• Colunistas

    Tuesday, 07-May-2024 21:00:31 -03
    Mônica Bergamo

    Cunha está cada vez mais tenso na prisão e nem absolvição da mulher o acalma

    02/06/2017 02h00

    Theo Marques - 16.nov.2016/Folhapress
    Curitiba, Parana, Brasil, 16-11-2016, 16h30 - Claudia Cruz, esposa do ex-deputado Eduardo Cunha, deixa a sede da Policia Federal em Curitiba após visita ao marido. (Foto: Theo Marques/Folhapress)
    A jornalista Cláudia Cruz, mulher de Eduardo Cunha

    A absolvição de Cláudia Cruz, mulher de Eduardo Cunha, não foi suficiente para tranquilizar o ex-deputado. Ele prefere esperar o julgamento do caso nos tribunais superiores antes de comemorar.

    LEITURA
    Relatos sobre a vida de Cunha na prisão dão conta de que ele está a cada dia mais tenso. Desde que foi preso, no ano passado, o peemedebista passa a metade do tempo estudando a Bíblia. E a outra metade lendo os vários processos a que responde.

    ORAÇÃO
    Cunha vai a todos os cultos religiosos da cadeia e às vezes faz as preleções aos familiares que visitam os presos nas sextas-feiras. O ex-deputado recebe também, com certa regularidade, a visita de pastores.

    DE LONGE
    Quase todos os presos frequentam as cerimônias ecumênicas. José Dirceu, quando estava preso, e João Vaccari Neto, ex-tesoureiro do PT, são exceções. Eles não seguem nenhuma religião.

    PIOR...
    Uma pesquisa sobre a possibilidade de permanência de Michel Temer no cargo surpreendeu lideranças de partidos que ainda estão na base do governo. Ela mostra que parte do "andar de cima", apesar de rejeitar o presidente, prefere que ele fique no cargo. Entre os que ganham mais de dez salários mínimos, o percentual chega a 30%.

    ...SEM ELE
    Quando se considera o total dos entrevistados, de todas as classes sociais, a taxa cai para 17%.

    CARRAPATO
    Ainda que seja absolvido no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Temer continuará a enfrentar o "fator Rodrigo Janot" para ficar no cargo. Entre parlamentares da situação e da oposição há a convicção de que o procurador-geral da República não largará do pé do presidente até que passe o comando da PGR (Procuradoria-Geral da República) para um sucessor, em setembro.

    DUPLA DE ESTILO
    A cantora Wanessa Camargo e o ator Eduardo Martini estiveram na quarta (31) na festa dos estilistas Helena Caio e Luis Fiod, em Cidade Jardim. O empresário Roberto Justus e sua mulher, Ana Paula Justus, e o ator Marcelo Camargo, filho de Hebe Camargo, também estiveram no evento, em comemoração do lançamento das marcas dos anfitriões.

    COM CARTEIRA
    Réu em um processo sob acusação de cometer estupro numa festa da USP (e absolvido na primeira instância em fevereiro), Daniel Tarciso da Silva Cardoso conseguiu o registro de médico no Conselho Regional de Medicina de Pernambuco. Ele apresentou os documentos necessários, inclusive diploma, segundo o órgão. Seu cadastro data de abril e consta como regular.

    SEM CARTEIRA
    O caso motivou uma série de protestos no ano passado na Faculdade de Medicina da USP. O Conselho Regional de Medicina de SP já havia se antecipado a um eventual pedido de registro e dito em novembro que o negaria enquanto não tivesse acesso à sindicância da universidade para apurar o caso. Daniel não chegou a fazer solicitação em SP.

    EM CURSO
    O advogado dele, Daniel Casagrande, diz não saber informar se o cliente está exercendo a medicina em Pernambuco, mas afirma que ele não cometeu crime.

    EM DÍVIDA
    A Prefeitura de São Paulo está cobrando de Roger Abdelmassih dívida de IPTU de uma casa nos Jardins que pertence a sua família. A ação de execução foi encaminhada em nome do ex-médico no início de maio, segundo o processo disponível no site do Tribunal de Justiça. E devolvida por um motivo: "Mudou-se".

    EM DÍVIDA 2
    Abdelmassih cumpre pena de 181 anos em Tremembé (SP). O débito cobrado é de R$ 89 mil, mas o valor pode quadruplicar quando forem aplicados juros, correção e multas. No fim do ano passado, o imóvel de 900 m² chegou a ir a leilão com lance mínimo de R$ 18,4 milhões, mas não teve interessados.

    MESMA MEDIDA
    A bancada evangélica da Câmara dos Vereadores decidiu marcar uma reunião com o prefeito João Doria (PSDB) depois que ele publicou na segunda (29) um vídeo de apoio à Parada do Orgulho LGBT. Na semana passada, o tucano já havia gravado um vídeo chamando o público para a Marcha para Jesus.

    MESMA MEDIDA 2
    O vídeo sobre a Parada também recebeu críticas de seguidores de Doria no Facebook. Quatro dos cinco comentários mais curtidos na publicação do prefeito na rede social questionavam a gravação.

    FILME SUSTENTÁVEL
    A 6ª Mostra de Ecofalante de Cinema Ambiental, dirigida por Chico Guariba, foi aberta na quarta (31) com a presença do presidente da SPCine, Maurício Andrade Ramos, e de sua mulher, Sacha Chrysman. O cineasta Jorge Bodanzky foi ao evento, no Reserva Cultural, na av. Paulista.

    CURTO-CIRCUITO

    O Mundo de Larissa Manoela
    Larissa Manoela
    l
    Comprar

    Neca Setubal foi eleita a nova presidente do conselho de governança do Gife (Grupo de Institutos e Fundações Empresariais).

    Larissa Manoela lança o livro "O Mundo de Larissa Manoela", nesta sexta-feira (2), com sessão de autógrafos às 19h, na Saraiva do Pátio Paulista.

    Supla se apresenta nesta sexta, às 21h, no Teatro Bradesco.

    O Colégio Dante Alighieri comemora nesta sexta o Dia da República Italiana.

    A Associação Cultural Brasil-Líbano promove evento da cultura libanesa. Em 19/6, no Theatro Municipal.

    com JOELMIR TAVARES, LETÍCIA MORI e BRUNO FÁVERO

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024