, foram feitas críticas e elogios ao projeto do arquiteto Silvio Oskman. Mas que ele acabou rejeitado pela maioria.

    FILA DUPLA
    Patrícia Cataldi afirma que os moradores, como ela, têm muitas outras questões que gostariam de ver resolvidas, como bancos e brinquedos quebrados e estacionamento irregular em filas duplas e até triplas sem fiscalização da Prefeitura. E sugerem que outro projeto de reforma que já está na subprefeitura da Sé saia do papel pois ele seria mais simples e com "um custo cinco vezes menor".

    POR UMA BOA CAUSA
    O ator Rodrigo Santoro e a apresentadora Ana Hickmann estiveram no lançamento da campanha da Montblanc para arrecadar fundos para a Unicef, na quarta (3). O representante da Unicef Ítalo Dutra e o estilista Walério Araújo também estiveram no evento, no shopping JK Iguatemi.

    CURTO-CIRCUITO

    Dan Stulbach recebe nesta sexta (5), no auditório do Masp, a chef Rita Lobo e o ex-jogador Raí para a edição de 11 anos do programa "Fim de Expediente", da CBN.

    André Abujamra faz nesta sexta (5) o show "O Homem Bruxa" na Casa de Francisca, no centro. Às 21h30.

    A campeã mundial de skydiving Inka Tiitto se apresenta nesta sexta (5), às 20h, no simulador de paraquedismo iFly São Paulo.

    A marca de iogurte Moo será lançada nesta sexta (5) em um almoço na Scuola do Eataly com a chef Adriana Cymes. Às 13h.

    com JOELMIR TAVARES, LETÍCIA MORI e BRUNO FÁVERO

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024