• Colunistas

    Friday, 26-Apr-2024 20:10:53 -03
    Mônica Bergamo

    Nome de Cármen Lúcia sofre restrições no STF para assumir lugar de Temer

    22/05/2017 02h00

    Pedro Ladeira - 3.nov.2016/Folhapress
    Em crise financeira, prefeitos pedem a Cármen Lúcia agenda fixa com STF
    A ministra Cármen Lúcia, presidente do STF

    A eventual candidatura de Cármen Lúcia, presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), para substituir Michel Temer meio de eleição indireta no Congresso é vista com reservas por integrantes do tribunal. O nome dela tem sido considerado por partidos como o PSDB.

    SANTO DE CASA
    Um dos magistrados afirmou à coluna acreditar que um desfecho com Cármen Lúcia candidata a presidente poderia dar a impressão de que o STF se movimentou para isso, o que comprometeria a credibilidade do tribunal.

    TUDO NOVO
    Dois outros magistrados acreditam que ela sequer poderia concorrer pois regras eleitorais exigem que candidatos deixem cargos públicos seis meses antes de uma eleição. Não há, no entanto, uma lei específica sobre um pleito presidencial indireto depois do afastamento de dois presidentes, situação inédita no país.

    LUGAR ERRADO
    Um deles afirma que a presidente do STF não teria o perfil e a personalidade adequados para assumir o comando do país em situação de crise aguda.

    EM RISCO
    Se ficar comprovado que a JBS lucrou comprando dólares e vendendo ações antes da divulgação da delação de seus executivos, o grupo deve enfrentar processos nas esferas criminal e civil, diz o professor da FGV Ary Oswaldo Mattos Filho, especialista em direito tributário. E, se a operação passou pelos EUA, que tem regulação mais rigorosa, a empresa pode receber "multas homéricas", avalia.

    EM RISCO 2
    Na sexta (19), a CVM (Comissão de Valores Mobiliários), que regula o setor, afirmou que investiga as operações da empresa.

    VÉU E GRINALDA
    Prestes a se casar com o piloto Xandinho Negrão, a atriz Marina Ruy Barbosa conta que os dois já tiveram uma cerimônia budista na Tailândia; "não contamos na época para ninguém", diz ela à revista Vogue Noiva

    OLHO NA TELA
    Programas jornalísticos dos principais canais da TV aberta alcançaram público 37% maior na quinta (18), dia marcado pela cobertura da delação da JBS. A comparação, da GfK, é com a média do dia nas quatro semanas anteriores.

    AMARGO
    A Defensoria Pública de SP pediu ao STJ (Superior Tribunal de Justiça) a anulação da sentença de uma mulher que roubou ovos de páscoa em um supermercado em 2015 e foi condenada pelo TJ-SP (Tribunal de Justiça de SP) a mais tempo de prisão que diversos envolvidos na Operação Lava Jato.

    AMARGO 2
    O executivo João Procópio Junqueira, por exemplo, recebeu sentença de 2 anos e 6 meses de reclusão por lavagem de dinheiro. A mulher foi condenada a três anos e dois meses de prisão em regime fechado -a sentença saiu quando ela estava grávida.

    PRAZO
    A ação da Defensoria faz parte de um mutirão criado pela entidade para atender as cerca de 1.800 presas no Estado que poderiam se beneficiar do indulto concedido a mulheres que praticaram crimes não violentos. Na última quinta (18), a força tarefa da Defensoria atendeu 60 mulheres na penitenciária de Pirajuí, no interior de SP. Quinze delas estavam presas há mais de dois anos sem condenação em primeiro grau.

    NO CIRCO
    O Cirque du Soleil, que se apresenta em SP e no RJ no segundo semestre com o espetáculo Amaluna, vai contratar 150 pessoas nas duas cidades para serviços variados - como bilheteria, limpeza e segurança. O grupo também vai precisar de 100 ajudantes nos locais para montagem e desmontagem das tendas.

    TIRANOS EM CENA
    A peça "Ubu Rei", com Marco Nanini e Rosi Campos, teve pré-estreia na quarta (18), no Sesc Pinheiros. O diretor da entidade, Danilo Santos de Miranda, e o diretor Daniel Herz assistiram ao espetáculo. Sergio Mamberti foi com o filho, Duda Mamberti, que também é ator.

    CURTO-CIRCUITO

    O escritório Barbosa, Müssnich e Aragão promoveu sete novos sócios: Daniel Loira, Hélio Alvarez, Luciana Marsal, Marcos Exposto, José Guilherme Berman, Rafael Castilho e Vitor Butruce.

    A Artesp recebe nesta segunda-feira (22) uma equipe de profissionais de Moçambique para troca de experiências técnicas.

    O espaço de economia compartilhada Viveiro Café abre nesta segunda no beco do Batman, na Vila Madalena.

    com JOELMIR TAVARES, LETÍCIA MORI e BRUNO FÁVERO

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024