• Colunistas

    Friday, 26-Apr-2024 10:30:58 -03
    Mônica Bergamo

    Proposta de fim do foro privilegiado incomoda cúpula dos militares

    16/05/2017 02h00

    A proposta de fim do foro privilegiado, em discussão no STF (Supremo Tribunal Federal) e no Congresso, causa inquietação na cúpula das Forças Armadas. Os quatro comandantes militares (Chefe do Estado Maior, do Exército, da Marinha e da Aeronáutica) gozam da prerrogativa.

    PRIMEIRO DEGRAU
    Com o fim do foro, os comandantes poderiam ser processados por um juiz de primeiro grau.

    ÚLTIMO DEGRAU
    O ministro da Defesa, Raul Jungmann, confirma a tensão. "Essa discussão compete ao Judiciário e ao Legislativo. Mas há, de fato, uma preocupação com a perda do foro, que pode criar uma situação complicada para os responsáveis pelo comando de dezenas de milhares de homens", afirma ele.

    ALERTA
    A preocupação dos militares já chegou ao Congresso e ao STF, mas sem uma proposta alternativa por parte deles. "O que for decidido obviamente será cumprido. Mas que há uma preocupação, há", afirma Jungmann.

    SENHA
    Pessoas próximas de Dilma Rousseff acreditam na possibilidade de ela ter criado um e-mail só para falar com Mônica Moura, mulher de João Santana. A ex-presidente tinha paranoia de ser grampeada, especialmente, em 2015, pelo então presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha.

    CONTEXTO
    Já a possibilidade de ela ter avisado os marqueteiros que eles poderiam ser presos, como diz Mônica Moura em sua delação, é considerada inverossímil pelos mesmos amigos.

    EM MÃOS
    A preocupação de Dilma com a interceptação de sua comunicação era tão grande que por um período ela só se comunicava com o ex-marido, Carlos Araújo, por meio de cartas manuscritas entregues a ele por emissários.

    FARSA BRASILEIRA
    Rosamaria Murtinho, Alexia Dechamps, Jaqueline Farias e Letícia Spiller fazem parte do elenco da peça "Dorotéia", que teve estreia na sexta (12), no Teatro Cetip.

    O TEMPO VOA
    O cantor Mick Jagger deve vir para o Brasil nesta semana. Ele planeja participar da festa de aniversário de seu filho Lucas, na quinta-feira (18). O jovem está completando 18 anos.

    NA TELONA
    A peça "Confissões de Mulheres de 30", de Domingos de Oliveira, vai virar filme. O longa será protagonizado por Deborah Secco e produzido pela Popcon Films.

    TRAGÉDIA GREGA
    Andréa Beltrão estreou o monólogo 'Antígona' na sexta (12), no Sesc Consolação. A apresentadora Marina Person e a atriz Fiorella Mattheis estiveram na plateia.

    VOCÊ DECIDE
    Os cantores Gilberto Gil, Nando Reis e Gal Costa, que farão uma turnê juntos, puseram no ar uma enquete on-line para que os fãs escolham três das músicas que tocarão nas apresentações. A série de shows começa em agosto, no Citibank Hall, em SP.

    HOMÔNIMOS
    O movimento "Agora!", que reúne intelectuais que defendem a renovação do quadro político brasileiro, notificou extrajudicialmente a Presidência da República. Eles entendem que o portal de notícias do governo lançado na sexta (12), "Agora Brasil", infringe direitos de marca do grupo. A Secretaria de Comunicação Social diz que manterá o nome.

    NOVO PROCESSO
    Miguel Reale Júnior, um dos autores do pedido de impeachment de Dilma Rousseff, lançará um novo livro neste mês, "Código Penal Comentado", com artigos selecionados. A professora de direito Janaína Paschoal, que também assinou o pedido de afastamento de Dilma, é uma das autoras. O lançamento será dia 30, na Livraria da Vila, nos Jardins.

    DISCURSO CONCRETO
    O arquiteto Paulo Mendes da Rocha deu palestra no MuBe (Museu Brasileiro da Escultura), no sábado (11). O curador do museu, Cauê Alves, foi um dos que participaram do evento.

    CURTO-CIRCUITO

    A artista Néle Azevedo e a coreógrafa Marina Tenório começam nesta terça-feira (16) encontros para discutir a obra "Composição para Esculturas e um Corpo", no Sesc Pinheiros. Com o músico Thomas Rohrer. Às 18h30. Até 18/5.

    Começa nesta terça no CCSP o seminário Onde Estão as Mulheres Arquitetas? Às 11h.

    A BHouse lança nesta terça, às 18h, o projeto B de Brasil.

    O livro "50 Restaurantes com Mais de 50 Anos", de Janaina Rueda e Rafael Tonon tem lançamento nesta terça, às 18h30, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional.

    com JOELMIR TAVARES, LETÍCIA MORI e BRUNO FÁVERO

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024